RSS Facebook Twitter

por João Brandão no dia 02 de Mar de 2015 às 13:07 em Política

comentários

Secretário de Rui elogia postura neutra de Wagner em escolha de equipe
Foto: Tácio Moreira / Metropress
O secretário de Relações Institucionais da Bahia, Josias Gomes, em entrevista à Rádio Metrópole, nesta segunda-feira (2), revelou surpresa do ex-governador Jaques Wagner ao vê-lo na sala de reunião da governadoria. Segundo ele, o ato representou um "desapego" de Wagner com a gestão. "Sempre admirei Wagner. No dia que Rui me chamou para ser secretário. Fui para a governadoria, onde teria o ato de apresentação. Wagner entra na sala de reunião e toma um susto quando me ver. Perguntou qual secretaria que eu iria. Isso mostra um desapego. Não pelo poder em si, mas pela função que representou. Ele confiou integralmente no substituto. Não fez indicação nenhuma", afirmou.

comentários

por Matheus Morais no dia 02 de Mar de 2015 às 13:02 em Política

comentários

Josias afirma que não está se envolvendo em negociação para escolha de presidente da Embasa
Foto: Tácio Moreira/Metropress
O secretário de Relações Institucionais do governo estadual, Josias Gomes, afirmou que não está envolvido nas negociações da escolha do novo presidente da Embasa. "Estou fora. São nomes de grande envergadura que o governador tem que escolher, é um fator relevante, Rui vai conseguir resolver. A relação do governador com Marcelo Nilo é de uma elegância muito grande, mas essa negociação é entre eles, eu não estou me envolvendo, porque quando cheguei na secretária já acontecia", afirmou em entrevista à Rádio Metrópole, nesta segunda-feira (2).

comentários

por Matheus Morais no dia 02 de Mar de 2015 às 12:52 em Política

comentários

"É muito boa", diz secretário sobre relação de Marcelo Nilo com o governo
Foto: Tácio Moreira/Metropress
O secretário de Relações Institucionais do governo do estado, Josias Gomes, falou sobre a relação do presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Marcelo Nilo (PDT), com o Executivo Estadual em entrevista à Rádio Metrópole. "É uma relação boa. Temos muitos parlamentares reeleitos que já tinham uma tratativa com o governo anterior, que agora se mantêm. O presidente da Assembleia é um deputado experiente, não acho que haja uma relação mais complexa, mas tem essa questão do presidente da Embasa, que é indicação de Nilo, mas não vou me meter nisso", afirmou.

comentários

por Matheus Morais no dia 02 de Mar de 2015 às 12:19 em Brasil

comentários

Julgamento pelo STF do pagamento de pensão vitalícia a ex-governadores será nesta quarta
Foto: Divulgação
O pagamento de pensão vitalícia a ex-governadores será julgado nesta quarta-feira (4) pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A medida cautelar pleiteada na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) movida pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) contra o pagamento de pensão a ex-governadores do Pará.

O subsídio corresponde à remuneração do cargo de desembargador do Tribunal de Justiça local. Em 2011, a ação começou a ser julgada, quando a relatora do caso, ministra Carmen Lúcia, votou pela suspensão do artigo 305 e seu parágrafo 1º, da Constituição paraense, que prevê o benefício. O julgamento foi interrompido por pedido de vista do ministro Dias Toffoli.

 A seccional baiana da OAB pediu ao Conselho Federal da Ordem que ingresse com um pedido semelhante no Supremo para declarar como inconstitucional a mudança na Constituição da Bahia que permite pagar pensões vitalícias aos ex-governadores do estado.

comentários

por João Brandão no dia 02 de Mar de 2015 às 11:48 em Cidade

comentários

Idosos podem emitir cartão de acesso livre pela catraca dos ônibus a partir desta segunda
Foto: Divulgação/Max Haack/Agecom
A partir desta segunda-feira (2), os idosos podem emitir o cartão de acesso livre à parte traseira dos ônibus de Salvador.  O agendamento está sendo feito desde o dia 26 de janeiro por meio do portal do SalvadorCard e podem fazer o procedimento pessoas acima de 65 anos para obter o cartão eletrônico da gratuidade. De acordo com a Prefeitura de Salvador, cerca de 75 mil usuários já estão cadastrados.

 É preciso ter em mãos originais e cópias da carteira de identidade (RG), CPF e um comprovante de residência (conta de água, luz, telefone ou IPTU). O cartão é emitido na hora e a primeira via do documento é gratuita. "Vale lembrar que a emissão do cartão é uma forma de agilizar o sistema de transporte público e melhorar a qualidade de vida dos idosos. No momento em que o usuário apresenta o RG, os motoristas gastam certo tempo avaliando, conferindo a originalidade do documento e fazendo contas para ter certeza de que ele tem mais de 65 anos. Isso atrasa a saída dos ônibus dos pontos e, consequentemente, interfere no sistema de transporte", explicou o secretário da Mobilidade (Semob), Fábio Mota.

Os postos de atendimento estão localizados em três pontos estratégicos da cidade: Comércio - na Rua Miguel Calmon, 80, próximo ao Mercado Modelo; Cajazeiras, na Rua Engenheiro Carlos Neves, nº 13, Via Coletora, Cajazeira X, em frente à Fundação Bradesco; e em Periperi, na Rua Carlos Gomes, 79, próximo à Praça da Revolução.

comentários

por João Brandão no dia 02 de Mar de 2015 às 11:25 em Cidade

comentários

Bicicleta aquática? Após chuva, ciclovia fica sob água no Jardim dos Namorados
Foto: Adeylan Santos / Leitor Metro1
Nova via para uma nova modalidade em Salvador? Não! Trata-se de uma ciclovia sob água após uma pancada de chuva, no Jardim dos Namorados, na recente requalificada orla da Pituba. O leitor do Metro1 Adeylan Santos registrou o momento e criticou os engenheiros da obra. "Eles não conseguiram prever isso? São pelo menos três pontos de alagamento apenas nesse trecho da orla", afirmou.

Se você também tem alguma denúncia, foto ou vídeo, colabore com a reportagem da Metrópole e envie seu material para o Você Repórter pelo e-mail vocereporter@radiometropole.com.br.

comentários

por João Brandão no dia 02 de Mar de 2015 às 11:00 em Vida Alheia

comentários

Grupo de ativismo critica declaração de suposto estupro cometido por Alexandre Frota
Foto: Divulgação
O ex-ator Alexandre Frota está sempre envolvido com polêmica. Durante entrevista no programa "Agora É Tarde", da TV Band, que foi ao ar na última quarta-feira (25), Frota admitiu ter feito relações sexuais com uma mãe de santo, dizendo até que ela chegou a desmaiar por causa da força que fez ao segurar seu pescoço. Como quem conta uma história engraçada, atraindo risadas da plateia, ele narrava a aventura.

"Amigas minhas atrizes que falaram: 'Pô, a gente conhece uma mãe de santo, que tira todo exu do corpo, limpa alma, faz toda aquela parada. Fica cristalizado'. Eu não gosto de nada disso. Mas elas disseram que a mãe de santo era boa. Ai eu falei: 'Ah, tá bom!'", contou. Logo depois, Frota disse que, ao observar a mãe de costas, dentro do quarto, aproximou-se por trás dela e começou o ato sexual. Frota afirmou que, com uma "pressão na nuca", teria deixado a mulher desacordada no chão e dito aos demais que ela havia caído.

Os grupos de ativismo divulgaram cartas de repúdio às declarações do ex-ator, como o Coletivo Mariachi, do Rio de Janeiro. "Um crime hediondo foi confessado e aplaudido em rede nacional. Como isso é possível? Ora, num país onde uma mulher é estuprada a cada 12 segundos, não é difícil compreender que uma estatística alarmante como essa é produto de uma cultura que valoriza e cotidianiza a violência sexual. Não sabemos quem é a Mãe de Santo em questão. Não sabemos a sua idade, a sua cor, a sua classe, como ela vive, o que ocorreu após o estupro. Mas, muito mais do que "estamos", SOMOS com ela. Poderia ser com qualquer uma de nós. Muitas vezes foi. E agora assistimos de nossas casas ao show de horrores que gargalha e se orgulha da nossa dor. Levantamos aqui uma campanha pelo amplo debate acerca do episódio, na expectativa de que o Ministério Público adote providências diante do relato, que além da violência sexual é carregado de racismo, pela forma desrespeitosa com que Frota se refere a uma fé de matriz afro", diz a nota.


comentários

por Matheus Morais no dia 02 de Mar de 2015 às 10:38 em Cultura

comentários

Morriam há 19 anos os integrantes do grupo Mamonas Assassinas
Foto: Divulgação
O grupo Mamonas Assassinas, um dos maiores fenômenos musicais dos anos 90 na música brasileira, completa 19 anos de morte nesta segunda-feira (2). A banda era composta pelo vocalista Dinho, baiano da cidade de Irecê, Bento, Júlio, Sérgio e Samuel e alcançou as paradas de sucesso com músicas como 'Pelados em Santos', 'Vira-Vira' e 'Robocop Gay'. O estilo debochado e crítico das canções logo caiu no gosto popular e consagrou o grupo formado em 1989.

Batizada de "Utopia", a banda começou sem o vocalista Dinho, que ingressou no grupo em 1990. Porém, um acidente aéreo na Serra da Mantiqueira vitimou os músicos em 1996. O avião em que eles estavam se chocou contra uma montanha, dando fim, de maneira trágica aos Mamonas Assassinas.

Veja clipe da música "Pelados em Santos"



 

Vídeo



comentários

por João Brandão no dia 02 de Mar de 2015 às 10:27 em Cidade

comentários

Superintendente da Transalvador comemora ajustes na região do Iguatemi: "Vamos melhorar ainda mais"
Foto: Tácio Moreira / Metropress
O superintendente da Transalvador, Fabrizzio Muller, em participação na manhã desta segunda-feira (2), na Rádio Metrópole, comentou sobre as mudanças no trânsito da região do Iguatemi. "Foram alguns ajustes semafóricos. O trajeto sentido Paralela foi um ganho enorme. No outro sentido houve ganhos menores. Os tempos são menores. Otimizamos os tempos semafóricos. A gente está ainda fazendo alguns ajustes. Esse é um dos trechos mais complicados na cidade em horário de pico. Vamos ajustar para melhorar ainda mais", prometeu. Ouça a abaixo a participação do superintendente:
 

Áudio:



Superintendente da Transalvador comemora ajustes na região do Iguatemi: "Vamos melhorar ainda mais"

comentários

por Bárbara Silveira no dia 02 de Mar de 2015 às 10:23 em Mundo

comentários

Policial atira cinco vezes e mata morador de rua; ação foi filmada por pedestres
Foto: Reprodução/Youtube
Um morador de rua foi morto por um policial após uma briga no centro da cidade de Los Angeles, na Califórnia. A ação foi filmada por pedestres, que liberaram o vídeo no último domingo (1). Enquanto o grupo de policiais tentavam imobilizar o rapaz, é possível ouvir uma voz ao fundo dizendo "Abaixe a arma". Segundos depois, um policial aponta a arma para o homem e dispara cinco vezes, causando desespero no local.

De acordo com a Polícia de Los Angeles, ainda não há confirmação se o morador de rua estava armado, mas um porta-voz afirmou que policiais atendiam a um chamado de roubo na região. A morte do rapaz negro que vivia no centro de Los Angeles, pode desencadear mais uma onda de protestos no país, como as do ano passado, quando a população se revoltou com a morte de jovens negros executados pela polícia.

Em agosto, Michael Brown, um jovem de 18 anos e desarmado, foi morto por um policial em Ferguson, Missouri. Já em janeiro, novos protestos aconteceram por causa da morte de um homem negro que descia do carro com a mão para cima após uma abordagem policial.


 

Vídeo



comentários

por João Brandão no dia 02 de Mar de 2015 às 10:01 em Brasil

comentários

Nova Lei dos Caminhoneiros é sancionada nesta segunda-feira
Foto: Tácio Moreira / Metropress
A presidente Dilma Rousseff vai sancionar nesta segunda-feira (2), sem vetos, a nova Lei dos Caminhoneiros. As novas regras asseguram  aos motoristas isenção de pagamento de pedágio para eixo suspenso de caminhões vazios, perdão das multas por excesso de peso expedidas nos últimos dois anos e ampliação de pontos de parada para descanso e repouso. Além disso, de acordo com o Palácio do Planalto, o governo vai negociar com o Congresso prorrogação por 12 meses das parcelas de financiamentos de caminhões adquiridos pelos programas ProCaminhoneiro e Finame do BNDES.

O Palácio do Planalto informou que a decisão foi tomada diante da liberação de quase todas as rodovias federais e da redução das manifestações de caminhoneiros. Desde a semanda passada, a manifestação dos caminhoneiros continua, mesmo após o primeiro acordo fechado na semana passada com o governo.

comentários

por Matheus Morais no dia 02 de Mar de 2015 às 10:00 em Cidade

comentários

"Minha mãe está dopada, não consegue nem chorar", conta irmã de deficiente morto por PMs
Foto: Reprodução/ G1 Bahia
Contatada pelo Metro1, na manhã desta segunda-feira (2), Valquiria Anunciação, irmã do deficiente mental Luís Vagner dos Santos Anunciação, de 29 anos, que morreu neste domingo (1), falou do drama sofrido pela família. "Ele ficou internado um mês e três dias, foi um sofrimento danado. Minha mãe está muito abalada, dopada, não consegue nem chorar. Agora a gente não sabe quando vai poder sepultar meu irmão, porque o corpo está no Instituto Médico Legal. Provavelmente, deve ser liberado hoje às 11h, ou então amanhã. Estou correndo atrás de tudo sozinha", disse, bastante emocionada.

comentários

por Matheus Morais no dia 02 de Mar de 2015 às 09:39 em Cidade

comentários

Deficiente baleado por PMs morre neste domingo em Salvador
Foto: Arquivo Pessoal (Família de Luis Vagner dos Santos)
O deficiente mental Luís Vagner dos Santos Anunciação, de 29 anos, que foi baleado durante uma abordagem de policiais militares no bairro da Fazenda Grande, em janeiro, morreu na noite deste domingo (1). Luís Vagner estava na porta do prédio onde morava quando foi atingido nas costas. Os PMs envolvidos se apresentaram na Corregedoria, onde foram ouvidos e afastados até que sejam concluídas as investigações. Um chegou a entrar em contato com a família da vítima para pedir desculpas.

comentários

por João Brandão no dia 02 de Mar de 2015 às 09:18 em Política

comentários

Senado pode empacar substituto de Joaquim Barbosa no STF: "Depende do nome"
Foto: Reprodução / Veja
Após a saída por aposentadoria do ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa, a presidente Dilma Rousseff já busca um substituto. Para isso, ela precisa da aprovação do Senado Federal. De acordo com a coluna de Felipe Patury, da revista Época, Dilma quis saber do presidente da Casa, o senador Renan Calheiros (PMDB), o tempo para aprovar o nome. Calheiros teria dito que o nome pode ser aprovado em dois dias ou pode demorar muito, pois depende de quem seja.

comentários

por Matheus Morais no dia 02 de Mar de 2015 às 09:00 em Esportes

comentários

Jacobina demite técnico Andrade após derrota para o Colo-Colo
Foto: Reprodução/ GloboEsporte
Após a derrota do Jacobina neste domingo (1) para o Colo-Colo por 1 a 0, o técnico Andrade foi demitido.  Com o resultado, o Jacobina soma apenas três pontos em cinco jogos, ocupando a penúltima colocação entre os doze times que disputam a primeira fase do Baianão. O time não tem mais chances de conseguir a classificação para a segunda etapa da competição. O técnico acabou deixando a equipe sem conseguir uma vitória nos cincos jogos que comandou o time.

comentários

Página 1 de 3901
BUSCA
Rádio Metrópole
escute ao vivo Escute pelo Media Player Escute pelo Itunes
Seta Roda baiana 13h00 às 14h00
Baixe os aplicativos da Rádio Metrópole
MK ENTREVISTA
25/02/2015
Xico Sá
Jornalista e Escritor
24/02/2015
Adriana Diniz E Jayme Vital
Velejadores
23/02/2015
Gildásio Daltro
Ortopedista e Traumatologista
NEWSLETTER
Grupo Metrópole
© Copyright 2013 Rádio Metrópole - Em Salvador, ouça a Rádio Metrópole 101.3 FM e 1290 AM Telefone: 71 3505 5000 | Fax: 71 3505 5040