Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Bahia

/

Governo da Bahia reabrirá leitos de UTI Covid em quatro cidades do estado

Bahia

Governo da Bahia reabrirá leitos de UTI Covid em quatro cidades do estado

Motivo é o crescimento na taxa de ocupação das vagas destinadas aos pacientes com coronavírus

Governo da Bahia reabrirá leitos de UTI Covid em quatro cidades do estado

Foto: Divulgação/Sesab

Por: Geovana Oliveira no dia 03 de dezembro de 2020 às 16:00

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) vai reabrir leitos em unidades de terapia intensiva (UTI) para tratamento da Covid-19 em quatro municípios baianos: Salvador, Feira de Santana, Juazeiro e Porto Seguro. Motivo é o crescimento na taxa de ocupação das vagas destinadas aos pacientes com coronavírus.

Em Salvador, onde já foi anunciada a reabertura de 20 leitos no Hospital Municipal, outros 20 devem ser abertos até o final de semana no Hospital Espanhol. Já no norte baiano, em Juazeiro, a capacidade foi ampliada com 10 vagas. E em Porto Seguro e em Feira de Santana, houve a determinação para que 10 leitos sejam destinados à assistência à Covid-19.

De acordo com o secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, o cenário hoje é mais crítico que o vivido nos meses de junho e julho. Segundo o secretário, o Hospital Espanhol, em Salvador, pode chegar a reabrir 80 novos leitos. 

“Pela primeira vez, todas as regiões da Bahia estão com número alto de incidência, internação e ocupação de leitos. A sobrecarga no sistema é muito maior, uma vez que outros problemas, como acidentes de trânsito, também aumentaram”, explica.

Nas últimas semanas, diversos hospitais de cidades baianas tiveram saturação nos leitos de UTI Covid, inclusive em Juazeiro e Feira de Santana. Na segunda-feira (1º), Camaçari atingiu 100% de ocupação de leitos para coronavírus, e Alagoinhas chegou a 92%.