Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Domingo, 03 de março de 2024

Política

Javier Milei envia carta para Lula, convida para posse e fala em "construção de laços"

Documento foi entregue pela futura chanceler da Argentina durante visita à Brasília

Javier Milei envia carta para Lula, convida para posse e fala em "construção de laços"

Foto: Reprodução Itamaraty X

Por: Metro1 no dia 26 de novembro de 2023 às 16:30

O presidente eleito da Argentina, Javier Milei, enviou uma carta ao presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Siva (PT), neste domingo (26), em que convida o petista para a posse, no dia 10 de dezembro.

A informação foi divulgada pela Folha de S. Paulo. A carta foi entregue pela futura chanceler da Argentina, Diana Mondino, durante visita à Brasília neste domingo, para encontro com o chanceler do Brasil, Mauro Vieira.

A carta fala ainda em "trabalho frutífero" e "construção de laços"."Sei que o senhor conhece e valoriza cabalmente o que significa este momento de transição para o processo histórico da Argentina, seu povo, e naturalmente para mim e minha equipe de colaboradores que me acompanharão na próxima gestão do governo", escreveu Milei.

A declaração acontece após Milei ter atacado Lula diversas vezes durante campanha eleitoral. Ele chagou a dizer que, se eleito, não se encontraria com Lula. 

A mudança de tom começou na última quarta-feira (22), quando Milei disse que Lula "será bem recebido" caso compareça a sua posse. Por chamada de vídeo, logo após a vitória no último domingo (19), Milei convidou o ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro (PL), que já prepara comitiva para participar da cerimônia.

Reprodução