Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Saúde

/

EUA autorizam uso limitado de cloroquina para tratar coronavírus

Saúde

EUA autorizam uso limitado de cloroquina para tratar coronavírus

Cientistas alertaram para os perigos de se utilizar medicamentos sem testes comprovados

EUA autorizam uso limitado de cloroquina para tratar coronavírus

Foto: Pexels

Por: Luciana Freire no dia 30 de março de 2020 às 16:40

A agência que regulamenta os medicamentos nos Estados Unidos, Food and Drug Administration (FDA), autorizou ontem (29), o uso limitado em caráter de emergência de dois medicamentos utilizados no combate à malária, a cloroquina e a hidroxicloroquina, para tratamento de Covid-19 no país.

Na semana passada, o presidente Donald Trump disse que os dois medicamentos poderiam ser um "presente de Deus", mas os cientistas alertaram para os perigos de se utilizar medicamentos sem testes comprovados.

O Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos citou em comunicado a doação de 30 milhões de doses das substâncias pelas gigantes farmacêuticas Buyer e Novartis para o estoque nacional.

Segundo o comunicado, o FDA pode permitir o uso de emergência para facilitar o acesso a substâncias ainda não aprovadas para responder a ameaças “químicas, biológicas, ameaças radiológicas e nucleares”.

Os medicamentos, cloroquina e hidroxicloroquina, também são utilizados para tratar doenças como o lúpus e a artrite reumatoide.