Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Saúde

/

Ministério da Saúde anuncia mudanças para 2020 em duas vacinas

Saúde

Ministério da Saúde anuncia mudanças para 2020 em duas vacinas

As alterações foram definidas "em virtude da situação epidemiológica no País"

Ministério da Saúde anuncia mudanças para 2020 em duas vacinas

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Por: Kamille Martinho no dia 08 de dezembro de 2019 às 11:30

O Ministério da Saúde anunciou que, a partir do ano que vem, a vacinação contra febre amarela será estendida a todos os municípios brasileiros e uma dose de reforço será dada a crianças de quatro anos. Além disso, a vacina contra a gripe passará a ser oferecida a partir dos 55 anos (até 2019, ela era dada para idosos a partir dos 60). As alterações foram definidas "em virtude da situação epidemiológica no País e a necessidade de proteger a população contra". As novas diretrizes constam em ofício enviado pelo ministério a representantes das secretarias estaduais e municipais de Saúde.

De acordo com o documento, todo o País passará a ser considerado área de recomendação para a vacina contra a febre amarela. Com isso, parte dos Estados do Nordeste que ainda não tinham essa recomendação também deverão ter sua população vacinada. Isso inclui 1.101 municípios de sete estados nordestinos: Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma única dose desse imunizante é capaz de proteger a pessoa por toda a vida. No entanto, estudos indicam que quando a vacina é dada a crianças muito novas, a eficácia pode ser menor, e por isso o reforço às crianças desta idade.