Sábado, 08 de novembro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Saúde

/

Osmario Salles alerta para agravamento da sarcopenia durante isolamento social

Saúde

Osmario Salles alerta para agravamento da sarcopenia durante isolamento social

Endocrinologista diz que perda de massa muscular em idosos preocupa em meio à falta de exercícios físicos

Osmario Salles alerta para agravamento da sarcopenia durante isolamento social

Foto: Metropress

Por: Matheus Simoni no dia 19 de agosto de 2020 às 11:50

Atualizado: no dia 24 de julho de 2024 às 13:55

O médico endocrinologista Osmario Salles comentou o alto índice de doenças que surgem em meio à pandemia de coronavírus nas pessoas que estão em isolamento. Em entrevista a Mário Kertész hoje (19), durante o Jornal da Metrópole no Ar da Rádio Metrópole, ele comentou que, diante do pânico causado pelo medo de contaminação, ocorre uma alta de registros de depressão, pânico, ansiedade, alcoolismo, obesidade e principalmente a sarcopenia, que é a perda da massa muscular. 

"As pessoas estão cada vez mais paradas, deitadas e cansadas. Mesmo que a pessoa não engorde, está perdendo músculo e trocando por gordura. Na pessoa jovem isso é recuperável, mas depois de 70 anos, isso vai causar um problema realmente sério", declarou o especialista.

Osmario reclamou da falta de interesse das pessoas em manter a saúde em dia. "A pessoa pode, durante a epidemia, manter uma alimentação sadia e exercício físico. Ande dentro de casa, varra sua casa, procure exercícios em casa no YouTube ou dance em casa com uma música. Quem quer, faz. Quem não quer, vai sempre arranjar algum tipo de desculpa", disse o endocrinologista.

Outro problema apontado por Osmario Salles é o alcoolismo, que causa uma série de problemas à saúde. "As pessoas estão bebendo mais, depressão e pânico generalizado. Eu trabalho, estou dando aula e vendo as pessoas. Estou tomando os cuidados e vivendo minha vida. O pânico está muito grande nessa pandemia", acrescentou.