Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Terça-feira, 26 de março de 2024

Bahia

Operação Faroeste: Ediene Lousado é afastada de cargo após decisão do STJ

Afastamento tem conexão com investigação sobre esquema de venda de sentenças por juízes e desembargadores do Tribunal de Justiça da Bahia

Operação Faroeste: Ediene Lousado é afastada de cargo após decisão do STJ

Foto: Carol Garcia/GOVBA

Por: Matheus Simoni no dia 14 de dezembro de 2020 às 08:46


A ex-chefe do Ministério Público da Bahia (MP-BA) e indicada à função de conselheira do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Ediene Lousado, também foi afastada do cargo na manhã de hoje. A medida é parte da Operação Faroeste, deflagrada pela Polícia Federal (PF) contra desembargadores, advogados e outras autoridades.

Ela deverá se manter afastada de suas funções como promotora de Justiça por 180 dias, de acordo com o site Bahia Notícias. Além de Ediene, a operação também alcançou o secretário de Segurança Pública da Bahia, Maurício Barbosa, que também teve seu afastamento decretado pelo Superior Tribunal de Justiça, através do ministro Og Fernandes. Ele ainda determinou a prisão das desembargadoras Lígia Maria Ramos Cunha Lima e Ilona Márcia Reis, ambas do TJ baiano. 

Com o aprofundamento das investigações e a deflagração de outras fases da Operação Faroeste pelo MPF, foi descoberto também o envolvimento de integrantes do alto escalão e de servidores do Ministério Público do Estado da Bahia, de servidores da Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP/BA) e de advogados, segundo investigadores. 

Ao contrário do que foi noticiado mais cedo pela Metrópole, Ediene não chegou a ser efetivada como integrante do CNMP. Em nota, o órgão informou que ela foi indicada para ocupar o cargo, mas ainda não teve seu nome aprovado pelo Senado Federal.