Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Terça-feira, 19 de março de 2024

Bahia

Políticos lamentam fechamento do Cine Glauber Rocha: "Desamparo à cultura"

Itaú vai retirar patrocínio do cinema

Políticos lamentam fechamento do Cine Glauber Rocha: "Desamparo à cultura"

Foto: Divulgação

Por: Geovana Oliveira no dia 16 de setembro de 2021 às 18:49

Os políticos baianos lamentaram nesta quinta-feira (16) a decisão do Itaú de retirar o patrocínio do Cine Glauber Rocha.

"Minha solidariedade ao amigo Cláudio Marques, diretor do  Glauber Rocha, que cuidou tão bem daquele espaço de cultura, cinema, literatura e arte, tão fundamental para o processo de revitalização do centro antigo", afirmou a deputada estadual Olívia Santana (PCdoB) em publicação nas redes sociais. 

De acordo com ela, usuárias e usuários do equipamento precisam lutar por ele. 

A vereadora da capital baiana, Maria Marighella (PT), também se posicionou: "Reivindicamos uma cidade que proteja e afirme o valor de seus equipamentos culturais. Que tenha a cultura na centralidade da vida das pessoas".

Além das duas parlamentares, o deputado estadual Bira Corôa (PT) também criticou a retirada do Itaú. 

"O Itaú, banco que sempre anuncia lucros na faixa dos bilhões, dá as costas para a Cultura. Vem anunciar que não irá manter as atividades do cinema Glauber Rocha em Salvador. É a face do desamparo a cultura em um dos momentos que mais se precisa de apoio. É uma postura lamentável!", afirma. 

Posicionaram-se ainda a vereadora de Salvador Marta Rodrigues (PT) e a ex-vereadora Aladilce Souza (PCdoB). "Grande tristeza para o circuito de arte e cultura de Salvador. O Espaço Glauber Rocha de Cinema, localizado na Praça Castro Alves, é importantíssimo para a nossa cidade", diz Aladilce. 

Mais cedo, o ex-prefeito da capital baiana, ACM Neto também afirmou que o banco está "virando as costas para a cultura da cidade".