Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 20 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Bahia

/

UFBA recorreu a INEP pela avaliação do curso de Ciências Biológicas

Bahia

UFBA recorreu a INEP pela avaliação do curso de Ciências Biológicas

A Universidade Federal da Bahia tomou conhecimento na tarde de ontem (23), da publicação do Diário Oficial da União que indicou o curso de Ciências Biológicas como proibido de receber novos alunos em futuras seleções. A decisão foi motivada por um erro de enquadramento do curso, na última avaliação do ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) de Biologia, realizada primeiro semestre de 2014. Os alunos de Antropologia foram inscritos para fazer o ENADE de Ciências Biológicas, resultando na nota baixa que provocou essa medida restritiva do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira)/MEC. [Leia mais...]

UFBA recorreu a INEP pela avaliação do curso de Ciências Biológicas

Foto: Reprodução/Site twiki ufba

Por: Jessica Galvão no dia 24 de dezembro de 2015 às 13:58

A Universidade Federal da Bahia tomou conhecimento na tarde de ontem (23), da publicação do Diário Oficial da União que indicou o curso de Ciências Biológicas como proibido de receber novos alunos em futuras seleções. A decisão foi motivada por um erro de enquadramento do curso, na última avaliação do ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) de Biologia, realizada primeiro semestre de 2014. Os alunos de Antropologia foram inscritos para fazer o ENADE de Ciências Biológicas, resultando na nota baixa que provocou essa medida restritiva do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira)/MEC.

Esse erro foi detectado no mês de outubro de 2015 e a Reitoria da UFBA iniciou gestões junto a representantes da direção do INEP / MEC, formalizadas através de recurso protocolado em 22 de novembro, solicitando a revisão da avaliação equivocada. Apesar dos esforços da Administração Central, o INEP/MEC não reviu o processo e, por isso, a UFBA está apresentando novos recursos para reverter a situação.

Destaque-se ainda que a Administração Central tem plena convicção da excelência dos cursos de graduação oferecidos pelo Instituto de Biologia da UFBA. É evidência disso o fato de que, neste ano de 2015, o IBIO já recebeu duas visitas do MEC para avaliação “in loco”, nas quais conquistou a nota máxima (5) para o curso de Ciências Biológicas. Também obteve a nota 5 em Zoologia e 4 para Ciências Biológicas em Ecologia.