Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Domingo, 24 de março de 2024

Bahia

Secretário alerta para crescimento progressivo da média móvel de casos ativos da covid na Bahia

Em 45 dias, média móvel de casos em uma semana teve crescimento de mais de 13%: cerca de 2 mil registros a mais

Secretário alerta para crescimento progressivo da média móvel de casos ativos da covid na Bahia

Foto: Reprodução

Por: Adele Robichez no dia 20 de maio de 2021 às 09:03

O secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, alertou, nesta quinta-feira (20), para o crescimento da média móvel de casos ativos da covid-19 no estado. O indicador, que registra a média de casos em uma semana, iniciou o mês de abril abaixo de 15.000 registros e, no início desta semana, a média chegou a praticamente 17.000. Em cerca de 45 dias, então, o aumento foi de mais de 13%.

O gestor da pasta afirmou que o aumento é progressivo, ou seja, tende a continuar evoluindo. E, com o São João chegando, período onde geralmente há grandes aglomerações, ele reforçou a importância de seguir as medidas sanitárias de proteção à doença. “[Para] interromper essa curva, apenas com medidas de distanciamento e uso de máscaras”, afirmou. 

Vilas-Boas também citou a demora na chegada de novas remessas de vacinas contra o coronavírus, o que torna a vacinação lenta e não abrange ainda um público imunizado suficiente para a diminuição dos casos e mortes pela doença. De acordo com o consórcio de veículos de imprensa, a Bahia aplicou a primeira dose da vacina em 3.052.551 pessoas até esta quarta-feira (19), o que representa 20,44% da população. Destas, 1.396.873 receberam o reforço: 9,36% dos habitantes do estado.

Até esta quarta-feira (19), segundo dados do boletim da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), o estado registrou, desde o início da pandemia, 966.268 casos confirmados da doença e 20.131 mortes. A taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes adultos com covid está em 85%.