
Bahia
Sete Em Ponto: Delegado João Cavadas aponta que perfil do roubo nos coletivos mudou
Em vez de dinheiro, os celulares são o principal alvo

Foto: Reprodução
Em entrevista hoje (1º) ao Sete Em Ponto, na Rádio Metrópole, o delegado João Cavadas, Coordenador do Grupo Especial de Repressão a Roubo em Coletivos da Polícia Civil da Bahia, comentou políticas do grupo no combate a esse tipo de assalto.
"A gente tem já um estudo estatístico, já vem desenvolvendo, justamente para tratar a identificação de pessoas que poderiam fazer delitos. Já foi constatado que a porta inicial da criminalidade é também um perfil que se aplica a diversos usuários de drogas. Muitos usuários, no afã de conseguir uma certa quantia, ou conseguir efetivamente a droga, ele pratica o assalto a ônibus", disse o delegado.
João Cavadas explicou ainda que o perfil do roubo nos coletivos também mudou.
"Anteriormente e o objetivo era roubar o dinheiro que o cobrador estava portando e das vítimas. Como diminuiu significativamente o dinheiro circulando nos ônibus, eles passaram a ter como objetivo a captura dos aparelhos de celulares", disse.
O delegado disse ainda que não é indicado reagir a qualquer tipo de furto: "Em nenhuma modalidade criminosa existe qualquer tipo de recomendação no sentido de reagir. Até porque, o bem maior que temos é a vida. O bem material, ainda que dê trabalho, que custe mais horas do seu suor, do seu trabalho, a vida não tem como recuperar.
Confira a entrevista completa:
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.