Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Entretenimento

/

Outro: Humorista Jacaré Banguela compara filho de Will Smith a flanelinha e é acusado de racismo

Entretenimento

Outro: Humorista Jacaré Banguela compara filho de Will Smith a flanelinha e é acusado de racismo

Rodrigo Fernandes postou: "Tenho quase certeza que o filho do Will Smith me pediu dinheiro ontem na esquina da rua Haddock Lobo dizendo que 'tava' olhando meu carro"

Outro: Humorista Jacaré Banguela compara filho de Will Smith a flanelinha e é acusado de racismo

Foto: Divulgação

Por: Laila Lovatto no dia 17 de julho de 2018 às 16:50

Após o youtuber Julio Cocielo criar polêmica (e até perder patrocínios) por causa de uma piada racista com o jogador francês Mbappé, outro humorista, Rodrigo Fernandes, conhecido como Jacaré Banguela, também foi repreendido por internautas em situação semelhante. Ele comparou o filho de Will Smith, Jaden, a um "flanelinha".

"Tenho quase certeza que o filho do Will Smith me pediu dinheiro ontem na esquina da rua Haddock Lobo dizendo que 'tava' olhando meu carro", escreveu Rodrigo na legenda a uma fotografia de Jaden Smith com o pai no estádio da final da Copa do Mundo da Rússia, no último domingo (15). Imediatamente, seguidores o alertaram para o teor preconceituoso da "brincadeira" e lembraram o episódio Cocielo-Mbappé.

"Jacaré Banguela" chegou a figurar entre os assuntos mais comentados do Twitter. O humorista apagou a publicação e deixou o debate para os seguidores, sem concordar com o racismo embutido na piada. "Bem, o que eu fiz tá feito e apagado. Agora o julgamento é com vocês. Discordo de algumas opiniões, mas o espaço está aberto e o debate sempre será livre", escreveu.

Ele ainda argumentou: "Falar que o cara está vestido igual um flanelinha é racismo? Jura mesmo?". Ao que um internauta respondeu: "Entendo o teu privilégio ao ser alheio a essas questões, mas realmente me entristece saber que, em 2018, principalmente depois do caso Cocielo, seja necessário te explicar esse tipo de coisa".

O comediante insistiu: "Estava claramente zoando o fato de que o cara parecia um flanelinha com aquela roupa. Mas enfim, tweet apagado e seguirão os prints e as acusações por aí. Com você sempre vale o debate".

O seguidor também seguiu na argumentação: "Então, vamos lá: esse tipo de piada está associando cor e vestimenta a um tipo de profissional marginalizado pela sociedade e que não raro é confundido com criminoso. Mensagens como essa reforçam a associação da imagem do preto como pária e influencia um conjunto de violência".

Jacaré Banguela até concordou com o internauta, mas insistiu em fazer a piada: "Tudo bem. Concordo com tudo isso aí. Mas não posso nem fazer o comparativo? A piada foi só comparar um com o outro. 'Olha como isso se parece com isso'. Aí virou racismo e o caramba. Você realmente acha que faz sentido?".

O seguidor concluiu com esta frase: "Se o oprimido diz que determinados pensamentos, palavras ou atos reforçam a opressão, você, como opressor, apenas se cala, ouve e entende e se esforça para se tornar um aliado".