Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Política

Oficial: ACM Neto anuncia que não é candidato

Na manhã de ontem, o gestor estava inclinado a declinar da candidatura, mas à noite chegou a confirmar a apoiadores que disputaria o pleito, após um entendimento com o PR e o deputado federal João Gualberto (PSDB), que seria o vice na chapa. [Leia mais...]

Oficial: ACM Neto anuncia que não é candidato

Foto: Max Haack/ Secom-PMS

Por: Evilásio Júnior e Matheus Morais no dia 06 de abril de 2018 às 11:58

O prefeito ACM Neto anunciou oficialmente, na manhã de hoje (6), que não vai ser candidato ao governo do Estado e vai permanecer no Palácio Thomé de Souza até o fim do mandato, em 31 de dezembro de 2019. O fato já tinha sido confirmado mais cedo a aliados.

O comunicado ocorreu durante o lançamento da obra da primeira etapa da urbanização da Comunidade Guerreira Zeferina, em Periperi, no Subúrbio Ferroviário de Salvador.

“Eu tenho que deixar nesse momento o meu coração falar e peço a cada um aqui que compreenda as palavras que vão ouvir agora do seu prefeito. Vivi nos últimos dias momentos muito intensos na minha vida. Talvez os momentos mais difíceis da minha vida profissional. Meu nome, naturalmente, passou a ser cogitado para disputar o Governo do Estado da Bahia. Todo baiano que ama a sua terra. Todo baiano que quer ver o seu estado crescendo e se desenvolvendo e que sonha com uma Bahia que possa ser respeitada no país, todo baiano que tem na sua veia o amor verdadeiro pela nossa terra, teria orgulho e o prazer de ser governador desse estado. Quando eu acompanhei, a partir de 1991, o trabalho de meu avô, como governador, a primeira vez eu não era nascido, a segunda eu era muito pequeno, mas a terceira vez foi a oportunidade que eu tive de acompanhar o trabalho dele. Apesar de eu ter 12, 13 anos, foi ali que eu decidi ser político. Então, em nome dele, olhando para ele, eu disse que um dia, quando eu crescer, eu quero ser gual a ele. Ouvi meus amigos, ouvi minha família e a decisão que eu tomei ela foi tomada ouvindo o meu coração. E eu quero dizer a vocês que o meu coração me impede nesse momento de deixar a Prefeitura de Salvador. Não tem a ver com política. Tem a ver com vida. E é a vida de 3 milhões de habitantes”, confirmou o democrata, aos prantos.

Na manhã de ontem, o gestor estava inclinado a declinar da candidatura, mas à noite chegou a confirmar a apoiadores que disputaria o pleito, após um entendimento com o PR e o deputado federal João Gualberto (PSDB), que seria o vice na chapa.

No entanto, os republicanos se reuniram até as primeiras horas da madrugada de hoje com o governador Rui Costa (PT) e decidiram recuar do acerto e fechar com o projeto do petista à reeleição.

O fato foi comunicado a Neto hoje pela manhã. No novo encontro, pouco antes do anúncio, foi selado definitivamente o destino do prefeito, que vai convidar o colega de partido José Ronaldo de Carvalho, a deixar a administração de Feira de Santana para encarar o desafio. Ele tem até amanhã (7) para renunciar ao cargo.