Sábado, 19 de junho de 2021

Bahia

Mais de 28 mil estudantes serão afetados com redução nos auxílios da Ufba

Pode haver atraso no repasse das bolsas já a partir do próximo mês

Mais de 28 mil estudantes serão afetados com redução nos auxílios da Ufba

Foto: Arquivo/Divulgação

Por: Geovana Oliveira no dia 12 de maio de 2021 às 15:30

Mais de 28 mil alunos da Universidade Federal da Bahia (UFBA) serão diretamente afetados pela redução do orçamento destinado à instituição. Esse é o número de alunos que recebe auxílio da universidade de alguma forma, seja por transporte, residência, creche, restaurante universitário ou recursos financeiros.

O estudante de arquitetura Yuri Oliveira, que mora na residência da universidade, conta que já percebe o sucateamento dos serviços desde o início do ano. "Pra gente da residência tem sido bastante terrível, com perda até de manutenção. A residência 5, apesar de ser nova, está se deteriorando". 

Mas o principal para Yuri é que os alunos não podem perder a bolsa. "Muitos estudantes dependem desse dinheiro para poder se alimentar. Eles estão sendo desassistidos por esse governo no momento que não recebem esse recurso", afirma. Segundo a pró-reitora de Ações Afirmativas da universidade, Cassia Bastos, pode haver atraso no repasse das bolsas já a partir do próximo mês.

Aluna de direito, Isabel Reis diz que se nada for feito para aliviar os cortes, terá que trancar o curso. "O que me manteve na universidade até hoje foram esses auxílios. Se nada for feito para aliviar isso, terei que deixar meus 3 anos e meio de curso trancados", conta. Segundo ela, quem mais sofre com a redução do repasse são os alunos bolsistas. "Esses sofrem os impactos em dobro. Tanto academicamente, como financeiramente". 

 

 

Mais de 28 mil estudantes serão afetados com redução nos auxílios da Ufba - Metro 1