METROPOLE

Sábado, 08 de maio de 2021

Bahia

Secretário de Saúde da Bahia alerta para alta ocupação de leitos de UTI para Covid-19 no estado

"40% das pessoas que vão para a UTI acabam morrendo", afirmou Fábio Vilas-Boas

Secretário de Saúde da Bahia alerta para alta ocupação de leitos de UTI para Covid-19 no estado

Foto: Mateus Pereira/GOVBA

Por: Adele Robichez no dia 09 de fevereiro de 2021 às 13:20

O secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas alertou hoje (9) para a alta ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivos para Covid-19 no estado. Por conta disso, ele anunciou que novos leitos estão sendo reabertos em algumas regiões.

O representante da pasta estadual reforçou a atenção para as cidades do sul e sudoeste da Bahia, que estão com os maiores índices de lotação.

"Itabuna e Ilhéus, na região sul, junto com Jequié, Valença e uma série de cidades ali. Essa região perfaz hoje 115 leitos de UTI, dos quais 95% estão ocupados. Temos 20 leitos na região. Nós temos uma taxa de ocupação de 83%. É a segunda região com maior taxa de ocupação. Perde apenas para o sudoeste, que é a região de Vitória da Conquista, Guanambi, Bom Jesus da Lapa, que está com 90%", informou.

Ainda segundo ele, quando a taxa chega a 80% é feito um esforço adicional para retirar os pacientes da UTI e agilizar as altas. E reforça a importância de evitar que as internações na categoria. "40% das pessoas que vão para a UTI acabam morrendo", afirmou.

Serão abertos 20 novos leitos de suporte ventilatório em Ilhéus, que, de acordo com Vilas-Boas "vão ajudar a região a respirar com mais tranquilidade".

TV METRO

Entrevistas

Roberto Coelho

Em 07 de maio de 2021
ASSINE O CANALMETROPOLE NO YOUTUBE
Secretário de Saúde da Bahia alerta para alta ocupação de leitos de UTI para Covid-19 no estado - Metro 1