Segunda-feira, 30 de junho de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Bahia

/

Palácio dos Esportes, antigo palco de eventos da sociedade baiana em Salvador, vai virar hotel

Bahia

Palácio dos Esportes, antigo palco de eventos da sociedade baiana em Salvador, vai virar hotel

Projeto de lei foi aprovado na Assembleia Legislativa e segue para a sanção do governador Rui Costa; Palácio representou uma revolução no estilo arquitetônico nas Américas

Palácio dos Esportes, antigo palco de eventos da sociedade baiana em Salvador, vai virar hotel

Foto: Ascom/Setur

Por: Danielle Campos no dia 14 de fevereiro de 2021 às 11:30

Situado ao lado da estátua de Castro Alves e do Hotel Fasano, no Centro Histórico de Salvador, o Palácio dos Esportes, pertencente ao Estado da Bahia, será vendido para dar lugar a um hotel, conforme divulgado nesta sexta-feira (12), pelo portal oficial do Governo do Estado. A ideia é criar um "novo empreendimento turístico".

Segundo o secretário de Turismo do Estado, Fausto Franco, somente devem participar do certame empresas interessadas na aquisição do imóvel para a criação de empreendimento turístico. De acordo com o secretário, a decisão vai colaborar com a implantação de um "polo de luxo na área central de Salvador".

O projeto de lei, que prevê a alienação do imóvel, foi aprovado na Assembleia Legislativa, em sessão realizada na quinta-feira (11), e segue para a sanção do governador Rui Costa. 

Construído por volta de 1806, o Palácio dos Esportes representou uma verdadeira revolução no estilo arquitetônico dos prédios das Américas. Após a sua fundação, o local abrigou o Teatro São João. O espaço foi palco de eventos voltados à sociedade baiana, como debates públicos, políticos e declamação de poesias. Entre os frequentadores, já estiveram Ruy Barbosa, J.J Seabra e Otávio Mangabeira. 

Em 1923, um incêndio destruiu completamente as instalações. O prédio atual, construído na década de 1930, em estilo art déco, passou a abrigar a sede da Secretaria da Agricultura do Estado. Anos mais tarde, passou a abrigar federações esportivas e foi batizado pelo então governador ACM como Palácio dos Esportes.