Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Bahia

Sindicato solicita ampliação de faixa etária para vacinação de jornalistas

Vacinação da categoria ainda é alvo de ação no Supremo Tribunal Federal (STF)

Sindicato solicita ampliação de faixa etária para vacinação de jornalistas

Foto: Fenaj

Por: Gabriel Amorim no dia 15 de junho de 2021 às 17:39

O Sindicato dos Jornalistas da Bahia (Sinjorba) enviou, nesta terça-feira (15), ofício ao Secretário Estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, e a presidente do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde, Stela Souza, em que solicita a ampliação da faixa etária dos profissionais de imprensa a serem vacinados contra a Covid-19.

A Comissão Intergestores Bipartite (CIB) autorizou no último dia  18 de maio, a vacinação dos profissionais de imprensa que atuam na linha de frente e possuem mais de 40 anos no último dia . Alvo de disputa judicial, a decisão foi questionada pelos Ministérios Públicos Estadual e Federal, mas o mandado de segurança teve seu pedido liminar negado pelo Tribunal de Justiça da Bahia no dia 2 de junho. Logo após, os municípios baianos que ainda não haviam iniciado a imunização da categoria em razão do processo judicial começaram a vacinar os jornalistas. 

Agora, com o processo de imunização em curso tanto na capital quanto no interior, o Sinjorba solicitou que a CIB analise a redução da idade dos profissionais de imprensa, visto a grande quantidade de jovens vitimados pelas novas cepas da Covid-19.

Para o presidente do Sinjorba, Moacy Neves, é fundamental ampliar a idade do público vacinado. “A maior parte dos profissionais de imprensa que está em serviço presencial nas redações de rádio, TV, jornais, sites e assessorias encontra-se na faixa etária abaixo dos 40 anos. Para cada trabalhador vacinado pela resolução 085/2021 da CIB, outros dois ficaram de fora do direito e continuam arriscando suas vidas no trabalho cotidiano”, explicou Neves.