Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Bahia

/

Pessoas que descumprirem toque de recolher poderão ser indiciadas, diz Rui Costa

Bahia

Pessoas que descumprirem toque de recolher poderão ser indiciadas, diz Rui Costa

Estabelecimentos que funcionarem entre as 22h e 5h terão seus alvarás cassados

Pessoas que descumprirem toque de recolher poderão ser indiciadas, diz Rui Costa

Foto: Paula Froes/Govba

Por: Adele Robichez no dia 17 de fevereiro de 2021 às 07:00

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), declarou ontem (16), em uma live, que as pessoas que desrespeitarem o toque de recolher nos municípios do estado anunciados por ele poderão ser indiciadas criminalmente contra a saúde pública. A medida passa a ser válida a partir da próxima sexta-feira (19), durante setes dias, das 22h às 5h. A região Oeste e as cidades de Irecê e Jacobina não estão inclusas.

"As pessoas serão indiciadas conforme a legislação nacional prevê como crime à saúde pública", disse o gestor sobre quem não cumprir a restrição. Segundo ele, como "estamos em uma emergência sanitária", o desrespeito ao decreto também pode ser enquadrado como crime contra a ordem pública. "As pessoas serão conduzidas à delegacia, registrado o procedimento e encaminhado ao Ministério Público para abertura de processo criminal", explicou.

Rui ainda reforçou que os estabelecimentos que não pararem de funcionar às 22h poderão ser fechados e os donos igualmente indiciados."Será solicitado a cada prefeitura que casse o alvará de funcionamento dos estabelecimentos que descumprirem os decretos e, eventualmente, pedir ordem judicial para fechamento desses pontos comerciais", alertou.

Os clientes do local, caso não obedeçam a ordem de retornar para as suas casas, serão encaminhadas à delegacia. "O estabelecimento será notificado, os seus proprietários indiciados, as pessoas encaminhadas para as suas residências e quem resistir será conduzido à delegacia para indiciamento", falou o governador.