Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Bahia

/

'CPI da Covid' de Cruz das Almas investiga morte e golpe com assinatura de médica

Bahia

'CPI da Covid' de Cruz das Almas investiga morte e golpe com assinatura de médica

Desde o dia 24 de maio, a Câmara de Vereadores investiga, por meio da CPI, um suposto óbito ocorrido por erro médico

'CPI da Covid' de Cruz das Almas investiga morte e golpe com assinatura de médica

Foto: Reprodução/Vídeo

Por: Geovana Oliveira no dia 31 de agosto de 2021 às 17:10

Uma falsa médica estaria atuando no Pronto Atendimento para Covid-19 em Cruz das Almas, segundo investigações de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do município. As informações foram publicadas inicialmente no Blog da Meia Noite, veículo local.

Desde o dia 24 de maio, a Câmara Municipal de Vereadores de Cruz das Almas investiga, por meio da CPI, a troca de vacinas, adulteração e destruição de cartões de vacinação de pacientes e um suposto óbito ocorrido por erro médico.

A apuração do erro médico, no entanto, se desdobrou em mais um fator: é provável que a morte do paciente, identificado como Ronaldo Conceição Teles, tenha sido atestada com uma assinatura falsificada. 

No atestado, o nome da médica que assina o óbito é Alana Maria Sena Ferreira. Em depoimento à CPI, entretanto, a médica natural de Sobradinho afirma que nunca sequer pisou em Cruz das Almas. 

No dia 19 de agosto, a reunião da CPI aconteceu no município de Uauá, onde a médica reside, para que ela pudesse ser ouvida. Questionada se já tinha trabalhado em Cruz das Almas, ela respondeu: "Nunca trabalhei, nunca pisei, nunca andei em Cruz das Almas".

A médica Alana afirma que foi vítima de alguma fraude. "Sinceramente eu não faço ideia de como isso tenha acontecido, porque eu nunca andei no município de Cruz das Almas, nunca atendi e não dei plantão nem em cidades ali próximas, é um certificado digital, eu não sei quem emitiu esse certificado o que posso declarar é que a minha pessoa Alana Maria Sena Ferreira portadora deste CRM não preencheu essa demanda". 

A Secretaria de Saúde do Município informou em nota que apenas teve conhecimento de que uma falsa médica teria atuado no Centro de Covid-19 de Cruz das Almas por meio das notícias divulgadas pela imprensa e pela Câmara de Vereadores. A pasta também afirmou que o caso de golpe com médico falso tem acontecido em vários municípios baianos. 

"Mesmo não tendo nada formalizado, mas diante da gravidade da denúncia, a direção médica da Secretaria de Saúde do Município iniciou uma investigação para apurar a veracidade dos fatos, registrando, inclusive, um boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia local, e também formalizando ao CREMEB o ocorrido", afirma em nota de esclarecimento. 

A secretaria ainda afirma que sabia apenas que, no dia 4 de abril de 2021, a médica de nome Alana Maria Sena Ferreira deu o plantão na Unidade de Referência para Covid-19, em substituição a uma médica do quadro oficial da Secretaria, à revelia do conhecimento da Diretoria Médica e do Secretário, apesar das várias etapas estabelecidas para evitar burlas e infrações.