Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Terça-feira, 26 de março de 2024

Bahia

Bahia perde o doutor Roberto Santos, ex-governador, aos 94 anos

Legado indiscutível e amor ao estado são as marcas do político que marcou uma geração

Bahia perde o doutor Roberto Santos, ex-governador, aos 94 anos

Por: Metro1 no dia 09 de fevereiro de 2021 às 16:37

Médico, cientista, professor, secretário de Saúde, reitor da Universidade Federal da Bahia, governador, ministro da Saúde, deputado federal. Estes são alguns dos muitos cargos e postos que Dr. Roberto Santos ocupou ao longo de sua vida, muito bem vivida, e que findou hoje (9), aos 94 anos. Ele deixa seis filhos e um legado interminável na história.

Nós do Grupo Metrópole celebramos a trajetória deste homem íntegro e com relevância ímpar para a Bahia e para o Brasil. Confira trechos da matéria exibida em 2016, quando Doutor Roberto completou 90 anos de vida:

Roberto Figueira Santos nasceu em 15 de setembro de 1926, filho de Carmem Figueira Santos e Edgard Santos. Seu pai, médico, fundador e primeiro reitor da Universidade Federal da Bahia em 1946 e ministro da Saúde, foi uma das personalidades mais importantes para a formação da cultura da sociedade baiana no século XX, tendo criado as primeiras escolas de música, teatro e dança do Brasil, além da instalação do Museu de Arte Sacra da Ufba. Seu filho Roberto formou-se médico aos 23 anos na Faculdade de Medicina da Bahia, um dos alicerces da universidade. Ao voltar das temporadas no exterior, Dr. Roberto se dedicou à clínica médica e ao ensino superior, até que, em 1967, foi nomeado secretário de Saúde pelo então governador Luiz Viana Filho.

Sua trajetória partidária iniciou em 1974, quando ingressou na Aliança Renovadora Nacional (Arena). Findo o bipartidarismo, abrigou-se no Partido Popular (PP), fundado pelo senador Tancredo Neves, como uma alternativa capaz de reunir os setores moderados tanto da Arena quanto do Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Com a associação do PP ao PMDB, aprovada em convenção nacional, Roberto Santos ingressou no PMDB.

Como governador da Bahia, inseriu os Centros Sociais Urbanos (CSUs), num total de 33 em todo o Estado, com o objetivo de atender às populações de baixa renda. Outro grande marco da sua administração foi a construção, em Salvador, do Centro de Convenções da Bahia, dotando a cidade de um moderno local de eventos. Depois implantou o Projeto Urbis, voltado à construção de casas populares. Na área da educação, a sua administração construiu 3 mil salas de aula no Estado.