RSS Facebook Twitter

por Luiza Cadidé no dia 17 de Abr de 2014 às 20:01 em Cidade

comentários

Sindilojas irá avaliar prejuízos provocados pela greve da PM aos comerciantes de Salvador
Foto: Cleidison Bomfim/Moto-Repórter
A greve da Polícia Militar da Bahia acabou nesta quinta-feira (17), porém, os prejuízos causados no setor do comércio neste período ainda serão contabilizados. Em entrevista ao iBahia, o presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio do Estado da Bahia (Sindilojas), Paulo Motta, disse que as perdas para os comerciantes são imensuráveis e que a avaliação já será realizada nas próximas 24 horas. "Isso requer uma avaliação cuidadosa que vamos fazer nas próximas 24 horas", disse.

O presidente informou que o Sindilojas está à disposição dos associados para orientação jurídica necessária para promover ações próprias e também irá ouvir os lojistas sobre os danos patrimoniais provocados pela greve. Entre os dias 15 e 17, período da paralisação, algumas lojas foram saqueadas, como a Cesta do Povo do Vale do Ogunjá, e todos os shoppings da cidade finalizaram suas atividades mais cedo, ocasionando danos significativos ao setor.

comentários

por Carolina Lemos no dia 17 de Abr de 2014 às 19:40 em Brasil

comentários

Durante feriado, Infraero espera 3,57 milhões de passageiros nos aeroportos
Foto: Manuela Cavadas/Metropress (arquivo)
A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) estima movimentação de 3,57 milhões de passageiros nos 63 aeroportos administrados pela empresa durante o feriado prolongado, entre 16 e 22 de abril. O número é 9,84% maior que o registrado no feriado da Semana Santa de 2013, que chegou a 3,25 milhões de passageiros. Os números não incluem os terminais de Guarulhos (SP), Viracopos (SP) e Brasília (DF), concedidos à iniciativa privada. De acordo com o balanço divulgado às 11h pela Infraero, dos 778 voos domésticos programados desde a meia-noite, 6,2% saíram atrasados, 1,9% estão atrasados no momento e 5,8% foram cancelados.

Para atender ao grande fluxo de passageiros foi acionado plano de ação, com reforço nas equipes de segurança e operações, por meio de remanejamento das escalas de trabalho e acompanhamento de equipamentos essenciais, como esteiras e pontes de embarque, segundo informa a Infraero. Essas medidas são regularmente adotadas em períodos de grande movimentação, como as festas de final de ano e feriados prolongados.

comentários

por Luiza Cadidé no dia 17 de Abr de 2014 às 19:22 em Cidade

comentários

Tropas Federais permanecem na Bahia até o fim do feriado
Foto: Ana Paula Bispo/Metropress
Os homens das Forças Armadas e das Força Nacional irão permanecer na Bahia mesmo após o fim da greve dos policiais militares e bombeiros. A informação foi divulgada pelo governador Jaques Wagner em entrevista coletiva cedida nesta quinta-feira (17), na Governadoria.  "O nosso planejamento não se encerra aqui, temos um feriado pela frente e vamos manter a GLO para uma reavaliação e ter a certeza de que a normalidade foi reconquistada", disse

As tropas federais foram enviadas para reforçar a segurança pública na Bahia após o inicio da greve da PM na última terça-feira (15). Os militares começaram a chegar em Salvador nesta quarta-feira (16) e têm autoridade para realizar patrulhas, vistorias e prisões em flagrante. O comandante da 6ª Região Militar, general Racine Bezerra Lima, está no comando das operações.

comentários

por Carolina Lemos no dia 17 de Abr de 2014 às 19:00 em Mundo

comentários

Venezuela: governo e oposição chegam a seus primeiros acordos
Foto: Reprodução/AFP
O Governo e a oposição da Venezuela já chegaram aos primeiros acordos concretos do processo de diálogo iniciado na quinta-feira da semana passada e que na terça-feira (15) teve a sua segunda rodada. Após mais de cinco horas de reunião, as partes concordaram em ampliar a Comissão da Verdade para investigar a violência que tomou o país há dois meses. Ficou acordado também que as zonas governadas pela oposição se somem ao plano Pátria Segura, estratégia desenhada pelo Governo central para combater o crime, e que haja a revisão da situação dos presos políticos.

A oposição teria conseguido assim que o Governo saísse dos simples debates para produzir rapidamente resultados concretos. A Comissão da Verdade, uma proposta do presidente Nicolás Maduro, é integrada por nove deputados (cinco chavistas e quatro da oposição). O bloco de oposição no Parlamento recusou-se a fazer parte dessa instância pela dura repressão das Forças Armadas e a participação das tropas de choque chavistas. A decisão de adicionar personalidades de renome, como definiu o porta-voz da oposição, Ramón Guillermo Aveledo, lança sobre a iniciativa uma luz de confiança que dificilmente teria se apenas fosse composta por uma maioria de deputados chavistas.

O Governo também teve sucesso ao conseguir que a oposição se juntasse aos planos de combate ao crime. Até o momento, o plano Pátria Segura não tinha sido implementado em todo o país. Os tumultos que começaram há dois meses se transformaram em declarações formais. As informações são do El País.

comentários

por Luiza Cadidé no dia 17 de Abr de 2014 às 18:42 em Cultura

comentários

Espetáculo "A Paixão de Cristo" será realizado a partir desta sexta
Foto: Reprodução/Festival Arte do Sagrado
O espetáculo "A Paixão de Cristo", que faz parte da programação do Festival Artes do Sagrado, continua suspendo nesta quinta-feira (17) por conta do retorno gradativo da Polícia Militar às ruas. A partir desta sexta-feira (18) até o domingo (20), a programação será realizada normalmente. A estreia do espetáculo, que aconteceria na quarta-feira (16), foi cancelada por conta da greve da PM.

O evento irá acontecer no Farol da Barra às 18h30. Os ingressos podem ser trocados por 2 kg de alimentos não perecíveis em quatro pontos espalhados pela cidade como: Shopping Iguatemi, Ferreira Costa Paralela, Obras Sociais Irmã Dulce, Farol da Barra (bilheteria do evento). Os donativos serão entregues às Obras Sociais Irmã Dulce.


comentários

por Alan Guimarães no dia 17 de Abr de 2014 às 18:22 em Esportes

comentários

Neymar sofre lesão durante clássico e pode ficar de fora até junho
Foto: Miguel Ruiz / FCB
Após a perda do título da Copa do Rei para o rival Real Madrid, na última quarta-feira (16), o Barcelona também perdeu um dos seus maiores craques do time: o atacante Neymar sofreu uma lesão no pé durante o confronto contra os merengues e pode desfalcar o time de Tata Martino por até um mês, o que o deixaria fora do restante da temporada europeia.

De acordo com o clube catalão, Neymar já iniciou tratamento e, se tudo ocorrer bem, a previsão é de que ele retorne ao time no duelo contra o Atlético de Madrid, na última rodada do Campeonato Espanhol, no dia 18 de maio, cerca de uma semana antes da apresentação dos atletas à Seleção Brasileira para a disputa da Copa do Mundo.

No Barça, essa é a segunda lesão do brasileiro. Em janeiro deste ano, o atacante machucou o tornozelo e desfalcou a equipe por um mês.

comentários

por Carolina Lemos no dia 17 de Abr de 2014 às 18:02 em Mundo

comentários

"Diplomacia pode acalmar a situação", diz Obama sobre crise na Ucrânia
Foto: Divulgação/Casa Branca
O presidente norte-americano, Barack Obama, afirmou nesta quinta-feira (17) que as negociações entre Rússia e potências ocidentais para acabar com as tensões na Ucrânia são promissoras. No entanto, os Estados Unidos e seus aliados estão preparados para impor sanções aos russos se a situação não melhorar. "Existe a possibilidade, a perspectiva, que a diplomacia possa acalmar a situação", disse ele a repórteres na Casa Branca.

"A questão agora é, de fato, se eles (russos) vão usar a influência que exerceram de forma disruptiva para restaurar um pouco de ordem para que os ucranianos possam realizar uma eleição e avançar com as reformas de descentralização que propuseram", afirmou Obama. As informações são da Agência Reuters.

comentários

por Alan Guimarães no dia 17 de Abr de 2014 às 17:42 em Esportes

comentários

Ximenes é apresentado como novo diretor do Vitória e mira título da Copa do Brasil
Foto: Divulgação / EC Vitória
O novo diretor de futebol do Vitória já chegou e foi apresentado nesta quinta-feira (17), na Toca do Leão. Felipe Ximenes acredita que a luta pelo título da Copa do Brasil de 2014 deve ser priorizada e será uma das estratégias do Leão. Segundo ele, o clube tem totais condições de ter esse título nacional. Na próxima quinta-feira (23), o rubro-negro precisa passar pelo JMalucelli para avançar à segunda fase da competição. 

"A Copa do Brasil é um campeonato de tiro curto, totalmente diferente do Brasileirão. Como é mata-mata, um bom desempenho pode te levar longe, mas uma noite infeliz pode arruinar todo o planejamento feito. O Vitória entra nas mesmas condições de ganhar títulos que outros times grandes e vamos trabalhar para que isso aconteça", disse.

O gestor elogiou o trabalho do Vitória e pretende dar continuidade ao projeto do clube. "Venho para dar continuidade ao trabalho que já vem sendo desenvolvido. Venho para respeitar a cultura do clube. O Vitória é um dos grandes times do futebol brasileiro, uma equipe centenária e com uma história rica. Quero contribuir, com a consciência de que sou mais um para as estratégias que levarão o clube a conquistar títulos".

Para o presidente do rubro-negro, Carlos Falcão, Ximenes não terá dificuldade alguma na adaptação ao clube. "O Felipe tem uma filosofia de trabalho que se adéqua a nossa. É um executivo vencedor, que gosta de ganhar títulos e só tem a acrescentar".

Ouça a apresentação completa de Ximenes:

 

Áudio



comentários

por Carolina Lemos no dia 17 de Abr de 2014 às 17:35 em Mundo

comentários

Morre o escritor Gabriel García Marquez aos 87 anos
Foto: Divulgação
Morreu nesta quinta-feira (17) o escritor e jornalista Gabriel García Marquez, aos 87 anos. Nascido na cidade caribenha de Aracataca, na Colômbia, no dia 6 de março de 1927, prêmio Nobel de Literatura e um dos maiores escritores da literatura universal, García Marquez escreveu obras clássicas como Cem Anos de Solidão, O Amor nos Tempos do Cólera e Ninguém Escreve ao Coronel. Entre o fim de março e o início de abril, ele ficou internado com pneumonia e infecção respiratória na Cidade do México, onde morava.

O mais novo de seus dez irmãos, Jaime García Márquez, revelou em 2012 que o autor sofria de demência senil "há alguns anos" e que estava lutando contra a perda de memória. O escritor era casado com Mercedes Barcha Pardo desde 1958. Eles tiveram dois filhos: Rodrigo, que nasceu em 1959, e Gonzalo, nascido em 1962.

Conhecido como Gabo por seus amigos, Gabriel foi jornalista de grandes jornais colombianos como El Universal, de Cartagena, e El Espectador, de Bogotá. Para os que acompanharam sua carreira, seus romances eram motivos de admiração, mas muitos consideravam que "sua grandeza reside em suas reportagens", como afirmava o jornalista polonês Ryszard Kapuscinski. Gabo começou a escrever ficção aos 20 anos e foi um dos escritores mais admirados e traduzidos com mais de 40 milhões de livros vendidos em 36 idiomas. Gabriel García Marquez ampliou os limites da literatura e criou, ao longo de sua vida, uma nova forma de narrar, criando um universo e uma linguagem próprios. Com informações do El País.



comentários

por Maria Dominguez no dia 17 de Abr de 2014 às 17:33 em Cidade

comentários

Motoristas enfrentam congestionamento na BR-324 nesta quinta
Foto: Xicu Sales/Leitor Metro1
O pior congestionamento para quem sai de Salvador está na BR-324 no fim de tarde desta quinta-feira (17).  De acordo com usuários do aplicativo Waze, a rodovia está engarrafada desde a Estação de Campinas até depois de Simões Filho. O fluxo está intenso na BA-099, a Estrada do Coco entre Lauro de Freitas e Arembepe. Vale lembrar que os ônibus da cidade estão em atividade até às 18h de hoje, pois o Sindicato dos Rodoviários declarou que mesmo com o fim da greve da Polícia Militar, a cidade ainda não está completamente segura.

Os motoristas também encontram um transtorno na Av. Luiz Viana filho, a Paralela. Segundo ouvintes que entraram em contato com a redação, um caminhão está quebrado embaixo do viaduto Luis Eduardo Magalhães e deixa lentidão na Av. Paralela sentido Rodoviária.

comentários

por Carolina Lemos no dia 17 de Abr de 2014 às 17:22 em Cidade

comentários

Taxa de desemprego aumenta de 9% para 9,2% em Salvador; cidade está na contramão do país
Foto: Ilustrativa
A taxa de desemprego aumentou consideravelmente na região metropolitana de Salvador mostrando que a capital baiana está na contramão do que ocorre no mercado de trabalho do país. A taxa de desocupação na cidade subiu de 9% em fevereiro para 9,2% em março, segundo informações divulgadas nesta quinta-feira (17) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O Instituto anunciou também que a taxa de desemprego nas seis principais regiões metropolitanas do País ficou em 5% em março ante 5,1% em fevereiro. "As taxas de desocupação têm diferenças grandes entre as regiões metropolitanas. A taxa de Salvador é quase três vezes maior do que a observada no Rio de Janeiro (3,5%) e Porto Alegre (3,2%)", ressaltou Cimar Azeredo, coordenador de Trabalho e Rendimento do IBGE.

"Salvador está destoando. Isso é um número considerável e a gente está tentando entender esse movimento, por que houve isso. A taxa de desemprego de Salvador está passando acima do ano retrasado", notou Azeredo. Em março de 2012, a taxa de desemprego na região tinha sido de 8,1%.

comentários

por Alan Guimarães no dia 17 de Abr de 2014 às 17:02 em Esportes

comentários

Xodó tricolor, Marcelo Lomba renova vínculo com o Bahia; novo acordo vai até 2017
Foto: Felipe Oliveira / Flickr / Divulgação / EC Bahia
Dias depois do título baiano, a diretoria do Bahia renovou o contrato do goleiro Marcelo Lomba até 2017. A oficialização ocorreu através de SMS - mensagem de texto - para os sócios-torcedores do clube.

O goleiro chegou ao Fazendão no início do Brasileirão de 2011, quando foi emprestado pelo Flamengo para a disputada do Campeonato Brasileiro. Firmou-se como titular, acabou rescindindo com o time carioca e ficando em definitivo no Esquadrão. Um dos líderes do elenco tricolor, Lomba ganhou o prêmio de melhor goleiro do Campeonato Baiano de 2014.

comentários

por Bárbara Silveira no dia 17 de Abr de 2014 às 16:48 em Cidade

comentários

Shoppings voltam a funcionar normalmente após paralisação da Polícia Militar
Foto: Metropress
Alguns shoppings de Salvador já retomaram o horário normal de atendimento ao cliente após o fim da greve da Polícia Militar da Bahia ser decretada nesta quinta-feira (17). Até a tarde de hoje, o Iguatemi e Salvador Norte Shopping confirmaram que vão funcionar em horário normal.

Confira os horários de funcionamento:

Salvador Norte Shopping: Funciona normalmente nessa quinta-feira (17), até às 22h. Na sexta-feira Santa, o Lazer funciona das 11h às 21h, o segmento de Alimentação e as Lojas Americanas abrem das 12h às 21h. As demais lojas e quiosques estarão fechados. No sábado, domingo e segunda  funcionamento vai ser normal.

 Iguatemi: Nesta quinta funciona em horário normal, até às 22 horas. O shopping não informou como será o funcionamento durante o feriado.


comentários

por Luiza Cadidé no dia 17 de Abr de 2014 às 16:40 em Cidade

comentários

PM envia nota com propostas aprovadas em assembleia após acordo com governo
Foto: Roberto Viana/Bocão News
Após acordos firmados em reunião entre representantes de policiais e do governo do Estado, a greve da Polícia Miliatar da Bahia, iniciada na terça-feira (15), foi encerrada na tarde desta quinta-feira (17). A assessoria de imprensa da categoria enviou uma nota informando que as atividades regulares serão retomadas.

 "Em respeito aos apelos da sociedade baiana e ao estado democrático de direito, as Associações dos Policias Militares do Estado da Bahia (ABSSO, A2J, AOPM, AOPMBA, APPM, ASPRA e o Observatório da Cidadania), integrantes do Grupo de Trabalho (GT-PM) vem a público informar que, após três dias tensos de negociações com a área sistêmica do Governo do Estado, mediadas pelo comandante-geral e arcebispo primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, chegaram a um bom termo selando desta forma um acordo para a retomada das atividades regulares dos policiais militares do Estado da Bahia", disse.

Em nota, as propostas aceitas pelos policiais na assembleia que aconteceu nesta quinta no Wet'n Wild também foram citadas, são elas:

- Aumento da gratificação por Condições Especiais de Trabalho (CET)  dos Praças na proporção de 25% para os trabalhadores em função administrativa,  45% para os praças operacionais e 60% para os praças motoristas e gratificação pelo Exercício Funcional em Regime de Tempo Integral (RTI) para os oficiais com atualização da lei.
- Retirada para nova discussão da proposta do Código de Ética e rediscussão de Estatuto e Plano de Carreira, os quais devem ser encaminhados com a máxima urgência à Assembleia Legislativa da Bahia.  
- Rever os processos administrativos disciplinares relacionados à mobilização de 2012 com vistas à reforçar o acordado naquele momento e suspender as quaisquer procedimentos que visam a apurar as faltas administrativas que não se constituem crimes decorrentes da paralisação de 2014.
- Regulamentar o artigo 92 do Estatuto dos Policiais Militares (CAPÍTULO DOS DIREITOS) nas bases a serem negociadas com o Governo do Estado e Comando da Corporação.
- Manter as conquistas já anunciadas pelo Governo.

comentários

por Alan Guimarães no dia 17 de Abr de 2014 às 16:21 em Esportes

comentários

Ingressos para Bahia x Cruzeiro começam a ser vendidos nesta quinta
Foto: Reprodução / futebolbahiano
Os torcedores do Bahia poderão garantir presença para a estreia do tricolor no Campeonato Brasileiro a partir das 18h desta quinta-feira (17) nos balcões Ticketmix e Pida!, além do site da Arena Fonte Nova. A partida será contra o Cruzeiro, atual campeão da competição, no próximo domingo (20), às 16h, na Fonte Nova.

Os valores variam entre R$ 15 (meia-entrada Super Norte) e R$ 140 (Lounge Premium). Os estudantes precisam apresentar carteira de estudante no ato da compra para ter o benefício de meia-entrada, já os idosos devem portar documento de identidade.

Esta partida pode acontecer uma marca história: o gol de número 100 da Arena Fonte Nova desde que ela foi reinaugurada.

comentários

Página 1 de 3003
BUSCA
Rádio Metrópole
escute ao vivo Escute pelo Media Player Escute pelo Itunes
Seta Bom Dia com Mário Kertész 07h00 às 08h00
Baixe os aplicativos da Rádio Metrópole
MK ENTREVISTA
17/04/2014
Nelson Pelegrino
Deputado Federal
17/04/2014
Marcos Prisco
Vereador e presidente da Associação de Policiais e Bombeiros e de seus Familiares no Estado (Aspra)
16/04/2014
Acm Neto
Prefeito de Salvador
NEWSLETTER
Grupo Metrópole
© Copyright 2013 Rádio Metrópole - Em Salvador, ouça a Rádio Metrópole 101.3 FM e 1290 AM Telefone: 71 3505 5000 | Fax: 71 3505 5040