Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Bahia

/

Antiga Odebrecht, Novonor foca em renovação para comprovar nova fase da empresa

Bahia

Antiga Odebrecht, Novonor foca em renovação para comprovar nova fase da empresa

Para Guilherme Abreu, grupo quer comprovar processo de mudança e evolução após escândalos de corrupção

Antiga Odebrecht, Novonor foca em renovação para comprovar nova fase da empresa

Foto: Metropress

Por: Metro1 no dia 21 de dezembro de 2020 às 13:43

Responsável  por Pessoal, Comunicação e Organização do Grupo Novonor, Guilherme Abreu foi entrevistado por Mário Kertész na Rádio Metrópole hoje (21) e deu detalhes sobre a nova fase do conglomerado, que antes levava o nome de Odebrecht. Atingida em cheio por escândalos de corrupção desbaratados pela Operação Lava Jato, a empreiteira precisou se renovar para tentar comprovar que estava com uma cara nova e distante das práticas que corromperam a imagem ao longo dos últimos cinco anos.

"Não foi uma decisão fácil. Após mais de sete décadas carregando este nome, que muito nos orgulha, nós passamos por algumas mudanças e transformações. A palavra é evolução. Depois do advento da Lava Jato, evidente que esse nome ficou muito associado a práticas que não trazem orgulho nesse passado recente embora a gente tenha um acúmulo enorme de todo o passado remoto da empresa. Foi um processo de mudança e evolução", afirmou Abreu. 

Ainda de acordo com o dirigente do Novonor, a empresa passou por uma reformulação estrutural e foi acompanhada de perto por auditores de diversas áreas do mundo. "Como parte do acordo de leniência firmado com os governos dos Estados Unidos, Brasil, Suíça e depois com alguns outros países, fomos monitorados por monitores independentes indicados pelo Departamento de Justiça dos EUA. Ao final de meados desse ano, recebemos a certificação de que o nosso sistema de conformidade era robusto, forte e estávamos livres desse monitoramento. Ao final deste 2020, nós tivemos aprovado o nosso plano de recuperação judicial por 93% dos nossos credores, tanto em valor de crédito como em número absoluto de credor", destacou.

Questionado por MK, Guilherme Abreu classificou como primordial o fator da juventude ter tomado lugar de destaque na repaginação da antiga Odebrecht. Segundo ele, diante das muitas caras novas, a empresa passou a enxergar novas possibilidade e comprovar que estava digna a se reinventar. "Foi talvez o principal fator que nos motivou a empreender nessa evolução. Números são sempre importantes: mais de 50% das pessoas que trabalham hoje no Grupo Novonor entraram no grupo nestes últimos cinco anos, ou seja, depois do advento da Lava Jato. Além disso, 35% das nossas pessoas têm abaixo de 35 anos de idade, quase 50% abaixo de 45 anos de idade. De fato, há uma renovação muito grande que vinha clamando por essas novas pessoas", disse o dirigente.