RSS Facebook Twitter

por João Brandão no dia 27 de Ago de 2014 às 07:35 em Cidade

comentários

Você Repórter: moradores jogam lixo na calçada da Ribeira
Foto: Luiz Claudio Garcia / Leitor Metro1
A falta de educação ainda perpetua pelas ruas de Salvador. Segundo o leitor do Metro1 Luiz Claudio Garcia, os moradores jogam lixo e todo tipo de entulho no passeio em frente ao campo do Lasca, no Largo do Papagaio, na Ribeira. "Pessoas mal educadas. Aposto que quando um desses receberem uma multa, nunca mais irão fazer essa esculhambação", disse Luiz.

Se você também tem alguma denúncia, foto ou vídeo, colabore com a reportagem da Metrópole e envie seu material para o Você Repórter pelo e-mail vocereporter@radiometropole.com.br.

comentários

por Matheus Morais no dia 27 de Ago de 2014 às 07:24 em Política

comentários

Candidatura de Arruda ao governo do Distrito Federal é barrada pelo TSE
Foto: Divulgação
A maioria dos ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rejeitou no final da noite de terça-feira (26) o registro de candidatura de José Roberto Arruda (PR) ao governo do Distrito Federal. Os ministros decidiram manter decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito  Federal (TRE-DF) que negou o registro com base na Lei da Ficha Limpa, norma que impede a candidatura de condenados pela segunda instância da Justiça.  A sessão foi suspensa e deve ser retomada na próxima semana com o voto do presidente do tribunal, Dias Toffoli. Apesar da decisão, Arruda pode continuar a campanha normalmente e recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF).

No dia 9 de julho, Arruda foi condenado por improbidade administrativa pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDFT). A condenação é referente à Operação Caixa de Pandora, que investigou o esquema de corrupção que ficou conhecido como Mensalão do DEM.

A maioria dos ministros concordou com o voto do relator do recurso, ministro Henrique Neves,  que votou pela rejeição da candidatura de Arruda devido à condenação em segunda instância. "O acórdão que confirmou a condenação foi publicado no dia 21 de julho. A partir desta data, a inelegibilidade deve ser contada.", afirmou. O voto do relator foi seguido pelos ministros Admar Gonzaga, Luiz Fux, Laurita Vaz e João Otávio de Noronha.

O ministro Gilmar Mendes votou a favor do recurso por defender a jurisprudência do TSE, cuja definição é que as condições de elegibilidade são aferidas no momento da apresentação do registro, momento no qual Arruda não tinha sido condenado.

comentários

por Stephanie Suerdieck no dia 27 de Ago de 2014 às 06:52 em Trânsito

comentários

Carreta é retirada da Av. San Martin mas ainda deixa reflexo no trânsito
Foto: Reprodução / Aplicativo Waze
Uma carreta que quebrou mais cedo na Avenida San Martin e já foi retirada da via, de acordo com a Transalvador, ainda deixa reflexo no trânsito, que melhora aos poucos na região, mas ainda está lento. Fora isso, por conta da chuva que caiu durante a madrugada desta quarta-feira (27), alguns semáforos estão com defeito nesta manhã. O equipamento que fica antes do Hospital Jorge Valente está piscando no amarelo e o que fica na saída da Estação da Lapa está apagado. Nestes locais, os motoristas devem redobrar a atenção.

Já tem trânsito lento na Av. Octávio Mangabeira, a Orla, no sentido Pituba; Av. ACM em direção ao Iguatemi; Av. Professor Manoel Ribeiro, no Stiep; além das avenidas Oscar Pontes, Fernandes da Cunha e Afrânio Peixoto, a Suburbana. Nas últimas 24 horas, foram registrados em Salvador, 7 acidentes, com 10 feridos e uma morte. Na BR-324, como sempre neste horário, quem segue em Feira de Santana encontra bastante retenção, principalmente a partir da altura do Porto Seco Pirajá.

comentários

por Nardele Gomes no dia 27 de Ago de 2014 às 06:00 em Cultura

comentários

Dia na História: o lançamento do Guinness World Records, em 1955
Foto: O turco Sultan Kosen, homem mais alto do mundo, em Londres
No dia 27 de agosto de 1955 era lançado o Guinness World Records, uma publicação de periodicidade anual na qual constam recordes dos mais variados tipos, reconhecidos internacionalmente. Trata-se do livro mais vendido do mundo com direitos autorais. Em 2003, o livro chegou a 100 milhões de cópias vendidas, desde a sua primeira edição em 1955. A origem da publicação é curiosa. Em 10 de novembro de 1951, Sir Hugh Beaver, diretor administrativo da cervejaria Guinness, envolveu-se em uma discussão durante uma caçada de qual seria a ave de caça mais veloz da Europa. Em meio a essa curiosidade, ele se deu conta de que talvez uma publicação com respostas para esse tipo de pergunta pudesse fazer sucesso. Beaver decidiu contratar uma agência em Londres para fazer esta pesquisa. O resultado foi a publicação do livro dos recordes e no natal daquele ano, o livro, que se tornaria o Guinness Book of Records, havia chegado ao topo da lista dos mais vendidos do Reino Unido. Atualmente, os recordes vão desde o homem mais baixo do mundo, até quem consegue jogar um ovo o mais longe possível, ou passar roupa por mais horas seguidas. Alguns recordes também foram banidos, como por exemplo "o gato mais pesado do mundo", pois vários proprietários de animais passaram a alimentar seus felinos de maneira desenfreada apenas para constar no livro. Em 2005, o Guinness designou o dia 9 de novembro como "Dia Internacional Guinness World Records" para incentivar a quebra de recordes mundiais.
 

Áudio:



Dia na História: o lançamento do Guinness World Records, em 1955

comentários

por Matheus Simoni no dia 26 de Ago de 2014 às 19:52 em Esportes

comentários

Bahia finaliza preparação para jogo diante do Internacional
Foto: Divulgação/ECB
O Bahia realizou seu último treinamento em Curitiba, cidade onde treina desde a partida contra o Atlético-PR, pelo Brasileirão. Após cinco dias na capital paranaense, o Tricolor segue na noite desta terça-feira (26) para Porto Alegre, onde enfrenta o Internacional em partida válida pela Copa Sul-Americana, nesta quarta-feira (27). O técnico Gilson Kleina dividiu as equipes em dois grupos, que se enfrentavam em campo reduzido, treinando principalmente cobranças de faltas e escanteios. Gripado, o atacante Maxi Biancucchi foi poupado das atividades e ficou no hotel. Já o jogador Rhayner viajou diretamente para Porto Alegre, onde aguarda o restante da equipe, que embarca para a capital gaúcha às 22h20.

comentários

por Matheus Simoni no dia 26 de Ago de 2014 às 19:32 em Mundo

comentários

Avião de pequeno porte cai e mata quatro pessoas em Ohio, nos EUA
Foto: Reprodução/NBC
Um acidente envolvendo um avião de pequeno porte aconteceu no fim da noite desta segunda-feira (25), às 22 h no horário local. A aeronave modelo Cessna 172R caiu e pegou fogo logo após a decolagem, na cidade de Richmond Heights, no estado americano de Ohio. Quatro estudantes da Universidade Case Western, de Cleveland, morreram no acidente. No dia 13 de agosto, um jato da mesma empresa caiu em Santos, no litoral paulista, vitimando o presidenciável Eduardo Campos e parte da sua comitiva.

O americano Mark Gerald, de 45 anos, afirmou ter visto tudo da varanda de sua casa, próximo ao local onde o jato 172R caiu. "Achamos que havia chances [de ajudar]. estava muito quente. Toda fuselagem estava envolta [nas chamas]", disse a testemunha. O Cessna é considerado um dos modelos mais seguros do mundo e é muito popular para a aquisição de voos fretados e executivos.

comentários

por Matheus Simoni no dia 26 de Ago de 2014 às 19:16 em Trânsito

comentários

Paralela apresenta trânsito intenso nos dois sentidos no fim desta terça-feira
Foto: Reprodução/Waze
O trânsito segue intenso nas principais vias da cidade, como na Avenida ACM, na Avenida Luis Viana Filho, a Paralela, e na Mário Leal Ferreira, a Bonocô, todas nos dois sentidos. O motorista que passar pela Pituba, vai encontrar o trânsito lento na Avenida Paulo VI e na Rua do Jaracatiá. E quem puder, deve evitar a região do Rio Vermelho, próximo ao Quartel de Amaralina, que segue com o trânsito congestionado no sentido Pituba.

*Com informações de Paloma Andrade

comentários

por Matheus Simoni no dia 26 de Ago de 2014 às 18:53 em Esportes

comentários

Dupla brasileira conquista ouro no vôlei de praia pelas Olimpíadas da Juventude
Foto: Reprodução/COB
A dupla brasileira Duda e Ana Patrícia conquistou nesta terça-feira (26) a medalha de ouro no vôlei de praia feminino na Olimpíada da Juventude, em Nanquim, na China. Elas derrotaram as gêmeas canadenses Nicole e Megan Mcnamara, de virada, por 2 sets a 1, com parciais de 17/21, 21/13 e 16/14. As jovens encerraram a participação na competição de forma invicta. "Poder realizar esse sonho olímpico sendo tão jovem é realmente maravilhoso. No primeiro set, tivemos um pouco de dificuldades de encaixar o nosso jogo. Mas, no segundo e terceiro, a gente se acertou", disse Ana Patrícia. 

O último dia de competições acontece nesta quarta-feira (27). O Brasil já soma 15 medalhas em Nanquim, mais do que o dobro do desempenho na última edição das Olimpíadas da Juventude, em Cingapura, em 2010, quando o país conquistou sete medalhas.

comentários

por Matheus Simoni no dia 26 de Ago de 2014 às 18:39 em Política

comentários

Pesquisa Ibope afirma que Marina venceria Dilma no segundo turno
Foto: Arte Metropress
Divulgada no início da noite desta terça-feira (26), após ter sido vazada mais cedo, a pesquisa Ibope apontou um segundo turno entre as candidatas à presidência Dilma Rousseff (PT) e Marina Silva (PSB). Encomendada pela Rede Globo, a atual presidente contaria com 34%, enquanto a substituta de Eduardo Campos chegou a 29%. Aécio Neves, candidato pelo PSDB, apresenta 19% nas pesquisas. Num eventual segundo turno, a pesquisa afirma que Marina venceria Dilma com certa folga. A ex-senadora teria 45% e a atual presidente, 36%. A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal  Estado de S. Paulo, e é a primeira que considera Marina Silva como candidata oficial do PSB após a morte do presidenciável Eduardo Campos.

comentários

por Matheus Simoni no dia 26 de Ago de 2014 às 18:34 em Trânsito

comentários

Av. Bonocô e Paralela apresentam fluxo intenso no fim do horário de pico nesta terça-feira
Foto: Reprodução/Waze
No bairro do Rio Vermelho, a situação do trânsito permanece complicada. Os veículos envolvidos no acidente que vitimou um pedestre permanecem no local e o fluxo segue lento na região do Quartel de Amaralina. Quem passar pela Avenida Luiz Viana Filho, a Paralela, no sentido Centro, encontra o trânsito lento. Já para quem segue no sentido Aeroporto, o fluxo está intenso até a região do Imbui. E o motorista vai encontrar intensidade nas Avenidas ACM, nos dois sentidos, e na Mário Leal Ferreira, a Bonocô, também nos dois sentidos, devido ao fluxo do horário.


*Com informações de Paloma Andrade

comentários

por Matheus Simoni no dia 26 de Ago de 2014 às 18:12 em Cidade

comentários

Motorista que matou pedestre em acidente havia ingerido álcool, diz Transalvador
Foto: Walldo Silva/Metropress
Um acidente no fim da tarde desta terça-feira (26), no Rio Vermelho, próximo ao Largo da Mariquita, vitimou uma pessoa que estava no passeio. O carro, modelo Honda Fit, perdeu o controle e colidiu dois pedestres antes de bater num poste. Uma pessoa ficou ferida e a outra não resistiu aos ferimentos e faleceu no local. De acordo com a Transalvador, o motorista apresentou o índice de alcoolemia de 0,05 mg/l, no limite regulamentado pela Lei Seca. Ele foi atendido no local e será conduzido para uma delegacia mais próxima.

comentários

por Matheus Simoni no dia 26 de Ago de 2014 às 17:50 em Esportes

comentários

Vitória anuncia a contratação de Edno e Ednei para o restante da temporada
Foto: Divulgação/ECV
No fim da tarde desta terça-feira (26), o Vitória anunciou pelo Twitter a contratação do zagueiro Ednei e do atacante Edno. Os dois jogadores já estão à disposição do treinador Ney Franco para o restante da temporada. Destaque do Atlético-GO em 2013, Ednei estava na Romênia e treinava na Toca do Leão desde julho. Já o atacante Edno, de 31 anos, chegou na última semana após rescindir com a Ponte Preta, onde ocupava o banco de reservas. O jogador tem passagens pelo Avaí, PSV (Holanda), Figueirense, Atlético-PR, Portuguesa, Corinthians, Cerezo Osaka (Japão), Tigres (México) e Ponte Preta. 

Ambos foram inscritos pelo Vitória para a disputa da Copa Sul-Americana. O primeiro compromisso da equipe na competição é contra o Sport, na próxima quinta-feira (28), na Ilha do Retiro, em Recife.

comentários

por Matheus Simoni no dia 26 de Ago de 2014 às 17:36 em Trânsito

comentários

Acidente mata uma pessoa na região do Rio Vermelho
Foto: Reprodução/Waze
Um acidente entre dois carros aconteceu agora há pouco na região do Rio Vermelho, no sentido Pituba, próximo ao Mc Donald's. De acordo com a Transalvador, uma pessoa morreu. Quem puder, deve evitar o local que está com fluxo completamente congestionado. Na Estrada das Barreiras, os moradores seguem no segundo dia do protesto, próximo à Cesta do Povo, devido ao desaparecimento de um jovem da comunidade. O fluxo segue intenso na região, mas até o momento sem pontos de retenção.

comentários

por Matheus Simoni no dia 26 de Ago de 2014 às 17:15 em Cidade

comentários

Operação Silere apreende equipamentos e multa infratores em combate à poluição sonora
Foto: Ilustrativa
Em uma operação realizada entre os dias 22 e 24 de agosto, fiscais da Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom) apreenderam 43 equipamentos de som em 15 bairros de Salvador. Na ocasião, a operação "Silere" vistoriou bares, veículos automotores e estabelecimentos comerciais para combater a poluição sonora. No último final de semana, o bairro da Ribeira também foi vistoriado por agentes da Sucom, Semop, Polícia Militar e Transalvador, em uma operação integrada (PAI). 

Proprietários de dois veículos foram multados e tiveram a aparelhagem apreendida, resultando num total de 4 equipamentos de som. Um estabelecimento foi multado para regularizar alvará de funcionamento e outros dois locais foram notificados para não realizar atividade sonora. A operação "Silere" ("silenciar", em latim), vistoriou mais sete bairros, contabilizando seis notificações expedidas, oito autos de infração e 11 equipamentos apreendidos.

comentários

por Carolina Cunha no dia 26 de Ago de 2014 às 16:58 em Mundo

comentários

Palestinos e israelenses adotam cessar-fogo por tempo ilimitado
Foto: Agência Reuters
As delegações israelenses e palestinas acertaram um acordo para um cessar-fogo por tempo ilimitado na Faixa de Gaza, afirmou um porta-voz do movimento islâmico Hamas nesta terça-fira (26). O Egito, que faz a mediação das discussões, confirmou a informação. Além dele, o presidente da Autoridade Palestina, Mahmud Abbas, e o Ministério de Relações Exteriores de Israel informaram que a trégua começou a valer às 13h de Brasília.

Do lado israelense, a notícia foi confirmada por um oficial do país que não quis se identificar.  "Israel aceitou a proposta egípcia para um cessar-fogo completo e duradouro. Israel sempre apoio um cessar-fogo incondicional, sem prazo", disse à Reuters. 

comentários

Página 1 de 3365
BUSCA
Rádio Metrópole
escute ao vivo Escute pelo Media Player Escute pelo Itunes
Seta Bom Dia com Mário Kertész 07h00 às 08h00
Baixe os aplicativos da Rádio Metrópole
MK ENTREVISTA
25/08/2014
Jaques Wagner
Governador da Bahia
21/08/2014
Lira Neto
Jornalista e escritor
21/08/2014
Lídice Da Mata
Vota Bahia - Candidata ao Governo do Estado pelo PSB
NEWSLETTER
Grupo Metrópole
© Copyright 2013 Rádio Metrópole - Em Salvador, ouça a Rádio Metrópole 101.3 FM e 1290 AM Telefone: 71 3505 5000 | Fax: 71 3505 5040