Domingo, 28 de novembro de 2021

Bahia

Secretário de Saúde prevê chegada de lote da Sputnik V na Bahia em abril

Fábio Vilas-Boas afirmou que contrato está pronto para ser assinado e que previsão inicial é de 2 milhões de doses

Secretário de Saúde prevê chegada de lote da Sputnik V na Bahia em abril

Foto: Metropress

Por: Matheus Simoni no dia 12 de março de 2021 às 11:51

O secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas, afirmou que a Bahia deve receber as primeiras doses da Sputnik V em abril, logo após a assinatura do contrato com o Fundo Soberano Russo. Em entrevista a José Eduardo hoje (12), durante o Jornal da Bahia no Ar da Rádio Metrópole, ele afirmou que o vínculo deve ser assinado ainda nesta tarde. De acordo com o gestor, a negociação iniciada no ano passado foi fundamental para que a vacina pudesse ser comprada pela Bahia.

"São várias etapas. A primeira, a mais difícil, foi conseguir a autorização para importação. Em agosto do ano passado, a Bahia procurou a Rússia. Todo mundo acompanhou, ninguém falava de vacina russa. Já estávamos desde aquela época em negociação, coisa que o Ministério da Saúde deveria ter feito também. A Bahia já vinha em negociação. Fechamos um acordo de 50 milhões de doses e agora está sendo possível executá-lo, já que foi publicada uma lei autorizando a importação de vacinas reconhecidas por agências internacionais", disse Fábio. 

Fábio Vilas-Boas ainda esclareceu que não há motivos para desconfiar da eficácia da vacina, que já se mostrou segura em diversos testes. "Não há nenhuma razão para a população olhar de forma desconfiada. Com isso, vamos conseguir ampliar significativamente a vacinação aqui na Bahia e reduzir a taxa de transmissão", declarou o secretário. 

O secretário apontou ainda que há uma disparidade entre a negociação feita entre a Bahia e os russos em relação ao que tenta fazer o Ministério da Saúde. De acordo com Fábio, o governo baiano já largou na frente. "Nosso contrato está pronto. As vírgulas e pontos todos colocados. Vai ser assinado hoje pelo governador hoje e mandado para a Rússia. O ministério sequer iniciou tratativas legais. Ontem ocorreu de fato a primeira reunião entre o fundo russo e o ministério. Mas a distância da negociação que vem sendo conduzida pela Bahia e a que foi iniciada ontem pelo ministério é quilométrica. Temos os valores, forma de pagar e logística tudo certo. O ministério vai começar agora uma negociação", disse o secretário. 

Secretário de Saúde prevê chegada de lote da Sputnik V na Bahia em abril - Metro 1