Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Bahia

/

Autoridades lamentam a morte do ex-governador Dr. Roberto Santos

Bahia

Autoridades lamentam a morte do ex-governador Dr. Roberto Santos

Políticos baianos registraram luto pela perda do médico, que morreu aos 94 anos.

Autoridades lamentam a morte do ex-governador Dr. Roberto Santos

Foto: Reprodução/Jovens Cientistas

Por: Gabriel Amorim no dia 09 de fevereiro de 2021 às 18:12

Políticos baianos lamentaram nas redes sociais a morte do ex-governador Roberto Santos, que faleceu hoje (9) aos 94 anos. Entre os que se manifestaram estão o prefeito Bruno Reis, o ex-prefeito ACM Neto, o atual Secretário de Saúde de Salvador, Léo Prates e o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), deputado Adolfo Menezes.

O governador Rui Costa, que também lamentou a perda através das redes sociais, decretou três dias de luto oficial no estado em razão da morte do médico. 

Veja os registros das autoridades e políticos baianos:

"Hoje a Bahia perdeu um dos maiores homens públicos da sua história. O ex-governador, ex-deputado federal, ex-reitor e ex-ministro da Saúde Roberto Santos foi um gestor de vanguarda. Contribuiu para a criação do Sistema Único de Saúde, realizou obras importantíssimas que deram origem ao Polo Petroquímico de Camaçari, colaborou muito com as universidades, construiu o, ainda hoje, maior hospital do Norte/Nordeste, que leva o seu nome, e atuou em defesa da ciência. Também era dono de uma integridade e honradez pouco comparáveis. Depois de exercer diversos cargos numa extensa e vitoriosa vida pública, fundou a Academia Baiana de Ciências e teve papel destacado na Academia Baiana da Educação. Tão gigante quando o seu pai, professor Edgard Santos, Doutor Roberto era meu amigo pessoal e eu tive a honra de contar com o seu voto em diversas eleições, para diferentes cargos. Sua partida deixa uma enorme lacuna, pois sua coleção de legados é inesgotável. Meus sentimentos à minha amiga Cristiana e todos os familiares deste grande personagem da história da Bahia." Lídice da Mata - Deputada Federal PSB-BA

“Coincidiu essa nossa primeira sessão, na condição de presidente da ALBA, com o passamento do ex-governador Roberto Santos, aos 95 anos, um homem público exemplar, sem nenhuma mácula em toda a sua carreira acadêmica e política. Foi um extraordinário governador, com realizações marcantes durante o seu mandato, de 1975 a 1979. As marcas de Roberto estão por aí até hoje, como os bairros de Cajazeiras e Mussurunga, o grande hospital no Cabula, o parque e o estádio de Pituaçu” Adolfo Menezes - Presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba)

"Minha solidariedade à família e aos amigos pela perda Dr. Roberto Santos. Uma figura que deixou marcas nas várias missões que cumpriu com extraordinária dedicação. Meu conselheiro constante quando da função de Secretária da Casa Civil da Bahia. Escreveu uma história que orgulha não somente os Bahianos. Que Deus conforte a família." - Eva Maria Dal Chiavon, Ex-secretária da Casa Civil no Governo de Jaques Wagner.