RSS Facebook Twitter

por Matheus Simoni no dia 22 de Mai de 2015 às 20:15 em Esportes

comentários

Campanha Nacional de Vacinação é prorrogada até o dia 12 de junho em Salvador
Foto: Reprodução
A Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza, que terminaria no dia 30 deste mês em Salvador, foi estendida para o próximo dia 12 de junho. Na Bahia, a vacina estará disponível até o dia 5 de junho. A dose do imunobiológico está disponível para as mais de 362 mil pessoas residentes na capital baiana que ainda não procuraram os postos de saúde para se proteger contra a doença. 

A prorrogação do prazo tem como objetivo é imunizar pelo menos 80% das 615 mil pessoas entre idosos (a partir de 60 anos), crianças (de 6 meses a menores de 5 anos), gestantes, puérperas (mulheres que ganharam bebê nos últimos 45 dias), trabalhadores de saúde do serviço público e privado, portadores de doenças crônicas e população privada de liberdade que residem na capital baiana. 

De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), até o momento, aproximadamente 253 mil pessoas foram vacinadas no município, número que corresponde a 41% do público alvo e coloca Salvador como a quinta capital do país com maior cobertura vacinal da estratégia.

comentários

por Matheus Simoni no dia 22 de Mai de 2015 às 19:52 em Bahia

comentários

Operação policial desarticula quadrilha de assaltantes de bancos do interior da Bahia
Foto: Divulgaçã/ASCOM/PC
Uma operação conjunta das polícias Civil e Militar resultou na prisão de sete integrantes de uma quadrilha assaltantes de bancos localizados nas cidades de Barro Alto e Andorinha. Os bandidos foram presos após realizarem assaltos a banco nos últimos dois meses. A operação envolveu os departamentos de Repressão e Combate ao Crime Organizado (DRACO) e de Polícia do Interior (Depin), Coordenação de Operações Especiais (COE/PC) e Força Tarefa da Policia Militar. 

Durante pouco mais de duas semanas, as equipes de policiais rastrearam o interior da Bahia e localizaram os assaltantes em três cidades diferentes. Com os suspeitos, os policiais apreenderam duas pistolas, uma ponto 40 e outra 45, um revólver calibre 38, uma espingarda calibre 12, uma balança de precisão, munições, um veículo Vectra, preto, um Golfe, branco, e uma Hilux, também branca, esta roubada e utilizada pela quadrilha no assalto ao banco de Andorinha, ocorrido no dia 1º de maio. A polícia investiga ainda paradeiro de outros quatro integrantes da quadrilha. 

comentários

por Bárbara Gomes no dia 22 de Mai de 2015 às 19:30 em Cidade

comentários

Pernambués: prédio interditado já tinha sido embargado em 2010
Foto: Reprodução/ Bocão news
O Edifício Jardim Brasília, uma das três construções interditadas pela Defesa Civil de Salvador (Codesal) em Pernambués, por apresentar risco de desabamento, havia sido embargado pela Sucom em 2010. A ação aconteceu porque o imóvel foi construído com um pavimento a mais do que o liberado pelo órgão. Os outros prédios interditados foram o Vale Verde e Murta.

O órgão responsável pelas vistorias dos imóveis, a Sucom, informou que tem dificuldades de fiscalizar por conta do grande quantidade de construções na cidade. Quando o órgão embarga um imóvel, a responsabilidade é do dono da obra. Caso não haja regularização, o proprietário pode ser responsabilizado criminalmente.

O Edifíco Jardim Brasília é a construção mais recente da região, com 32 apartamentos, foi a mais afetada. Cerca de 44 famílias deixaram os imóveis interditados. Conforme a Codesal, as rachaduras aumentaram durante a madrugada e ainda não é possível liberar a entrada dos moradores. Técnicos vão monitorar o comportamento da estrutura física durante o fim de semana para analisar se é possível liberar a entrada dos moradores na segunda-feria (25).

comentários

por Matheus Simoni no dia 22 de Mai de 2015 às 19:10 em Cidade

comentários

Codesal recebe 299 solicitações de emergência nesta sexta-feira
Foto: Divulgação
A Defesa Civil de Salvador (Codesal) recebeu, até as 18h02 desta sexta-feira (22), 299 solicitações de emergência por conta das chuvas que caíram na capital baiana. De acordo com o órgão, foram registrados 23 alagamentos de imóvel, 102 ameaças de desabamentos de imóvel e 22 ameaças de deslizamento de terra. Além disso, a Codesal registrou seis ameaças de queda de árvore, uma avaliação de área, 30 avaliações de imóvel alagado, um desabamento de imóvel, dois desabamentos de muro, seis desabamentos parciais, 61 deslizamentos de terra, 11 infiltrações e três orientações técnicas. 

Nesta sexta-feira não foi registrado nenhum ferido em decorrência das chuvas. O órgão informou que os bairros com maior número de chamados foram Boca do Rio, Imbuí, Paripe e Liberdade. A Codesal permanece com o plantão 24 horas atendendo às solicitações pelo telefone gratuito 199. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o tempo deve permanecer nublado com chuva. A temperatura deve variar entre 22ºC a 26ºC.????????

comentários

por Bárbara Silveira no dia 22 de Mai de 2015 às 18:55 em Bahia

comentários

Bandidos explodem agência do Banco do Brasil e fogem com cofre em Canudos
Foto: Reprodução/G1
Um grupo armado explodiu uma agência do Banco do Brasil na cidade de Canudos, a cerca de 350 quilômetros de Salvador, por volta das 3h da madrugada desta sexta-feira (22). De acordo com informações da Polícia da cidade, seis homens invadiram a unidade e fugiram levando o cofre do banco. O Banco do Brasil ainda não divulgou o valor roubado na ação e ninguém foi preso. 

comentários

por Bárbara Gomes no dia 22 de Mai de 2015 às 18:38 em Cidade

comentários

Ladeira da Montanha e da Conceição têm acesso bloqueado neste sábado
Foto: Metropress (Arquivo)
Segundo a Transalvador, a Ladeira da Montanha terá o tráfego fechado entre às 7h e 16h do sábado (23) para a realização de serviços e tráfego de máquinas da Secretaria Municipal de Urbanismo (Sucom), onde o órgão realizará demolição de estruturas com risco de desabamento. A Ladeira da Conceição também estará fechada neste sábado, entre 7h e 16h, para a demolição de imóveis em risco de desabamento.

Os condutores têm como opção acessar o túnel Américo Simas, seguindo para a Av. Bonocô, e a Av. Contorno, rumo ao Campo Grande, de acordo com a Transalvador.

comentários

por Bárbara Gomes no dia 22 de Mai de 2015 às 18:23 em Cidade

comentários

Lauro de Freitas permanece em estado de alerta por causa das chuvas
Foto: Divulgação/ Ascom Lauro de Freitas
A Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio de nota, informou nesta sexta-feira (22) que desde o início da ação das chuvas na cidade, especialmente nas áreas consideradas de risco, tem intensificado seus esforços para atender as demandas da população no encaminhamento para locais mais seguros, isolamento de áreas condenadas, arrecadação de donativos, orientações sobre medidas preventivas e execução de serviços de infraestrutura. Enquanto não houver uma situação climática mais favorável, essas são as principais medidas adotadas, segundo a assessoria da prefeitura.

A cidade permanece em estado de alerta e os prejudicados pela chuva podem acionar o telefone 199 da Defesa Civil, o 193 dos Bombeiros e o 153 do Disque Denúncia que também funciona no WhatsApp 9911-0153. Na operação chuva, o prefeito Márcio Paiva mantém em regime de plantão 24 horas a equipe de secretários. "Mesmo com a sobrecarga dos impactos pela intensidade das chuvas sobre o município nos últimos 30 dias, de forma quase ininterrupta, a prioridade da gestão continuará sendo a proteção à vida das pessoas em situação de risco", disse.

comentários

por Bárbara Gomes no dia 22 de Mai de 2015 às 18:05 em Polícia

comentários

São presos traficantes suspeitos de assassinatos no Vale das Muriçocas
Foto: Divulgação
A Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou, na tarde desta sexta-feira (22), que foram presos suspeitos de participação em assassinatos no Vale das Muriçocas, no bairro da Federação, em Salvador. Conforme o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), os traficantes Luís Cláudio Evangelista Vieira, 24 anos, Gutemberg Pereira dos Santos Filho, 20, e Deivid Silva dos Santos Júnior, 23, foram flagrados por policiais da 41ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), no Beco do Buguelo, com um revólver calibre 38 e 40 porções de maconha.

As investigações de assassinatos ocorridos na região, bem como a morte de um garoto de 15 anos em tiroteio no dia 13 de março, são conduzidas pela delegada Rita de Cássia Chaves, da 1ª Delegacia de Homicídios (DH/Atlântico), que já encaminhou a arma apreendida com eles para perícia no Departamento de Polícia Técnica (DPT). O objetivo é identificar se o revólver tem alguma relação com as mortes registradas na área.

Os três suspeitos foram autuados por porte ilegal de arma e já têm passagens por tráfico de drogas e associação para o tráfico. O trio já foi encaminhado ao Núcleo de Prisão em Flagrante da Justiça, no Complexo Penitenciário da Mata Escura.

comentários

por Bárbara Gomes no dia 22 de Mai de 2015 às 17:51 em Cidade

comentários

Codesal registra 91 ameaças de desabamentos de imóveis nesta tarde de sexta-feira
Foto: Ivan Moreno/ Leitor Metro1
A Defesa Civil de Salvador (Codesal) apresentou até às 17h30m, desta sexta-feira (22), boletim da "Operação Chuva 2015" com 278 solicitações de emergência. O maior índice de chamadas é o de ameaça de desabamento, com 91 registros. Desde quando iniciou o período de chuvas intensas na capital, o índice maior era o de deslizamento de terra.

Entre as ocorrências estão: 57 deslizamentos de terra, 21 ameaças dos mesmos, 17 alagamentos de imóvel, 59 avaliações de imóvel alagado, um desabamento de imóvel, um desabamento de muro, seis desabamentos parciais. Conforme a Codesal, os bairros com maior número de chamados foram Boca do Rio, Imbuí e Paripe.

O órgão permanece com o plantão 24 horas atendendo às solicitações pelo telefone gratuito 199. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o tempo deve permanecer nublado com chuva durante os próximos dias.

comentários

por Juliana Almirante no dia 22 de Mai de 2015 às 17:33 em Política

comentários

Governador Rui Costa prepara reformulação administrativa da gestão
Foto: Tácio Moreira/ Metropress
O governador Rui Costa anunciou, em conversa com jornalistas, nesta sexta-feira (22), que prepara uma pequena reforma administrativa de governo. "Mudança de secretaria não, será de estrutura", esclarece. De acordo com o gestor, as mudanças serão pontuais. "Vou maturar isso com mais alguns dias. Será fruto da observação dos cinco meses. Acho que tem alguns detalhes que precisam ser ajustados e vamos ver isso", disse.

comentários

por Juliana Almirante no dia 22 de Mai de 2015 às 17:14 em Brasil

comentários

Governo federal anuncia corte no orçamento de R$ 69,9 bilhões
Foto: Agência Brasil
O Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão anunciou, nesta sexta-feira (22), que o governo autorizou bloqueio de R$ 69,9 bilhões em gastos no orçamento de 2015. É o maior contingenciamento de recursos da história. O governo federal também estima a contração de 1,2% no Produto Interno Bruto (PIB) em 2015. Caso seja confirmado, será o pior resultado em 25 anos.

A Saúde e a Educação, que possuem orçamentos elevados, terão cortes de R$ 11,7 bilhões e R$ 9,4 bilhões, respectivamente. Do valor total do bloqueio, R$ 25,7 bilhões foi feito no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), R$ 21,4 bilhões nas emendas parlamentares e outros R$ 22,9 bilhões nas demais despesas. O objetivo da equipe econômica, ao contingenciar despesas no orçamento, é tentar atingir uma meta de superávit primário (pagamento dos juros da dívida pública) para todo o setor público de 1,2% do PIB em 2015, o que equivale a R$ 66,3 bilhões. 

comentários

por Juliana Almirante no dia 22 de Mai de 2015 às 17:05 em Polícia

comentários

Uma mulher, seu marido e o gerente de um banco tiveram a prisão preventiva solicitada pela polícia por aplicar um golpe contra uma idosa de 84 anos. A doceira Pedrina Guimarães Brito, de 65 anos, movimentou R$ 360 mil da senhora, com o apoio do companheiro Raimundo de Brito Costa Filho, e do gerente do banco onde o casal possui contas, Ranielli da Silva Santos. A investigação da Delegacia Especial de Atendimento ao Idoso (Deati) levou a Justiça a decretar o sequestro dos bens da doceira.

Conhecidas há mais de 15 anos, Pedrina convenceu a vítima a lhe entregar o cartão bancário e a senha alegando que, assim, ajudaria a controlar os gastos. A idosa recebe uma pensão mensal de R$ 20 mil e possuia uma poupança no valor de R$ 320 mil. O golpe foi percebido pela cuidadora da idosa, que prestou queixa na delegacia. Pedrina, Raimundo e Ranielli vão responder por furto, apropriação indébita e formação de quadrilha. 

comentários

por Bárbara Gomes no dia 22 de Mai de 2015 às 16:50 em Cidade

comentários

Tempo continua chuvoso no fim de semana em Salvador, afirma Instituto
Foto: Bebeto Bohana/ Leitor Metro1
A previsão do tempo para o final de semana, conforme dados do Instituto  Nacional  de  Meteorologia (INMET), é de chuva no sábado (23) e no domingo (24). Para esses dias, a previsão é de tempo nublado com chuva durante todo o dia, a temperatura varia entre 23° a 26° com ventos fracos e moderados.

Conforme o INMET, Salvador teve a madrugada mais fria na última quarta-feira (20), apresentando 20° de temperatura. Nesse mesmo dia, choveu 105,4 mm, mais de um terço do previsto para o mês inteiro.

comentários

por Juliana Almirante no dia 22 de Mai de 2015 às 16:35 em Política

comentários

Após atraso de empréstimo, Rui Costa acha que construção da JAC Motors vai se materializar
Foto: Reprodução/G1
O governador Rui Costa acredita que a construção da fábrica da JAC Motors será efetivada, mesmo com as dificuldades da empresa em adquirir empréstimo, o que atrasou as obras. "A JAC está dialogando e buscando solução. Acho que o investimento vai se materializar. Estamos vivendo um momento de curva de investimento (...) e, no momento de retração, o investidor fica cauteloso. No caso da JAC, se somou as duas coisas, não tinha a garantia para dar e estavam mais cautelosos", disse Rui, durante a posse do secretário Jorge Hereda, nesta sexta-feira (22).

De acordo com o governador, a gestão já fez de tudo para garantir o investimento, mas não pode deixar de pedir à empresa garantias para conceder o empréstimo. "A orientação é a mesma, já fomos no limite de tudo que podíamos fazer. Eu cobro sempre proatividade dos gestores, mas a proatividade não pode ser confundida com irresponsabilidade, não posso pedir para um gestor coloque seu nome em risco e deixe de exigir garantias para concessão de empréstimos", ponderou.

comentários

por Matheus Simoni no dia 22 de Mai de 2015 às 16:21 em Você Repórter

comentários

Casa em Saramandaia corre risco de desabamento por conta da chuva
Foto: Jamile Barbosa/Leitora Metro1
A leitora do Metro1 Jamile Barbosa enviou imagens de uma casa, localizada no bairro da Saramandaia, que apresenta risco de desabamento por estar fixada em uma encosta. O perigo é maior já que o local já não apresenta vegetação e o terreno pode ceder a qualquer momento. De acordo com a previsão do tempo feita pelo Instituto  Nacional  de  Meteorologia (INMET), o final de semana terá um tempo instável, com pancadas de chuva em alguns períodos do dia. 

Se você também tem alguma denúncia, foto ou vídeo, colabore com a reportagem da Metrópole e envie seu material para o Você Repórter pelo e-mail vocereporter@radiometropole.com.br.

comentários

Página 1 de 4167
BUSCA
Rádio Metrópole
escute ao vivo Escute pelo Media Player Escute pelo Itunes
Seta Os Campeões da Bola 20h00 às 22h00
Baixe os aplicativos da Rádio Metrópole
MK ENTREVISTA
22/05/2015
Miguel Rossetto
Ministro secretário-geral da Presidência da República
21/05/2015
Aécio Neves
Senador
21/05/2015
João Carlos Salles
Reitor da UFBA
NEWSLETTER
Grupo Metrópole
© Copyright 2013 Rádio Metrópole - Em Salvador, ouça a Rádio Metrópole 101.3 FM e 1290 AM Telefone: 71 3505 5000 | Fax: 71 3505 5040