
Bahia
São Francisco deve ter redução imediata na vazão, determina Agência
A Agência Nacional de Águas (ANA) determinou a redução imediata da vazão do rio São Francisco para 800 m³/s nos reservatórios de Sobradinho (BA) e Xingó (AL). [Leia mais...]

Foto: Reprodução/Blog Geraldo José
A Agência Nacional de Águas (ANA) determinou a redução imediata da vazão do rio São Francisco para 800 m³/s nos reservatórios de Sobradinho (BA) e Xingó (AL). A decisão está publicada na edição da última segunda-feira (21) do Diário Oficial da União (DOU). A resolução foi assinada pelo presidente da ANA, Vicente Andreu, em uma reunião colegiada do órgão, dia 18 de dezembro.
Segundo a publicação, a medida foi tomada ao levar em consideração condições hidrológicas e diante da necessidade de garantir os usos múltiplhos das águas do rio. Mais uma vez, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) está preocupado com a decisão, já que o colegiado se posiciona de maneira crítica às reduções de vazão.
A medida atinge duramente a programação na região do Baixo São Francisco. Janeiro é o mês em que acontece, há 135 anos, a festa de Bom Jesus dos Navegantes. Uma das atrações da festa, a procissão fluvial, fica inviabilizada diante da vazão de 800 m³/s estabelecida pela ANA. As informações foram publicadas no blog Geraldo José.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.