Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 20 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Saúde

/

Sem pacientes com Covid-19, Osid deve ser 'retaguarda' para outras doenças

Saúde

Sem pacientes com Covid-19, Osid deve ser 'retaguarda' para outras doenças

Estrutura da instituição deve ficar disponível para regulação de demais patologias, enquanto há outros hospitais exclusivos para coronavírus no estado

Sem pacientes com Covid-19, Osid deve ser 'retaguarda' para outras doenças

Foto: Tácio Moreira/ Metropress

Por: Juliana Almirante no dia 30 de março de 2020 às 09:50

A superintendente das Obras Sociais Irmã Dulce (Osid), Maria Rita Pontes, disse, em entrevista à Rádio Metrópole, na manhã de hoje (30), que os hospitais da instituição não tem pacientes diagnosticados com Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

"Não (tem pacientes com coronavírus). A orientação do secretário Fábio Vilas-Boas é de que os pacientes regulados da rede sejam com outras patologias, para que a gente seja uma retaguarda da rede, inclusive nossas UTIs, mas não pacientes de Covid-19. Não serão regulados. Agora poderá acontecer e já reservamos uma área longe do hospital. Até que o paciente seja regulado, vai ter que preservar a vida dele, para que não contamine os outros", esclareceu.

Mesmo sem ter doentes com o vírus, por conta da pandemia, a Osid já se preparada para tomar medidas a fim de proteger os profissionais de saúde do risco de infecção, segundo Maria Rita.

"A gente criou um comitê extraordinário e adotando medidas, lutando para comprar Equipamentos de Proteção Individual (EPI's), com os preços abusivos que os hospitais, principalmente os filantrópicos, estão enfrentando nessa crise, mesmo aqueles que não são referência na Covid-19. Mas a gente tem que se preparar, preparar os profissionais, para que possam trabalhar com segurança. Então é uma crise que vem de todos os lados. A gente tem que praticar o isolamento social. A gente está fazendo o rodízio de profissionais, das lideranças, para que não se encontrem. Começamos a partir dessa semana", disse.

Ainda conforme a superintendente, as Obras Sociais Irmã Dulce também colaboram para reduzir os efeitos da pandemia para a população em situação de rua em Salvador.

"Estamos com essa preocupação, por meio do Centro de Convivência da Osid, que fica no Pelourinho. Estamos distribuindo quentinhas também para pessoas em situação de rua, em parceria com associações e governo que estão fazendo isso.  Também estamos com essa preocupação, tentando fazer nossa parte", afirmou.