RSS Facebook Twitter

por Carolina Lemos no dia 18 de Abr de 2014 às 15:25 em Bahia

comentários

631 postos de trabalho são gerados na Bahia em março
Foto: Ilustrativa
Um saldo positivo de 631 postos de trabalho com carteira assinada foi contabilizado na Bahia, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), sistematizados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI/Seplan). O número situou-se em um patamar superior ao contabilizado no mesmo período do ano anterior (+375 postos) e inferior ao mês de fevereiro de 2014 (+8.306 postos).

A Bahia ocupou a segunda posição no saldo de postos de trabalho entre os estados da Região Nordeste e a nona posição  no Brasil em março de 2014.

comentários

por Carolina Lemos no dia 18 de Abr de 2014 às 14:54 em Mundo

comentários

Corpo do escritor Gabriel García Marquez será cremado no México
Foto: Divulgação
O corpo do escritor colombiano Gabriel García Márquez será cremado em uma cerimônia privada na Cidade do México. O jornalista morreu nesta quinta-feira (17) em sua casa na capital mexicana aos 87 anos. Na segunda-feira (21), o governo mexicano prestará uma homenagem ao ganhador do Prêmio Nobel de Literatura de 1982 no Palácio das Belas Artes. As informações são de um comunicado da família do autor, lido em frente a sua casa pela diretora do Instituto Nacional de Belas Artes, María García Cristina Cepeda.

A irmã do escritor, Aída García Márquez, manifestou a expectativa de que o corpo de Gabo, como era conhecido, seja sepultado na Colômbia. Nascido em Aracataca, Gabriel García Márquez fez diversas alusões a sua cidade natal ao se referir ao vilarejo Macondo no livro Cem Anos de Solidão, considerado sua obra-prima.

Na última segunda-feira, a mulher e os filhos de García Márquez haviam informado que seu estado de saúde era "muito frágil", havendo "risco de complicações". Após ser hospitalizado por uma semana devido a uma infecção pulmonar, o escritor havia retornado para casa no início do mês.

comentários

por Metro1 no dia 18 de Abr de 2014 às 14:21 em Cidade

comentários

Senha de jornalista da Metrópole é descoberta e usada indevidamente
Foto: Arquivo
O Metro1 sofreu, no fim da manhã desta sexta-feira (18), uma ação externa que modificou uma notícia anteriormente postada por um integrante da equipe do site.

A nota intitulada "Recém-contratado do Vitória, Vinícius é relacionado para encarar o Internacional; confira lista" foi alterada externamente para "Recém-contratado do Vicetória, Vinícius é relacionado para encarar o Internacional; confira lista".

O Grupo Metrópole rejeita qualquer tentativa de usar a estrutura de um de seus veículos para incentivar ofensas e provocações entre clubes.

comentários

por Alan Guimarães no dia 18 de Abr de 2014 às 11:34 em Esportes

comentários

Ingressos da Copa do Mundo já podem ser retirados no Iguatemi
Foto: Divulgação
O torcedor que comprou os ingressos para a Copa do Mundo de 2014 pode efetuar a retirada das entradas a partir desta quinta-feira (18). Às 12h, serão abertos os Centros de Distribuição de Ingressos da Fifa (FVTCs, sigla em inglês) em 10 das 12 cidades-sede. Em Salvador, o FVTC ficará no estacionamento I1 do shopping Iguatemi.

Até o dia 27, os centros funcionam apenas às sextas, das 12h às 20h, e aos sábados e domingos, das 10h às 18h. A partir de 2 de maio, o funcionamento passa a ser diário das 9h às 21h.

Para pegar o ingresso, o torcedor deve levar um documento de identificação com foto e o cartão utilizado na compra ou a Confirmação de Ingresso, caso tenha sido pago por boleto. Para evitar filas, há opção de marcar dia e hora de sua retirada de ingresso no site da Fifa, em que adquiriu as entradas.

Aqueles que compraram ingresso com desconto, categoria 4 (idosos, meia-entrada ou Bolsa Família), para deficientes ou mobilidade reduzida devem levar comprovantes. Não haverá retirada de ingresso nos estádios.

Ainda há entradas para quatro dos seis jogos em Salvador. Espanha x Holanda e Alemanha x Portugal estão com carga esgotada, mas Suíça x França, Bósnia x Irã e as partidas das oitavas e quartas ainda possuem disponibilidade em algumas categorias, como pessoas com dificuldade de locomoção e obesos.

Novos ingressos serão lançados no sistema da Fifa até 13 de julho, data da final da Copa e último dia de vendas. A carga extra será formada por entradas devolvidas por opção dos compradores e uma carga de proteção que não foi negociada pela Fifa devido ao atraso na entrega dos estádios.

comentários

por Alan Guimarães no dia 18 de Abr de 2014 às 11:05 em Esportes

comentários

Partida entre Bahia x Villa Nova-MG pela Copa do Brasil é adiada novamente
Foto: Felipe Oliveira / Flickr / Divulgação / EC Bahia
A partida entre Bahia e Villa Nova-MG, válida pela partida de volta da primeira fase da Copa do Brasil, já tinha sido adiada por conta da greve da Polícia Militar da Bahia, porém a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) resolveu alterar a data mais uma vez.

A nova data, que seria o próximo dia 23, será dia 30 de abril, véspera do feriado do Dia do Trabalhador, entre a segunda e terceira rodada do Campeonato Brasileiro, às 19h30, na Arena Fonte Nova.

Como o primeiro jogo terminou em 1 a 1, o Bahia precisa segurar o placar sem gols ou vencer a equipe mineira por qualquer placar que avança à segunda fase. O vencedor deste confronto enfrenta o América Mineiro.

comentários

por Alan Guimarães no dia 18 de Abr de 2014 às 10:34 em Polícia

comentários

Greve da PM: 53 pessoas são mortas em Salvador e RMS em 43 horas de paralisação
Foto: Cleidson Bonfim / Moto-repórter
A violência na greve da Polícia Militar, que começou na noite da última terça-feira (15) e chegou ao fim na tarde de quinta (17), foi maior do que a greve anterior, em 2012, proporcionalmente. Os números mostram que houve o dobro de mortes em relação a anterior.

Em 43 horas de paralisação, 53 pessoas, duas delas PMs, morreram,  na Grande Salvador - é como se a cada 48 minutos e 12 segundos, alguém fosse assassinado. Já nos 12 dias da última greve, 172 homicídios foram registrados - o tempo entre uma morte e outra foi de 1 hora e meia.

O bairro mais violento foi Paripe, com cinco mortes, seguido por Fazenda Grande e Lauro de Freitas, na Região Metropolitana, com quatro mortes cada.

comentários

por Alan Guimarães no dia 18 de Abr de 2014 às 10:03 em Cidade

comentários

Aeronáutica abre concurso para mais de 600 vagas
Foto: Reprodução / tribunahoje
Quem pretende ter estabilidade financeira a Aeronáutica abriu concurso para o Exame de Admissão (Modalidade B) ao Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica - turmas 1 e 2 do ano de 2015. São 614 vagas em diversas modalidades, incluindo mecânica de aeronaves, comunicações, guarda e segurança e controle de tráfego aéreo.

Para participar, o candidato deve ter concluído ou estar em condições de concluir, com aproveitamento, o ensino médio e ter entre 17 anos e 24 anos de idade até 31 de dezembro de 2015.

O Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica (CFS) tem duração aproximada de dois anos e é ministrado sob regime de internato militar na Escola de Especialistas de Aeronáutica (Eear), na  cidade de  Guaratinguetá (SP).

As inscrições podem ser feitas a partir do próximo dia 23 e seguem até 26 de maio pelo site www.eear.aer.mil.br. A taxa é de R$ 60. A seleção conta com exame de escolaridade, inspeção de saúde, exame de aptidão psicológica, teste de avaliação do condicionamento físico e análise e validação documental.

comentários

por Alan Guimarães no dia 18 de Abr de 2014 às 09:32 em Cidade

comentários

Fique atento! Confira os horários de funcionamentos dos shoppings de Salvador
Foto: Reprodução / textoecia
O feriado da Semana Santa, que começa nesta sexta-feira (18), provocará diversas modificações no funcionamento dos shoppings de Salvador. Alguns estabelecimentos funcionarão em horário especial e alguns serviços só voltarão aos trabalhos na próxima terça-feira (22).

Fique atento aos horários de funcionamento:


Shopping Iguatemi

Sexta-feira (18): lojas fechadas; alimentação e lazer - a partir das 12h;
Sábado (19): abre normalmente, das 9h às 22h;
Domingo (20): lojas - 13h às 21h; praça de alimentação e lazer - a partir das 12h
Segunda-feira (21): lojas - 13h às 21h; praça de alimentação e lazer - a partir das 12h

Salvador Shopping
   
                                                                                                                                            
Sexta-feira (18): lazer funciona das 11h às 21h; praça de alimentação e as Lojas Americanas - 12h às 21h; o supermercado Bompreço funciona das 8h às 21h; lojas, quiosques, SAC, bancos, Correios e Lotérica estarão fechados;
Sábado (19): lojas - 9h às 22h
Domingo (20): funciona normalmente - 12h às 21h
Segunda-feira (21): lojas e quiosques funcionam normalmente das 9h às 22h; Bompreço funciona das 7h às 22h; SAC, bancos, Correios e Lotéricas estarão fechados;

Shopping Barra

Sexta-feira (18): lojas fechadas; praça de alimentação - 12h às 20h; Barra Gourmet - 12h às 23h; cinemas - Normal
Sábado (19): lojas - 9h às 22h; praça de alimentação - 9h às 22h; Barra Gourmet - 12h às 01h; cinemas - Normal
Domingo (20): lojas - 13h às 21h; praça de alimentação - 12h às 21h; Barra Gourmet - 12h às 23h; cinemas - Normal
Segunda-feira (21): lojas - 9h às 22h; praça de alimentação - 9h às 22h; Barra Gourmet - 12h às 23h; cinemas - Normal

Shopping Bela Vista

Sexta-feira (18): estarão disponíveis apenas os serviços de lazer, alimentação e  cinema - 12h às 21h; SAC - Fechado; os ônibus que saem da Rodoviária de Salvador em direção ao Shopping Bela Vista funcionarão em quantidade reduzida;
Sábado (19): lojas e quiosques - 9h às 22h; alimentação e lazer - 9h às 22h; SAC - 8h às 13h
Domingo (20): lojas e quiosques - 13h às 21h; alimentação e lazer - 13h às 21h; SAC - Fechado
Segunda-feira (21): lojas e quiosques - 9h às 22h; alimentação e lazer - 9h às 22h; SAC - Fechado
*Cinema funciona normalmente

Shopping Itaigara                                                                                                       
                                               
Sexta-feira (18): fechado
Sábado (19): normal - 9h às 20h
Domingo e segunda-feira (20 e 21/4): fechado
Shopping Piedade                                                                                                                                                    
Sexta-feira (18): fechado
Sábado (19): das 9h às 20h
Domingo e segunda-feira (20 e 21/4): fechado

Salvador Norte Shopping   
                                                                                                                                  
Sexta-feira (18); lazer - 11h às 21h; praça de alimentação e as Lojas Americanas - 12h às 21h; as demais lojas e quiosques estarão fechados;
Sábado (19): lojas - 9h às 22h;
Domingo (20): funciona normalmente - 12h às 21h;
Segunda-feira (21): lojas, quiosques e praças de alimentação - 9h às 22h;

Shopping Center Lapa                                

Sexta-feira (18): apenas a praça de alimentação estará funcionando - 12h às 20h
Sábado (19): funciona normalmente
Domingo (20): apenas a praça de alimentação estará funcionando - 12h às 20h
Segunda-feira (21): lojas funcionam das 12h às 18h; praça de Alimentação - 12h às 20h
Shopping Outlet Premium; funcionará normalmente, das 9h às 21h

Shopping Paseo

Sexta-feira (18): lojas e serviços não funcionam; praça de alimentação - a partir das 12h; cinema normal
Sábado (19): funcionam normalmente - 9h às 21h; praça de alimentação - a partir das 12h; cinema normal
Domingo (20): lojas e serviços, das 14h às 20h; alimentação, a partir das 12h; cinema normal
Segunda-feira (21): lojas e serviços não funcionam; praça de alimentação - a partir das 12h; cinema normal

Bancos

Não haverá atendimento nas agências bancárias na sexta-feira (18) e na segunda-feira (21), devido aos feriados nacionais de Sexta-feira da Paixão e Tiradentes. As contas com vencimento marcado para esta data como contas de consumo (água, luz, telefone e TV a cabo, por exemplo) e os carnês poderão ser pagos no próximo dia útil subsequente, dia (22/04), sem incidência de multa. Os tributos, normalmente, já estão com data ajustada pelo calendário de feriados (federais, estaduais e municipais).

comentários

por Alan Guimarães no dia 18 de Abr de 2014 às 08:31 em Bahia

comentários

Movimento na travessia Salvador-Mar Grande é intenso desde às 5h desta sexta
Foto: Divulgação (arquivo)
O movimento de saída da cidade é intenso desde às 5h desta sexta-feira (18), de acordo com a Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia (Astramab). Milhares de pessoas utilizam a travessia Salvador-Mar Grande com destino às localidades da Ilha de Itaparica. Ainda segundo órgão, o sistema está operando com uma frota de 14 embarcações, que cumprem horários de saída de 15 em 15 minutos no Terminal Náutico da Bahia. Desde ontem à tarde, quando foi anunciado o fim da greve da Polícia Militar, a procura pela travessia cresceu muito.

A expectativa da Astramab é que o fluxo de passageiros deixando Salvador com destino à Ilha de Itaparica se mantenha intenso pelo menos até o meio dia. O sistema funcionará nesta sexta até às 20h.

comentários

por Matheus Morais no dia 18 de Abr de 2014 às 08:00 em Política

comentários

Assembleia do zig now: Jornal da Metrópole listou os deputados mais faltosos de 2014
Foto: Metropress
Com um generoso orçamento de R$ 444 milhões só para serem gastos neste ano, a Assembleia Legislativa da Bahia começou oficialmente seus trabalhos em 2014 no dia 4 de fevereiro, com pompa, circunstância e muita ociosidade por parte de muitos dos 63 deputados.

Ostentando um salário bruto de R$ 20.042,34 e uma série de outras benesses, os parlamentares baianos parecem viver eternamente em berço esplêndido. Até a quarta-feira (9) foram realizadas 27 sessões. Baseado nos dados oficiais fornecidos pelo site da Assembleia, o Jornal da Metrópole listou os deputados
mais e menos faltosos de 2014. Marquinho Viana (PV), empresário e cafeicultor, já acumula 10 ausências. Empatado com Viana aparece Ronaldo Carletto (PP), também empresário e já em seu terceiro mandato consecutivo. Em segundo lugar, com nove faltas, figura o delegado Deraldo Damasceno (PSL).

Fechando o pódio, na terceira posição, com sete ausências, o ex-secretário de Educação de Salvador, João Carlos Bacelar (PTN), envolvido nos escândalos das ONGs Pierre Bourdieu e Instituto Crescer. Recentemente, Bacelar, pré-candidato a deputado federal, se aposentou como vereador e passou a receber R$ 15 mil, fora as benesses que ganha como deputado. Com seis ausências, destacam-se Elmar Nascimento (DEM), Rogério Andrade (PSD), Reinaldo Braga (PR), Temóteo Brito (PSD) e Carlos Ubaldino (PSD).

Ausentes com registro de presença

Uma prática muito comum entre os deputados é registrar a presença nas sessões e não ficar em plenário para discutir a pauta. No último dia 18, a reportagem do Jornal da Metrópole constatou um grande número de cadeiras vazias e poucos deputados discursando, para ninguém. "A ausência em plenário não quer dizer que o deputado não trabalhe. As pessoas têm que acompanhar seu deputado através das redes sociais. Hoje existem muito mais mecanismos para isso", defendeu o líder do governo, Zé Neto (PT).
Talvez os nobres deputados sejam atuantes na rede social Orkut, desprestigiada e esvaziada há tempos. Já o oposicionista Carlos Gaban (DEM) criticou as ausências excessivas dos colegas. "Isso é um calo aqui na Casa. Nós temos cerca de 20 projetos para serem apreciados e não tem ninguém aqui. É um absurdo! Todo parlamento para ser respeitado, as comissões temáticas têm que funcionar, quando as comissões são esvaziadas, sistematicamente, não acontecem debates no plenário e desgasta a imagem do legislativo", afirmou.

Alguns poucos comparecem

Poém, não é só de deputados de "orkut" que vive a Assembleia Legislativa. Diante de ausências constantes e comissões completamente improdutivas e esvaziadas, alguns se destacam pela assiduidade. Os parlamentares que aparecem com destaque na lista pela presença na Casa, em 2014, são: a ex-primeira-dama de Feira de Santana Graça Pimenta (PMDB), Álvaro Gomes (PC do B) e Pedro Tavares (PMDB), sem nenhuma falta.
Com apenas uma ausência aparecem os deputados Capitão Tadeu (PSB), Adolfo Viana (PSDB), Ivana Bastos (PSD), Joseildo Ramos (PT), Luiza Maia (PT) e Rosemberg Pinto (PT).

comentários

por Luiza Cadidé no dia 17 de Abr de 2014 às 20:01 em Cidade

comentários

Sindilojas irá avaliar prejuízos provocados pela greve da PM aos comerciantes de Salvador
Foto: Cleidison Bomfim/Moto-Repórter
A greve da Polícia Militar da Bahia acabou nesta quinta-feira (17), porém, os prejuízos causados no setor do comércio neste período ainda serão contabilizados. Em entrevista ao iBahia, o presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio do Estado da Bahia (Sindilojas), Paulo Motta, disse que as perdas para os comerciantes são imensuráveis e que a avaliação já será realizada nas próximas 24 horas. "Isso requer uma avaliação cuidadosa que vamos fazer nas próximas 24 horas", disse.

O presidente informou que o Sindilojas está à disposição dos associados para orientação jurídica necessária para promover ações próprias e também irá ouvir os lojistas sobre os danos patrimoniais provocados pela greve. Entre os dias 15 e 17, período da paralisação, algumas lojas foram saqueadas, como a Cesta do Povo do Vale do Ogunjá, e todos os shoppings da cidade finalizaram suas atividades mais cedo, ocasionando danos significativos ao setor.

comentários

por Carolina Lemos no dia 17 de Abr de 2014 às 19:40 em Brasil

comentários

Durante feriado, Infraero espera 3,57 milhões de passageiros nos aeroportos
Foto: Manuela Cavadas/Metropress (arquivo)
A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) estima movimentação de 3,57 milhões de passageiros nos 63 aeroportos administrados pela empresa durante o feriado prolongado, entre 16 e 22 de abril. O número é 9,84% maior que o registrado no feriado da Semana Santa de 2013, que chegou a 3,25 milhões de passageiros. Os números não incluem os terminais de Guarulhos (SP), Viracopos (SP) e Brasília (DF), concedidos à iniciativa privada. De acordo com o balanço divulgado às 11h pela Infraero, dos 778 voos domésticos programados desde a meia-noite, 6,2% saíram atrasados, 1,9% estão atrasados no momento e 5,8% foram cancelados.

Para atender ao grande fluxo de passageiros foi acionado plano de ação, com reforço nas equipes de segurança e operações, por meio de remanejamento das escalas de trabalho e acompanhamento de equipamentos essenciais, como esteiras e pontes de embarque, segundo informa a Infraero. Essas medidas são regularmente adotadas em períodos de grande movimentação, como as festas de final de ano e feriados prolongados.

comentários

por Luiza Cadidé no dia 17 de Abr de 2014 às 19:22 em Cidade

comentários

Tropas Federais permanecem na Bahia até o fim do feriado
Foto: Ana Paula Bispo/Metropress
Os homens das Forças Armadas e das Força Nacional irão permanecer na Bahia mesmo após o fim da greve dos policiais militares e bombeiros. A informação foi divulgada pelo governador Jaques Wagner em entrevista coletiva cedida nesta quinta-feira (17), na Governadoria.  "O nosso planejamento não se encerra aqui, temos um feriado pela frente e vamos manter a GLO para uma reavaliação e ter a certeza de que a normalidade foi reconquistada", disse

As tropas federais foram enviadas para reforçar a segurança pública na Bahia após o inicio da greve da PM na última terça-feira (15). Os militares começaram a chegar em Salvador nesta quarta-feira (16) e têm autoridade para realizar patrulhas, vistorias e prisões em flagrante. O comandante da 6ª Região Militar, general Racine Bezerra Lima, está no comando das operações.

comentários

por Carolina Lemos no dia 17 de Abr de 2014 às 19:00 em Mundo

comentários

Venezuela: governo e oposição chegam a seus primeiros acordos
Foto: Reprodução/AFP
O Governo e a oposição da Venezuela já chegaram aos primeiros acordos concretos do processo de diálogo iniciado na quinta-feira da semana passada e que na terça-feira (15) teve a sua segunda rodada. Após mais de cinco horas de reunião, as partes concordaram em ampliar a Comissão da Verdade para investigar a violência que tomou o país há dois meses. Ficou acordado também que as zonas governadas pela oposição se somem ao plano Pátria Segura, estratégia desenhada pelo Governo central para combater o crime, e que haja a revisão da situação dos presos políticos.

A oposição teria conseguido assim que o Governo saísse dos simples debates para produzir rapidamente resultados concretos. A Comissão da Verdade, uma proposta do presidente Nicolás Maduro, é integrada por nove deputados (cinco chavistas e quatro da oposição). O bloco de oposição no Parlamento recusou-se a fazer parte dessa instância pela dura repressão das Forças Armadas e a participação das tropas de choque chavistas. A decisão de adicionar personalidades de renome, como definiu o porta-voz da oposição, Ramón Guillermo Aveledo, lança sobre a iniciativa uma luz de confiança que dificilmente teria se apenas fosse composta por uma maioria de deputados chavistas.

O Governo também teve sucesso ao conseguir que a oposição se juntasse aos planos de combate ao crime. Até o momento, o plano Pátria Segura não tinha sido implementado em todo o país. Os tumultos que começaram há dois meses se transformaram em declarações formais. As informações são do El País.

comentários

por Luiza Cadidé no dia 17 de Abr de 2014 às 18:42 em Cultura

comentários

Espetáculo "A Paixão de Cristo" será realizado a partir desta sexta
Foto: Reprodução/Festival Arte do Sagrado
O espetáculo "A Paixão de Cristo", que faz parte da programação do Festival Artes do Sagrado, continua suspendo nesta quinta-feira (17) por conta do retorno gradativo da Polícia Militar às ruas. A partir desta sexta-feira (18) até o domingo (20), a programação será realizada normalmente. A estreia do espetáculo, que aconteceria na quarta-feira (16), foi cancelada por conta da greve da PM.

O evento irá acontecer no Farol da Barra às 18h30. Os ingressos podem ser trocados por 2 kg de alimentos não perecíveis em quatro pontos espalhados pela cidade como: Shopping Iguatemi, Ferreira Costa Paralela, Obras Sociais Irmã Dulce, Farol da Barra (bilheteria do evento). Os donativos serão entregues às Obras Sociais Irmã Dulce.


comentários

Página 1 de 3004
BUSCA
Rádio Metrópole
escute ao vivo Escute pelo Media Player Escute pelo Itunes
Seta Metrópole Serviço 15h00 às 16h00
Baixe os aplicativos da Rádio Metrópole
MK ENTREVISTA
17/04/2014
Nelson Pelegrino
Deputado Federal
17/04/2014
Marcos Prisco
Vereador e presidente da Associação de Policiais e Bombeiros e de seus Familiares no Estado (Aspra)
16/04/2014
Acm Neto
Prefeito de Salvador
NEWSLETTER
Grupo Metrópole
© Copyright 2013 Rádio Metrópole - Em Salvador, ouça a Rádio Metrópole 101.3 FM e 1290 AM Telefone: 71 3505 5000 | Fax: 71 3505 5040