Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Domingo, 28 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Política

/

Milei envia nova carta a Lula e fala em manter boa relação bilateral

Política

Milei envia nova carta a Lula e fala em manter boa relação bilateral

Documento foi enviado após Milei se reunir com o bilionário Elon Musk na última semana, que realiza ataques ao STF

Milei envia nova carta a Lula e fala em manter boa relação bilateral

Foto: Flickr | Divulgação/PR

Por: Metro1 no dia 16 de abril de 2024 às 10:20

O presidente da Argentina, Javier Milei, enviou uma nova carta ao mandatário brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na busca de uma aproximação entre os governos. De acordo com fontes do Itamaraty, o documento foi entregue nesta segunda-feira (15).

A mensagem chegou pelas mãos da chanceler argentina, Diana Mondino, que entregou para Mauro Vieira, responsável por passar a carta para Lula. Mondino realizou uma visita oficial a Brasília nesta segunda, a primeira desde que assumiu a chefia da diplomacia de Buenos Aires.

Na carta, Milei defende a manutenção de uma boa relação bilateral entre Brasil e Argentina, segundo afirmou Mondino à Folha de S. Paulo. "Não posso vir sem uma saudação [de Milei]", disse a chanceler.

Esta é a segunda vez que Milei envia uma carta para Lula. Na primeira carta encaminhada por Milei, em novembro de 2023, o presidente argentino convidou Lula a comparecer à cerimônia de sua posse, após atacar o brasileiro durante sua campanha eleitoral.

A segunda carta é enviada em um momento de distanciamento entre os dois países. Além dos ataques, Milei é apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) - quem ele convidou primeiro para a posse - e viajou na última semana aos Estados Unidos para se encontrar com o bilionário Elon Musk, que realiza ataques ao Supremo Tribunal Federal (STF).

De acordo com o Itamaraty, a reunião com a representante do governo da Argentina tratou de temas como a infraestrutura física nas fronteiras, a cooperação em assuntos de energia e de defesa, a hidrovia Paraguai-Paraná, fortalecimento do Mercosul e processos de integração regional.