Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Bahia

Vacinação da população adulta na Bahia pode ser concluída apenas em 2022, diz Vilas-Boas

Secretário de Saúde do Estado afirma, no entanto, que cronograma de farmacêuticas prevê maior distribuição de doses

Vacinação da população adulta na Bahia pode ser concluída apenas em 2022, diz Vilas-Boas

Foto: Foto: Ascom/Sesab

Por: Alexandre Santos no dia 23 de junho de 2021 às 12:45

O secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, afirmou nesta quarta-feira (23), que, no ritmo atual, a vacinação contra a Covid-19 de toda a população adulta do estado deverá ser concluída somente em fevereiro de 2022. Ao fazer a estimativa, o secretário considera os atrasos na distribuição das doses pelo Ministério da Saúde e o coronograma das farmacêuticas ante a demanda mundial pelos imunizantes.

"Na velocidade atual, nós levaremos oito meses pra conseguir vacinar todo a população com mais de 18 anos", declarou o secretário em um comunicado divulgado por sua assessoria. 

De acordo com Villas-Boas, diz que há a expectativa de que a vacinação ganhe mais velocidade no segundo semestre deste ano. "No cronograma da AstraZeneca, no cronograma da Pfizer, chegarão muito mais doses que chegaram no primeiro e semestre. Isso acontecendo, evidente que anteciparemos esse período de oito meses e poderemos chegar até dezembro com a vacinação completa dos adultos e, depois, avançando para adolescentes e crianças", disse.

Até o momento, ao menos 4.515.288 pessoas receberam a primeira dose de vacina anti-Covid em território baiano segundo o balanço mais recente. O número equivale a imunização de 30,24% da população.

Já a segunda dose foi aplicada em 11,57% dos habitantes —1.726.913 pessoas. Ao todo, foram 6.242.201 aplicadas (77,79% das 8.005.140 doses recebidas).