
Bahia
Operação Harém BR: PF cumpre mandado de busca e apreensão em Lauro de Freitas
A operação visa desarticular um grupo criminoso voltado ao tráfico de mulheres para fins de exploração sexual

Foto: Polícia Federal
A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (27) a Operação Harem BR para desarticular um grupo criminoso, voltado ao tráfico de mulheres para fins de exploração sexual, em São Paulo. Os agentes cumprem oito mandados de prisão preventiva e nove mandados de busca e apreensão, um deles em Lauro de Freitas, na região metropolitana de Salvador.
Os demais mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos nas cidades de São Paulo/SP, Goiânia/GO, Foz do Iguaçu/PR, Venâncio Aires/RS e Rondonópolis/MT e cinco mandados de prisão preventiva foram incluídos na Difusão Vermelha da Interpol: no Paraguai, Estados Unidos, Espanha, Portugal e Austrália.
As investigações foram iniciadas em 2019, em inquérito policial instaurado com base em desdobramento da denominada Operação NASCOSTOS, que desarticulou um grupo de estelionatários que praticava fraudes pela internet, mediante a clonagem de cartões de crédito.
Com o avanço das investigações, identificou-se uma rede de agenciadores/aliciadores que atuava na exploração sexual, tanto em território nacional, quanto no exterior. Até o momento, a investigação apurou que os países para os quais houve viagens para fins de exploração sexual foram Brasil, Paraguai, Bolívia, Estados Unidos, Catar e Austrália.
Os crimes investigados são:
- favorecimento da prostituição ou outra forma de exploração sexual de criança ou adolescente ou de vulnerável;
- tráfico de mulheres para fins de exploração sexual;
- falsidade material e/ou ideológica e uso de documento falso;
- favorecimento da prostituição ou outra forma de exploração sexual.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.