Bahia
Travessias de lanchinhas para Ilha de Itaparica e Morro de São Paulo são suspensas neste sábado

Em 45 dias, média móvel de casos em uma semana teve crescimento de mais de 13%: cerca de 2 mil registros a mais
Foto: Reprodução
O secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, alertou, nesta quinta-feira (20), para o crescimento da média móvel de casos ativos da covid-19 no estado. O indicador, que registra a média de casos em uma semana, iniciou o mês de abril abaixo de 15.000 registros e, no início desta semana, a média chegou a praticamente 17.000. Em cerca de 45 dias, então, o aumento foi de mais de 13%.
O gestor da pasta afirmou que o aumento é progressivo, ou seja, tende a continuar evoluindo. E, com o São João chegando, período onde geralmente há grandes aglomerações, ele reforçou a importância de seguir as medidas sanitárias de proteção à doença. “[Para] interromper essa curva, apenas com medidas de distanciamento e uso de máscaras”, afirmou.
Vilas-Boas também citou a demora na chegada de novas remessas de vacinas contra o coronavírus, o que torna a vacinação lenta e não abrange ainda um público imunizado suficiente para a diminuição dos casos e mortes pela doença. De acordo com o consórcio de veículos de imprensa, a Bahia aplicou a primeira dose da vacina em 3.052.551 pessoas até esta quarta-feira (19), o que representa 20,44% da população. Destas, 1.396.873 receberam o reforço: 9,36% dos habitantes do estado.
Até esta quarta-feira (19), segundo dados do boletim da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), o estado registrou, desde o início da pandemia, 966.268 casos confirmados da doença e 20.131 mortes. A taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes adultos com covid está em 85%.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.