Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

“Assistência obstétrica é um desafio”, afirma diretora da Climério de Oliveira

Cidade

“Assistência obstétrica é um desafio”, afirma diretora da Climério de Oliveira

A diretora da Maternidade Climério de Oliveira (MCO), Mônica Neri, comentou, em entrevista à Rádio Metrópole nessa sexta-feira (27), os desafios de manter o atendimento oferecido pela instituição, que completa 105 anos no dia 25 de novembro. [Leia mais...]

“Assistência obstétrica é um desafio”, afirma diretora da Climério de Oliveira

Foto: Tácio Moreira/Metropress

Por: Bárbara Silveira e Camila Tíssia no dia 27 de novembro de 2015 às 08:20

A diretora da Maternidade Climério de Oliveira (MCO), Mônica Neri, falou, em entrevista à Rádio Metrópole nessa sexta-feira (27), dos desafios de manter o atendimento oferecido pela instituição, que completa 105 anos no dia 25 de novembro.

“Desde 2010 queremos um prédio novo. Temos um corpo clínico profissionalizado, e esse é o diferencial. Temos também um quadro bom no administrativo. É uma paixão muito grande das pessoas que envolvem na unidade. É uma maternidade que, pelo seu valor histórico, realmente encanta as pessoas. Temos esse retorno dos pacientes. Para que se evite a peregrinação na hora do parto, a paciente que chega à maternidade, independente de ter gravidade, nós acolhemos e resolvemos a transferência. Isso minimiiza qualquer tipo de problema”, afirma.

De acordo com a diretora, o desafio se torna ainda maior diante do fechamento de maternidades particulares de Salvador, o que aumenta a demanda nas públicas. “A assistência obstétrica hoje é um desafio tanto público quanto privado por conta do número de leitos. Quando ocorre um fechamento, essas pacientes correm para o serviço público o que causa a superlotação”, explica.

Para o professor da Universidade Federal da Bahia, Newton Lima Neto, que participa da cerimônia de comemoração do aniversário da Climério de Oliveira, que acontece nesta sexta, no auditório da unidade, a ampliação do espaço é mais que necessária. “Temos lutado desde o governo de Jaques Wagner. Teria um terreno ao lado da unidade para a União fazer a licitação. As duas vezes que tentamos não apareceram empresas interessadas em fazer a construção”, conta.

O professor afirma que os responsáveis pela maternidade tiveram uma reunião, na última quinta-feira (26), com o reitor da Ufba para discutir o assunto. “Temos o projeto arquitetônico e merece ser reavaliado. Tentamos trabalhar juntos à bancada e os deputados e reincluir no orçamento da União o orçamento necessário para a ampliação. A nossa expectativa é que as ações politicas que tem que ser feitas pelo reitor possam surtir efeito e realizar esse desejo do Climério e também da população”, espera.