Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Bahia

/

Com proibição da venda de bebidas, 70% dos bares irão fechar, diz presidente da Abrasel Bahia

Bahia

Com proibição da venda de bebidas, 70% dos bares irão fechar, diz presidente da Abrasel Bahia

Segundo Luiz Henrique do Amaral, decisão estadual vai de encontro com consumo responsável proposto pela associação

Com proibição da venda de bebidas, 70% dos bares irão fechar, diz presidente da Abrasel Bahia

Foto: Pixabay

Por: Adele Robichez no dia 14 de abril de 2021 às 09:02

O presidente executivo da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) na Bahia, Luiz Henrique do Amaral, avaliou como contraditória a medida que proíbe a venda de bebidas alcóolicas durante o final de semana, mesmo com a permissão de reabertura de bares e restaurantes. Segundo ele, a decisão estadual vai de encontro com o consumo responsável proposto pela associação.

"A proibição de vendas de bebidas alcoólicas em bares e restaurantes nos ambientes preparados e monitorados, seguindo os protocolos sanitários, vai na direção contrária do objetivo a ser atingido: o consumo responsável", afirmou Amaral ao Metro1

Apesar disso, ele reconhece que "não existe solução fácil". Por isso, informou que a Abrasel está, "desde março do ano passado, construindo soluções responsáveis, técnicas comportamentais, buscando respostas claras para a equação: melhor solução com menor risco".

O presidente da associação revelou que, caso o decreto seja mantido, 70% dos bares poderão falir somente neste mês. "Por sua vez, o impacto econômico é enorme, uma pesquisa aponta que, se mantida as atuais condições impostas de restrições, 7 em cada 10 bares e restaurantes irão fechar suas portas até o final de abril", disse.

Amaral explicou que as consequências dessa restrição serão o fim "do sustento de mais de 280 mil famílias, desempregando cerca de 190 mil pessoas e afetando toda cadeia produtiva desde a marisqueira, agricultor familiar, músicos, atores culturais, indústria de alimentos e bebidas, turismo".