Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Segunda-feira, 22 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Saúde

/

Medicamento para hepatite C terá oferta maior no SUS, afirma secretário

Saúde

Medicamento para hepatite C terá oferta maior no SUS, afirma secretário

Dando sequência a uma série especial, que aborda o mês de luta contra as hepatites virais - Julho Amarelo - o Secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, é um dos entrevistados na Rádio Metrópole, nesta sexta-feira (29). De acordo com ele, o tratamento para hepatite C era caro, mas hoje já são mais "eficazes" e surgiram comprimidos para tratar a doença. [Leia mais...]

Medicamento para hepatite C terá oferta maior no SUS, afirma secretário

Foto: Tácio Moreira / Metropress

Por: Camila Tíssia e Matheus Morais no dia 29 de julho de 2016 às 08:37

Atualizado: no dia 29 de julho de 2016 às 09:14

Dando sequência a uma série especial, que aborda o mês de luta contra as hepatites virais - Julho Amarelo - o Secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, é um dos entrevistados na Rádio Metrópole, nesta sexta-feira (29). De acordo com ele, o tratamento para hepatite C era caro, mas hoje já são mais "eficazes" e surgiram comprimidos para tratar a doença.

"O medicamento está disponível no Brasil e o SUS oferece, em um grupo restrito de pacientes, porque ele é caro, mas vamos expandir para tratar todos os portadores de hepatite C", afirmou o secretário. A hepatite C é uma doença infecciosa causada pelo vírus da hepatite C (VHC) e que inflama sobretudo o fígado. O Dia Mundial contra a Hepatite, foi celebrado nessa quinta-feira (28).

Ainda segundo Fábio Villas Boas, as hepatites são principais causadores de cirroses. "A grande vantagem é que tem um teste diagnóstico. Nós, hoje, estamos fazendo campanhas para evitar outras formas de transmissão como a dos objetos: manicures, piercing e tatuadores. Mas essa é uma doença que está condenada a sumir do mundo", ressaltou.

Sintomas
Hepatites tem sintomas específicos como, mal estar, vômito e fraqueza. O vírus destrói as células do fígado e o órgão se torna incapaz de filtrar as substancias toxicas. A pessoa pode ter também a urina escura e as fezes claras. Esses são os casos mais evidentes. De acordo com o secretário, o paracetamol e uma das principais medicações responsáveis por causar a hepatite medicamentosa, principalmente misturados com álcool. A grande quantidade de analgésicos, também sobrecarrega o fígado. Pessoas que consomem drogas, que usam lança perfume, isso prejudica muito o fígado.    

Leia mais:

>> Bahiafarma vai iniciar fabricação de medicamento contra as hepatites

>> Metrópole vai dedicar sua programação à conscientização contra as hepatites 

>> Dieta de portadores de hepatite deve ter redução de gordura saturada e açúcar

>> Julho Amarelo: no passado, tratamento contra hepatites era doloroso e inseguro
>> Incerteza e recuperação: engenheiro lembra luta contra hepatite C nos anos 90