RSS Facebook Twitter

por João Brandão no dia 23 de Set de 2014 às 22:15 em Política

comentários

Vox Populi: Dilma cresce e venceria no 2° turno; Marina cai e Aécio sobe
Foto: Arte / Metropress
A pesquisa Vox Populi divulgou nesta terça-feira (23), pela TV Record, a intenção de voto para presidente. O novo levantamento mostrou que a candidata à reeleição pelo PT à Presidência, Dilma Rousseff, tem 40% das intenções de voto, contra 22% de Marina Silva (PSB) e 17% de Aécio Neves (PSDB). A candidata petista teve a maior ascensão, enquanto a socialista despencou. Na pesquisa anterior do institulo, Dilma tinha 36% das intenções de voto, seguida por Marina com 27% e Aécio com 15%.

Em uma simulação de segundo turno, Dilma passaria e venceria Marina por 46% a 39%. Na pesquisa anterior, Marina Silva tinha 42% das intenções de voto contra 41% de Dilma.Já contra Aécio, a presidente ganharia por 49% a 34%.

Foram ouvidos 2.000 eleitores em 147 municípios entre os dias 20 e 21 de setembro. A margem de erro é de 2 pontos porcentuais. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número 00733/2014 e tem nível de confiança de 95%. 

comentários

por Matheus Simoni no dia 23 de Set de 2014 às 21:15 em Esportes

comentários

Após briga com diretor de futebol, Rhayner não joga mais pelo Bahia
Foto: Reprodução/A Tarde
A relação não estava das melhores desde a derrota para o Cruzeiro, quando o atacante Rhayner, depois de ser substituído, discutiu com o auxiliar técnico do Bahia, Charles Fabian. Nesta terça-feira (23), a situação piorou de vez. Com quatro gols marcados em 30 jogos, Rhayner se despede do Bahia após um novo relato de confusão, desta vez com o diretor de futebol do Tricolor, Rodrigo Pastana. Após sair do Fluminense, o atacante chegou ao Bahia no início da temporada e logo caiu nas graças do torcedor, afastando a fama de perder muitos gols. De acordo com Pastana, em entrevista ao jornal Correio, o atleta não joga mais pelo Tricolor. "Estamos acertando a saída dele por faltas sem justificativa, indisciplna e falta de comprometimento com o Bahia", disse ele.

comentários

por Matheus Simoni no dia 23 de Set de 2014 às 20:04 em Política

comentários

Advogados de Alberto Yousseff vão negociar acordo de delação premiada com MPF
Foto: Reprodução/Veja
De acordo com a defesa do doleiro Alberto Yousseff, o réu autorizou seus advogados negociarem com o Ministério Público Federal um acordo de delação premiada no processo que investiga desvios em contratos realizados pela Petrobras. Nesta terça-feira (23), segundo os advogados, Yousseff aceitou colaborar com as investigações por conta da pressão da família e porque, de repente, de acordo com a defesa, ele se viu cercado de delatores. Além do doleiro, outros cinco réus aceitaram delatar fraudes nas relações entre empreiteiras e a empresa estatal. Em entrevista ao jornal O Globo, um dos advogados de Alberto Yousseff, Antônio Figueiredo Basto, afirmou que "bateu o desespero". 

O acordo ainda vai depender da aprovação do MPF, mas alguns procuradores já manifestaram interesse em ouvir o que o doleiro tem a revelar. Segundo eles, as declarações de Yousseff podem ter um impacto muito maior do que as declarações feitas pelo ex-diretor da Petrobras, Paulo Roberto Costa.

comentários

por Matheus Simoni no dia 23 de Set de 2014 às 19:44 em Política

comentários

"O que é caro não é a construção e sim a manutenção dos hospitais", diz Rui Costa
Foto: Tácio Moreira/Metropress
Nesta terça-feira (23) o candidato ao governo da Bahia pelo PT, Rui Costa, foi o entrevistado do programa Vota Bahia, promovido pela Rádio Metrópole, A Tarde e TV Aratu. Ao ser questionado sobre o desafio de construir sete hospitais, proposto em seu programa de governo, Rui afirmou que o problema maior não seria o construção, e sim o custeio dos centros médicos. "Vou usar como exemplo o Hospital do Subúrbio, que é, entre todos os hospitais da Bahia, o de melhor avaliação pela população. Este hospital custou, entre construção e pagamentos, algo em torno de 100 milhões de reais. O custeio dele por ano é algo em torno de 130 milhões por ano. Ou seja, o que é caro na Saúde não é a construção de novos hospitais e sim a manutenção e o funcionamento desses hospitais", afirmou o petista. 

Rui ainda resolveu atacar a gestão municipal ao dizer que não há um hospital municipal, como prometido na campanha do atual prefeito ACM Neto. "Espero que, até o final do mandato, o prefeito pelo menos inicie a obra do hospital tão prometido para a cidade de Salvador", disparou o candidato.

comentários

por Júlia Sarmento no dia 23 de Set de 2014 às 19:24 em Você Repórter

comentários

Você Repórter: após chuvas, calçada desaparece no bairro da Liberdade
Foto: Ricardo Meneses/Leitor Metro1
Não é novidade que quando chove em Salvador ruas alagam e transitar pela cidade fica complicado. O que foi denunciado nesta terça-feira (23) pelo Leitor do Metro1, Ricardo Meneses não é diferente. A situação da Rua Nilo Peçanha, no bairro da Liberdade é lamentável. Por conta das chuvas a rua ficou alagada, impossibilitando a distinção do que era pista e o que era calçada, dificultando o trânsito de pedestres e carros. "Isso é uma constância  e pode ser resolvido com obras simples", disse ele.

Se você também tem alguma denúncia, foto ou vídeo, colabore com a reportagem da Metrópole e envie seu material para o Você Repórter pelo e-mail vocereporter@radiometropole.com.br

comentários

por Matheus Simoni no dia 23 de Set de 2014 às 19:03 em Política

comentários

Ibope: Dilma 38%, Marina 29% e Aécio 19% nas intenções de voto
Foto: Arte/Metropress
Divulgada no final da tarde desta terça-feira (23), a pesquisa Ibope realizada entre 20 e 22 de setembro aponta Dilma Rousseff (PT) na liderança das pesquisas de intenção de voto. A candidata petista aparece com 38%, seguida de Marina Silva (PSB) com 29% e Aécio Neves (PSDB) com 19%. Em relação ao último resultado, a pesquisa afirmou que a atual presidente subiu dois pontos percentuais na corrida eleitoral, quando havia registrado 36% na última enquete do Ibope. Marina Silva apresentou queda de 1% na pesquisa e Aécio não apresentou alteração. O candidato Pastor Everaldo (PSC) apresentou 1% das intenções de voto na recente pesquisa. O restante dos candidatos não atingiram 1% das intenções de voto e, caso somados, apresentam 2%.

Confira os resultados:

-Dilma Rousseff (PT): 38%
- Marina Silva (PSB): 29%
- Aécio Neves (PSDB): 19%
- Pastor Everaldo (PSC): 1%
- Zé Maria (PSTU): 0%*
- Luciana Genro (PSOL): 0%*
- Eduardo Jorge (PV): 0%*
- Rui Costa Pimenta (PCO): 0%*
- Eymael (PSDC): 0%*
- Levy Fidelix (PRTB): 0%*
- Mauro Iasi (PCB): 0%*
- Branco/nulo: 7%
- Indecisos: 5%

Segundo turno

O Ibope também divulgou simulações para o segundo turno da corrida eleitoral. Dilma Rousseff venceria Aécio Neves caso os candidatos disputassem a segunda etapa das eleições. Entretanto, a petista aparece empatada com Marina Silva na simulação. O Ibope também divulgou que a candidata do PSB venceria o tucano caso fosse para o segundo turno com Aécio.

Confira os resultados da pesquisa:

- Marina Silva: 41%
- Dilma Rousseff: 41%
- Branco/nulo: 12%
- Não sabe/não respondeu: 6%

- Dilma Rousseff: 46%
- Aécio Neves: 35%
- Branco/nulo: 13%
- Não sabe/não respondeu: 7%

- Marina Silva: 44%
- Aécio Neves: 31%
- Branco/nulo: 16%
- Não sabe/não respondeu: 9%

O Ibope ouviu 3.010 eleitores em 296 municípios brasileiros. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.

comentários

por Júlia Sarmento no dia 23 de Set de 2014 às 18:49 em Política

comentários

Rui dispara contra relação entre Prefeitura e Rede Bahia: "Transatlântico de milhões de reais"
Foto: Tácio Moreira / Metropress
O quarto entrevistado do programa Vota Bahia, promovido pela Metrópole, A Tarde e TV Aratu, foi o candidato ao governo pelo PT, Rui Costa. O candidato respondeu à perguntas de jornalistas e do público na sabatina realizada nesta terça-feira (23). Questionado sobre se a denúncia feita pela revista Veja nesta semana prejudicaria sua campanha, o candidato insistiu que entrará com uma ação no Ministério Público e resolveu atacar o prefeito ACM Neto (DEM).

"Eu acho que essas denúncias têm cunho eminentemente eleitoral. Toda véspera de eleição é assim, principalmente na Bahia, que a anos é governada com esse tipo de prática. Onde os poderosos usam destes argumentos para poder atingir pessoas que não tem o mesmo poder econômico. Por exemplo, eu não sou proprietário de TV. Questiono se é moral o prefeito de Salvador retirar uma fortuna da educação e da saúde e transferir para uma empresa em que ele é sócio. Pode até ser legal pela via da publicidade, mas é moral? É correto? Toda vez que você assistir na sua TV uma propaganda da prefeitura, na emissora em que ele é sócio, boa parte do dinheiro irá para ele. Isto é um duto, isto não é um mensalão ou mensalinho: isto é um transatlântico de milhões de reais que é transferido para a empresa em que o prefeito é sócio", disse o candidato.

O projeto Vota Bahia é uma parceria inédita entre três dos maiores grupos de comunicação do estado: Metrópole, A Tarde e TV Aratu. Com um formato inovador, o Vota Bahia contará com debates, sabatinas e entrevistas dos candidatos ao governo do estado e ao Senado federal, ajudando o eleitor a fazer sua escolha no dia 5 de outubro.

comentários

por Matheus Simoni no dia 23 de Set de 2014 às 18:39 em Você Repórter

comentários

Você Repórter: Após carros e motos, contentores de lixo tomam conta de ciclofaixa na Cidade Baixa
Foto: Rosa Fernandes/Leitor Metro1
Parece que a vida dos ciclistas que pretendem passar pela Cidade Baixa não vai ser das mais simples. A leitora do Metro1 Rosa Fernandes enviou nesta terça-feira (23) imagens que mostram coletores de lixo colocados bem em cima da nova ciclofaixa, inaugurada há menos de uma semana, na Av. Luíz Tarquinio. Recentemente, motos e carros foram rebocados pela Transalvador após denúncias do Metro1

Em contato com a reportagem, a assessoria da Limpurb afirmou que os contêineres serão retirados pelo órgão e uma campanha educativa será realizada com moradores da região "com instruções sobre acondicionamento, manuseio e destino final do lixo, tendo em vista que não existe viabilidade acesso do compactador no local."

Se você também tem alguma denúncia, foto ou vídeo, colabore com a reportagem da Metrópole e envie seu material para o Você Repórter pelo e-mail vocereporter@radiometropole.com.br

comentários

por Metro1 no dia 23 de Set de 2014 às 18:31 em Política

comentários

Documentos desmentem Paulo Souto e provam que governo do democrata fez pagamentos ao Instituto Brasil
Foto: Tácio Moreira/Metropress
E o escândalo do Instituto Brasil chegou a Paulo Souto, candidato do Democratas ao governo do estado. No mesmo dia em que disse ao site Bocão News que desafiaria qualquer um a encontrar pagamentos do seu mandato como governador -- entre 2002 e 2006 -- para a ONG ligada a um esquema de desvio de dinheiro, o Grupo Metrópole teve acesso a relatórios de um convênio datado de 2005 do estado com a entidade.

Portanto, isso aconteceu quando Souto era o governador do estado.

Em 8 de abril de 2005, durante o penúltimo ano do governo do democrata, foi celebrado o contrato de convênio 1581 com o Instituto Brasil no valor empenhado de R$ 147.580,37. Em 15 de junho do mesmo ano, foram pagos R$ 69.648,75 à ONG.

O Grupo Metrópole conseguiu também o contrato 3827, que pagou R$ 30.880,12 em dezembro de 2005 à Organização, investigada pelo Ministério Público há quatro anos.

E agora?

Confira os documentos que desmentem Paulo Souto:

comentários

por Júlia Sarmento no dia 23 de Set de 2014 às 18:12 em Cidade

comentários

Uma troca de tiros causou pânico nos moradores do Nordeste de Amaralina, na tarde desta terça-feira (23). O caso aconteceu por volta das 14h45, na Ladeira da Reciclagem, região conhecida como Boqueirão. Segundo o soldado Oliveira, da 40ª Companhia Independente da Polícia Militar do Nordeste de Amaralina, na hora do chamado a informação era de que criminosos trocavam tiros na região.

Segundo ele, oito viaturas foram deslocadas, mas a confusão já tinha terminado quando os policiais chegaram. A suspeita é de que a briga esteja relacionada com o tráfico de drogas. Ninguém ficou ferido e nenhum suspeito foi encontrado. 

comentários

por Júlia Sarmento no dia 23 de Set de 2014 às 18:12 em Política

comentários

"Essa pessoa foge para a Europa e eu é que tenho que dar explicação?", questiona Rui Costa
Foto: Tácio Moreira / Metropress
O quarto entrevistado do programa Vota Bahia, promovido pela Metrópole, A Tarde e TV Aratu, é o candidato ao governo pelo PT, Rui Costa. O candidato está respondendo à perguntas de jornalistas e do público na sabatina realizada nesta terça-feira (23). Questionado sobre qual o seu envolvimento e qual está sendo a sua relação política com o Instituto Brasil, o candidato diz não ter envolvimento com a ONG e relata ter convicção que esta denúncia é uma farsa eleitoral.

"Tenho a convicção que isto é uma farsa eleitoral. Aquelas velhas montagens feitas pelos políticos que há anos tomam conta da Bahia. O contrato original com o Instituto Brasil é do governo Paulo Souto. Na apuração do Ministério Público meu nome não foi citado, e só agora, faltando 15 dias para a eleição meu nome aparece. Denunciado por uma pessoa (Dalva Sele) que estava individada e que rapidamente quitou suas dívidas e fugiu para a Europa.  Eu estou entrando com um requerimento na Pólicia Federal e no Ministério Público para apurar se foi realizado algum pagamento para que esta suposta denúncia tenha sido feita. Essa pessoa não fala nada durante quatro anos e faltando 15 dias para a  eleição resolve seus problemas financeiros e foge do país e eu é que tenho que dar explicações? Espero que esse caso seja resolvido o mais rápido possível", disse Rui Costa.

O projeto Vota Bahia é uma parceria inédita entre três dos maiores grupos de comunicação do estado: Metrópole, A Tarde e TV Aratu. Com um formato inovador, o Vota Bahia contará com debates, sabatinas e entrevistas dos candidatos ao governo do estado e ao Senado federal, ajudando o eleitor a fazer sua escolha no dia 5 de outubro. 

comentários

por Matheus Simoni no dia 23 de Set de 2014 às 17:53 em Cidade

comentários

Sucom multa 18 infratores e apreende 27 em operação contra poluição sonora
Foto: Ilustrativa/Divulgação/Sucom
Entre sexta e segunda-feira (19 e 22), a Operação Silere organizada pela Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom) multou 18 infratores e apreendeu 27 equipamentos sonoros em 14 bairros de Salvador. O órgão realizou também operações juntamente com a Polícia Militar e a Guarda Municipal durante o final de semana. A primeira, em conjunto com o 18° Batalhão da PM, ocorreu nos bairros do Rosário, Dois de Julho e Politeama. Na ocasião, o bar Chuleta foi autuado por emitir índice sonoro acima do permitido por lei e teve sua aparelhagem apreendida. O Barelanche, localizado na Av. Carlos Gomes, foi notificado durante a mesma ação.

Outra operação integrada foi realizada com a 26° Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), juntamente com apoio da Guarda Municipal. Os bairros de Engenho Velho de Brotas, Brotas, Matatú de Brotas e Alto do Saldanha foram vistoriados e dez equipamentos foram apreendidos. Foram expedidos cinco autos de infração e uma notificação.

comentários

por Júlia Sarmento no dia 23 de Set de 2014 às 17:34 em Bahia

comentários

Principal nascente do Rio São Francisco secou, diz diretor do parque
Foto: Reprodução/Bahia Notícias
A nascente do Rio São Francisco, situada em São Roque de Minas, secou. Foi o que disse o diretor do Parque Nacional da Serra da Canastra, Luiz Arthur Castanheira, ao site de notícias G1 nesta terça-feira (23). Segundo ele, o motivo foi a estiagem. "Essa nascente é a original, a primeira do rio e é daqui que corre para toda a extensão. Ela é um símbolo do rio. Imagina isso secar?", disse o diretor.  O São Francisco é o maior rio totalmente brasileiro, e sua bacia hidrográfica abrange 504 municípios de sete unidades da federação - Bahia, Minas Gerais, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Goiás e Distrito Federal.

Segundo o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Anivaldo Miranda, explicou que apesar de a nascente em São Roque de Minas, no Centro-Oeste do estado, não ser determinante para o volume de água da bacia, ela serve como um "termômetro", uma vez que o nível dos reservatórios da região é fundamental para o São Francisco.

 A estiagem deste ano ocorre em todo o país a vários meses e, segundo os meteorologistas, não deve acabar tão cedo.

comentários

por Matheus Simoni no dia 23 de Set de 2014 às 17:15 em Política

comentários

Filho de Eduardo Campos realiza primeiro comício após morte do pai
Foto: Reprodução/Diário Pernambucano
Após 40 dias da morte do pai, o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos, João Campos, de 20 anos, fez seu primeiro comício em apoio ao candidato ao governo pernambucano pelo PSB, Paulo Câmara. Na última segunda-feira (22), o herdeiro político do ex-candidato à Presidência da República ressaltou o orgulho que o pai tinha pela região. "Meu pai não deixou uma herança. Pois esta, quando dividida, pode se acabar. Ele deixou um legado, que,  quanto mais o dividirmos, mais crescerá,  espalhando-se pelo Brasil todo", afirmou João, ressaltando a alegria de estar em uma região que foi tão importante para Eduardo e para o bisavô, Miguel Arraes", disse João. 

Confira um trecho do discurso de João Campos:





 

Vídeo



comentários

por Júlia Sarmento no dia 23 de Set de 2014 às 16:54 em Saúde

comentários

Ação social oferece tratamento gratuito para pacientes com câncer de pele
Foto: Reprodução/Google
Uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica/Regional BA oferece tratamento gratuito para o câncer de pele, para pessoas de baixa renda. Até esta quinta-feira (25), o Hospital das Clínicas, no Canela, receberá as inscrições das 13h às 15h. Para ter direito ao tratamento, as pessoas devem comprovar renda. A ação do tratamento será realizada no mesmo local, no dia 11 de Novembro.

O câncer de pele é o mais incidente na população, e como o tratamento de qualquer câncer de pele pode requerer cirurgia para remover os tumores. Para quem sofre da doença ou já foi tratado, é ainda mais importante o acompanhamento médico. 

comentários

Página 1 de 3444
BUSCA
Rádio Metrópole
escute ao vivo Escute pelo Media Player Escute pelo Itunes
Seta

Não há programação no ar

Baixe os aplicativos da Rádio Metrópole
MK ENTREVISTA
22/09/2014
Jaques Wagner
Governador da Bahia
19/09/2014
Aécio Neves
Candidato a Presidente
18/09/2014
Marina Silva
Candidata a Presidente
NEWSLETTER
Grupo Metrópole
© Copyright 2013 Rádio Metrópole - Em Salvador, ouça a Rádio Metrópole 101.3 FM e 1290 AM Telefone: 71 3505 5000 | Fax: 71 3505 5040