Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

Conselho Municipal reprova mudança de nome do circuito Dodô

Cidade

Conselho Municipal reprova mudança de nome do circuito Dodô

A indicação da vereadora Vânia Galvão (PT) para mudar o nome de um dos circuitos do carnaval de Salvador, de Dodô (Barra/Ondina) para Daniela Mercury, foi reprovada pelo Conselho Municipal do Carnaval de Salvador (Comcar). Durante votação realizada na terça-feira (3), 31 conselheiros votaram contra a mudança. No último dia 27, a Câmara Municipal de Vereadores tinha aprovado o projeto que foi enviado ao prefeito ACM Neto. [Leia mais...]

Conselho Municipal reprova mudança de nome do circuito Dodô

Foto: Tácio Moreira/ Metropress

Por: Jessica Galvão no dia 04 de maio de 2016 às 14:11

A indicação da vereadora Vânia Galvão (PT) para mudar o nome de um dos circuitos do carnaval de Salvador, de Dodô (Barra/Ondina) para Daniela Mercury, foi reprovada pelo Conselho Municipal do Carnaval de Salvador (Comcar). Durante votação realizada na terça-feira (3), 31 conselheiros votaram contra a mudança. No último dia 27, a Câmara Municipal de Vereadores tinha aprovado o projeto que foi enviado ao prefeito ACM Neto.

"Nós decidimos reprovar a indicação da vereadora. Um dos motivos é de que a Lei Orgânica do Município determina que qualquer definição sobre o Carnaval de Salvador deve ser feito pelo Conselho. Foi o Comcar que criou o circuito Mestre Bimba no ano passado. A Câmara não podia ter aprovado isso sem ouvir o Conselho", disse o presidente do Comcar, Pedro Costa, ao Correio.

Ainda segundo a matéria do Correio, Pedro Costa disse que a mudança do nome do circuito poderia prejudicar "internacionalmente" a imagem do Carnaval de Salvador. "Dodô tem uma marca muito grande no Carnaval e poucas vezes foi homenageado. Não se reverencia um tirando o mérito do outro", falou. "O prefeito sabiamente disse que sancionaria o projeto, mas ouvindo a opinião do Comcar, que é quem tem a prerrogativa para deliberar sobre o tema", acrescentou Pedro Costa.

Apesar de ser contra a mudança do nome, o presidente o Comcar não deixou de elogiar a artista.  "Não temos nada contra Daniela. Ela é uma grande estrela e merece ser homenageada. Salvador tem uma grande dívida cultural por ela divulgar tanto a cidade. Ela é um orgulho para nós. Por ventura, algum novo circuito que venha a ser criado pode ser pensado o nome dela, pois merece. Assim como outras pessoas fazem parte da história do Carnaval de Salvador e também merecem", falou ao Correio.