RSS Facebook Twitter

por Matheus Simoni no dia 02 de Set de 2014 às 13:20 em Mundo

comentários

Paciente infectado com Ebola foge de centro de tratamento e causa pânico na Libéria
Foto: Reprodução/Euronews
O pânico tomou conta da população da Monrovia, capital da Libéria, quando um homem infectado com o vírus Ebola fugiu de um centro de treinamento da cidade e foi até uma comunidade próxima, na última segunda-feira (1). Ao ver que o paciente estava com uma identificação de infecção da doença, os moradores se desesperaram. Uma equipe do Médicos sem Fronteiras chegou ao local para convencer o rapaz a voltar para o centro médico. Ele teve que ser colocado no caminhão à força pela equipe médica. De acordo com o jornal El País, é a quinta vez que um paciente sai da instituição. 

A doença já matou mais de 1500 pessoas na Nigéria, em Serra Leoa, Guiné e na Libéria, que é o pais mais afetado pela epidemia que atinge a África Ocidental, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).



 

Vídeo



comentários

por João Brandão no dia 02 de Set de 2014 às 13:00 em Mundo

comentários

FBI anuncia que irá investigar vazamento de fotos de celebridades nuas
Foto: Reprodução/4chan
O FBI (polícia federal americana) confirmou na última segunda-feira (1°) que vai investigar o vazamento de fotos de celebridades como Jennifer Lawrence, Mary Elizabeth e Kate Upton nuas. "O FBI está ciente das alegações sobre invasões de computador e a liberação ilegal de material envolvendo indivíduos conhecidos e está tratando do assunto. Qualquer outro comentário seria inapropriado neste momento", disse Laura Eimiller, porta-voz do FBI em Los Angeles.

O problema começou no último domingo (31) quando fotos de diversas celebridades nuas ou quase nuas foram divulgadas no 4chan.

comentários

por Matheus Morais no dia 02 de Set de 2014 às 12:39 em Política

comentários

Empresário diz estranhar acusações contra deputado Luiz Argôlo
Foto: Agência Câmara
Convidado pela defesa do deputado federal Luiz Argôlo (SD-BA), o empresário de Itabuna, no sul do estado, Josias Miguel dos Santos negou nesta terça-feira (2) conhecer o doleiro Alberto Youssef, preso pela Polícia Federal na Operação Lava Jato. Ele disse que aceitou depor no Conselho de Ética da Câmara por ter relações de amizade com o deputado e sua família.

"Conhecemos a família e temos certeza de que não havia necessidade de CPI [comissão parlamentar de inquérito]. [Ele] nasceu em berço de ouro e não havia necessidade de corrupção para se enriquecer", disse ao declarar que a família de Argôlo há anos tem avião, fazenda e gado.

Santos disse que é dono de uma produtora de áudio e vídeo e de propriedade rural na Bahia e se declarou apenas apoiador político do deputado na Bahia. "Me causou estranheza que ele estivesse envolvimento com coisas ilícitas em Brasília", acrescentou.

Segundo a Agência Brasil, o empresário disse que nunca ocupou um cargo no gabinete do parlamentar em Brasília, mas admitiu que, antes de 2010, exerceu algumas funções no gabinete de Argôlo na Bahia, quando o político ocupou uma cadeira de deputado estadual. Luiz Argôlo é investigado por quebra de decoro parlamentar em função das denúncias de envolvimento com o doleiro Alberto Youssef. O advogado de defesa de Argôlo confirmou que o parlamentar vai depor nesta quarta-feira (3), às 14h.

comentários

por Matheus Morais no dia 02 de Set de 2014 às 12:18 em Política

comentários

Jaques Wagner vai entregar 992 casas em Feira de Santana nesta sexta-feira
Foto: Tácio Moreira/ Metropress
992 unidades habitacionais dos residenciais Asa Branca I, II, III< IV, do programa Minha Casa, Minha Vida em Feira de Santana serão entregues nesta sexta-feira (5). De acordo com o governo estadual, foram investidos nas residências um total de R$ 56,5 milhões. "Já estive em Feira de Santana inaugurando a [Avenida] Nóide Cerqueira, já estive com a assinatura da duplicação da BR-101 e da BR-116 e desta vez vamos inaugurar os residenciais dentro do nosso programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal, via Caixa Econômica, com a parceira com o Governo estadual", afirmou o governador Jaques Wagner (PT).

Nesta quarta (3), o petista também irá para Gongoji, no sul da Bahia, para inaugurar as obras de recuperação da BA-120, que liga a sede do município ao entroncamento com a BR-330, em Ubatã. "A obra beneficia aproximadamente 60 mil habitantes dos municípios de Ubatã, Gongoji, Barra do Rocha e Ibirapitanga e o investimento é acima de R$7 milhões", explicou.

comentários

por João Brandão no dia 02 de Set de 2014 às 11:57 em Cidade

comentários

Isso é hora? Caminhão de entulho atrapalha trânsito na Av. Princesa Leopoldina
Foto: Matheus Farias / Leitor Metro1
Isso é hora? O leitor do Metro1 Matheus Farias flagrou no final da manhã desta terça-feira (2) um caminhão de entulho atrapalhando o trânsito da Avenida Princesa Leopoldina, em frente ao Centro Médico Hospital Português. "O caminhão causou a fila dupla. Obstruindo, inclusive, uma das mãos", criticou o leitor.

Se você também tem alguma denúncia, foto ou vídeo, colabore com a reportagem da Metrópole e envie seu material para o Você Repórter pelo e-mail vocereporter@radiometropole.com.br.

comentários

por João Brandão no dia 02 de Set de 2014 às 11:40 em Cidade

comentários

Prefeitura de Salvador diz que vai entregar Prefeitura-Bairro do Cabula ainda neste mês
Foto: Divulgação / Agecom
A Prefeitura-Bairro, localizada próximo à entrada do Resgate, no Cabula, contará com serviços essenciais, com guichês de atendimento dos órgãos ligados à administração municipal. De acordo com Reinaldo Braga, coordenador das Prefeituras-Bairro, a previsão é de que o espaço seja entregue à população até o dia 20 de setembro. Reinaldo Braga disse ainda que por conta do cadastro nos programas do governo, a Secretaria de Infraestrutura e Defesa Civil (Sindec) é a mais demandada, seguida da pasta da Ordem Pública (Semop).

Na última quinta-feira (28), foi entregue à população a quinta sede de Prefeitura-Bairro de Salvador, localizada em Paripe, no Subúrbio Ferroviário.  Além da unidade do Cabula, também devem ser inauguradas até o final do ano as sedes da Barra, Pau da Lima, Valéria e São Caetano, totalizando dez unidades. Em 2015, serão entregues dois postos avançados, sendo um na Pituba, que faz parte da Prefeitura-Bairro da Barra, e um em Brotas, que faz parte da unidade do Centro Histórico.

Prefeituras-Bairro

No espaço são oferecidos serviços como cadastramento para o Bolsa Família, Casa Legal, solicitações de limpeza e tapa-buracos, entre outros. Estarão presentes órgãos como Sindec, Semop, Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps), Limpurb, Coordenadoria de Defesa do Consumidor (Codecon), Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo (Sucom), entre outros. Parcerias com o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), Junta Militar e INSS também viabilizaram a prestação de serviços por esses órgãos.

comentários

por Matheus Morais no dia 02 de Set de 2014 às 11:23 em Política

comentários

Marina diz que não interferiu em mudança no programa para público LGBT
Foto: Agência Brasil
A mudança do capítulo sobre as políticas voltadas para o público LGBT em seu programa de governo foi comentada pela candidata do PSB ao Palácio do Planalto, Marina Silva, em entrevista ao Jornal da Globo, da Rede Globo. "A equipe do programa de governo foi quem fez a correção. Eu nem interferi nesse processo", disse.

Segundo a ex-ministra  houve duas falhas, uma delas referente à energia nuclear, que inicialmente, informava como proposta "ampliar a participação da energia nuclear na matriz energética brasileira". "E a outra foi que o documento que foi encaminhado como contribuição pelo movimento LGBT, não foi considerado documento da mediação do debate, foi um documento tal qual eles enviaram. Vários setores mandaram contribuições e obviamente que nenhum setor colocou 100% das propostas que colocou", explicou.

Questionada se era a favor do casamento gay, Marina usou a constituição para afirmar que "ela tem uma diferenciação em relação ao casamento", que é utilizado "para pessoas de sexo diferente". "A manchete seria: Marina Silva é a favor da união civil entre pessoas do mesmo sexo", rebateu. Marina garantiu ainda respeitar a "liberdade individual das pessoas". "Nós vivemos em um estado laico, as pessoas têm o direito de exercitar sua liberdade, independente da condição social, de raça ou de orientação sexual", ressaltou.

comentários

por Matheus Morais no dia 02 de Set de 2014 às 11:17 em Política

comentários

TRE apreende quase 1.200 placas irregulares de campanha em Salvador
Foto: Divulgação

1.119 placas irregulares de campanha eleitoral foram apreendidas pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE) na última semana. O órgão comandou uma blitz que mobilizou quatro equipes de servidores das 1ª e 6ª Zonas Eleitorais. As ações aconteceram nas avenidas Bonocô, Paralela, Juracy Magalhães, Suburbana e San Martin e o material de campanha foi enquadrado na Lei 9.504/97. De acordo com a lei, é proibida a colocação de propaganda eleitoral em bem público e "nas árvores e jardins localizados em áreas públicas".

comentários

por João Brandão no dia 02 de Set de 2014 às 11:00 em Cidade

comentários

Cadê o passeio? Construção invade calçada e impede pedestres de andar na Pituba
Foto: Vanessa Borges / Leitora Metro1
O dono da rua resolveu invadir a calçada para construir um empreendimento no Loteamento Aquarius, localizado na Avenida Magalhães Neto, na Pituba. O flagra foi registrado pela leitora do Metro1 Vanessa Borges. E o pedestre, dono da rua, vai passar por onde?

Se você também tem alguma denúncia, foto ou vídeo, colabore com a reportagem da Metrópole e envie seu material para o Você Repórter pelo e-mail vocereporter@radiometropole.com.br.

comentários

por João Brandão no dia 02 de Set de 2014 às 10:42 em Esportes

comentários

Ex-presidente do Vitória fala sobre situação do clube e desconversa sobre volta à presidência
Foto: Tácio Moreira / Metropress
Sabe aquela expressão "Quem foi rei nunca perde a majestade"? Pois é o que acontece com o Vitória. Apesar de não responder pelas decisões do time desde o final de 2013, o ex-presidente do clube Alexi Portela continua participando e palpitando nas decisões do rubro-negro. Na última segunda-feira (1°), Alexi concedeu entrevista para o site esportivo Galaticos Online e falou sobre a atual situação do Leão da Barra.

"Não é uma situação fácil, não podemos esconder que realmente é uma situação difícil. Infelizmente a bola não está entrando. Mas o time já melhorou, tem outra cara, outra postura com o Ney [Franco]. Não tenho dúvida que vamos sair desse buraco. Temos que ter tranquilidade e trabalhar. O Vitória é um time estruturado e organizado, não pode ter caça às bruxas. Deixando o Ney trabalhar, com tranquilidade ele vai tirar o Vitória dessa situação", disse.

Questionado pela reportagem se aceitaria ser presidente de novo do clube, Alexi desconversou. "Não posso dizer que nunca, mas acho muito difícil eu voltar a ser presidente do Vitória. Já dei minha colaboração. Peguei o Vitória na Série C, em dois anos coloquei na A e não queria nem me candidatar. Os conselheiros que pediram para eu ficar. Agora quero ficar ajudando de fora", concluiu.

comentários

por Matheus Morais no dia 02 de Set de 2014 às 10:28 em Política

comentários

Políticos se beneficiam do Bolsa-pesca na cidade de Ibotirama
Foto: Raul Spinassé/ Jornal A Tarde
Uma reportagem publicada no jornal A Tarde deste domingo (31), denuncia uma verdadeira farra do Bolsa-Pesca na cidade de Ibotirama, a 648 quilômetros de Salvador. 12% da população do município, o que corresponde a 27 mil habitantes, está registrada no programa. Porém, parte dela é supostamente pescador de "pé enxuto". Ou seja, recebem o Seguro Desemprego ao Pescador Artesanal pago pelo governo federal no valor de um salário mínimo (por quatro meses ao ano), mas não sabe o que é pegar em linha, anzol ou rede. Alguns sequer moram no município.

Segundo o jornal, desde o ano passado, tramita na Justiça Federal um processo que apura fraude na concessão do seguro-defeso para pessoas que jamais exerceram pesca artesanal. Outra investigação corre na Polícia Federal pela mesma razão. Tanto o processo quanto o inquérito pouco andaram. De 2012 até agora o Ministério do Trabalho já repassou um total de R$ 643 milhões em Bolsa Pesca para a Bahia. Desse montante, R$ 23,9 milhões para o município de Ibotirama que tem 3.222 pescadores registrados no programa.

Bolsa-pesca

O bolsa-pesca é uma espécie de seguro-desemprego, para o período da piracema, quando não se pode pescar no Rio São Francisco. Às margens do rio, que este ano teve a menor redução do nível de água por conta da seca, menos de 20 barcos e canoas compõem o cenário. São 3.222 pescadores com Registro Geral da Pesca (RGP) deferidos pelo Ministério da Pesca.

O valor do benefício, concedido a quem tem o RGP, é de um salário mínimo (R$ 724) pagos de novembro a fevereiro. Este ano está previsto o pagamento de mais de R$ 9 milhões em Ibotirama. Nos dois últimos anos o auxílio chegou a R$ 24 milhões.

Na lista dos 3.222 com RGP deferidos em Ibotirama, há, por exemplo, um candidato a vereador nas eleições de 2012: Dimas Crisostomo da Silva, o Dimas do Juá Novo. À época, ele declarou ser pecuarista e patrimônio de R$ 73 mil.

Em entrevista à Rádio Metrópole, na manhã desta terça-feira (2), o superintendente regional na Bahia do Ministério da Pesca, Marcos Rocha, disse que o caso não é bem assim. "A história não é bem assim, o nome não é bolsa-pesca", disse.

comentários

por Stephanie Suerdieck no dia 02 de Set de 2014 às 10:13 em Trânsito

comentários

Ônibus quebrado em São Cristovão é retirado e trânsito melhora na Av. Paralela
Foto: Matheus Simoni / Metropress
A Transalvador informou que já conseguiu retirar o ônibus que estava quebrado em São Cristovão, na manhã desta terça-feira (2), e o trânsito já começou a aliviar na Avenida Luiz Viana Filho, a Paralela, para quem segue no sentido Aeroporto, mas ainda há retenção desde a saída da Av. Orlando Gomes. Em direção ao centro, a situação da Av. Paralela já normalizou. Na BR-324, o trânsito segue praticamente travado e, segundo a Policia Rodoviária Federal, são dois motivos: as obras de colocação da mureta de concreto no canteiro central da rodovia, logo após a região do Porto Seco Pirajá, e ainda um acidente, sem vítimas, que aconteceu mais cedo, e piorou o congestionamento.

comentários

por João Brandão no dia 02 de Set de 2014 às 09:55 em Cidade

comentários

Empresária é morta a facadas pelo tio em Villas do Atlântico
Foto: Reprodução / Facebook
A empresária Luciana Augusta Teixeira Lustosa Machado, de 34 anos, foi morta a facadas na noite da última segunda-feira (1°), em Villas do Atlântico, no município de Lauro de Freitas. Segundo a Superintendência de Telecomunicações das Polícias Civil e Militar (Stelecom), a empresária estava na Praia do Arpoador, por volta de 21h, quando foi esfaqueada pelo próprio tio, Marco Antônio Ferreira Costa, em várias partes do corpo.

Segundo o A tarde,  a vítima chegou a ser socorrida para o Hospital Menandro de Faria, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no local. A irmã de Luciana, Sílvia Augusta Teixeira Lustosa, também foi ferida pelo acusado. Ao tentar defendâ-la, o marido de Sílvia golpeou o tio com uma cadeira de alumínio. Os dois foram socorridos para o Hospital Menandro de Faria, mas não há informações sobre o estado de saúde deles.

A polícia ainda não sabe o que motivou o crime, que será investigado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). O corpo de Luciana foi encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica (DPT).

comentários

por Matheus Morais no dia 02 de Set de 2014 às 09:37 em Política

comentários

Mais Barulho! Câmara de Vereadores aprova projeto que altera lei do silêncio
Foto: Metropress
Um projeto que altera a atual lei do silêncio foi aprovado nesta segunda-feira (1) na Câmara dos Vereadores. Os principais pontos do projeto são: liberação de 110 decibéis em toda a cidade 25 dias antes do carnaval e 10 dias depois, 15 dias antes da festa do São João e 10 dias depois, além da criação de áreas de exclusão nos pontos do: Pelourinho, Arena Fonte Nova e alguns trechos da orla da capital baiana. Ou seja, o som será mais alto em eventos como o Carnaval e São João, além de eventos musicais que acontecerem na Arena Fonte Nova, por exemplo.

Ao que tudo indica, deve ser sancionado pelo prefeito ACM Neto, dentro de 15 dias, prazo estipulado pela constituição para um gestor analisar, sancionar ou vetar um projeto de lei. A lei atual impõe que o nível máximo de sons e ruídos em instituições públicas e privadas, e em veículos automotores seja de até 60 decibéis entre 22h e 7h e 70 decibéis entre 7h a 22h. Sons e ruídos causados por máquinas, motores são de 50dB no período de 7h as 18h.

A recomendação, por exemplo, é que em uma boate, com 110 decibéis, o máximo de exposição deve ser 30 minutos. O som em 110 decibéis equivale a um avião com o motor ligado, na pista de voo. Vem polêmica por aí!


comentários

por João Brandão no dia 02 de Set de 2014 às 09:22 em Esportes

comentários

Ingressos para Bahia x Inter pela Sul-Americana ja estão à disposição
Foto: Reprodução / Edson Ruiz / Agência Lancepress!
Os torcedores já podem adquirir o ingresso antecipado com desconto pela internet para o jogo do Bahia contra o Internacional na proxima quinta-feira (4), a partir das 22h, pela partida de volta da Copa Sul-Americana. Os torcedores podem adquirir também nos pontos de venda dos shoppings Iguatemi, Paralela, Salvador, Piedade e Lapa, de 9h às 22h. Os ingressos custam a partir de R$15 (meia-entrada) e R$30 (inteira), no Super Norte.

Os sócios patrimoniais do Bahia também podem comprar seu bilhete pela internet com 50% de desconto, mediante identificação do CPF do sócio adimplente, ou nos shoppings. O Torcedor Oficial do Bahia que ainda possui o programa ativo mantém seu acesso válido mediante apresentação da carteira do programa e mesma localização: TOB Arquibancada no Norte e Leste, e TOB Cadeira na Cadeira Especial Oeste.  As bilheterias da arena (Norte, Sul, EDG e EE) estão ampliadas. Os portões estarão abertos a partir das 19h.

Para comprar o ingresso pelo site, acesse itaipavaarenafontenova.com.br. O torcedor pode adquirir ingressos de inteira com preços promocionais para os setores Norte (R$38), Leste Inferior (R$40), Cadeira Especial Oeste (R$50) e Lounge Premium Itaipava (R$120). Os descontos giram em torno de 20% nos ingressos de inteira e não é cobrada taxa de entrega.

A gratuidade é oferecida para crianças até seis anos. É necessário que a criança esteja acompanhada dos pais ou responsáveis e documentação.

comentários

Página 1 de 3383
BUSCA
Rádio Metrópole
escute ao vivo Escute pelo Media Player Escute pelo Itunes
Seta Roda baiana 13h00 às 14h00
Baixe os aplicativos da Rádio Metrópole
MK ENTREVISTA
25/08/2014
Jaques Wagner
Governador da Bahia
21/08/2014
Lira Neto
Jornalista e escritor
21/08/2014
Lídice Da Mata
Vota Bahia - Candidata ao Governo do Estado pelo PSB
NEWSLETTER
Grupo Metrópole
© Copyright 2013 Rádio Metrópole - Em Salvador, ouça a Rádio Metrópole 101.3 FM e 1290 AM Telefone: 71 3505 5000 | Fax: 71 3505 5040