Quarta-feira, 27 de outubro de 2021

Bahia

Bombeiros atuam em 10 municípios para combater os incêndios florestais na Bahia

Boletim do Inema registra 631 focos de calor em todo o Estado

Bombeiros atuam em 10 municípios para combater os incêndios florestais na Bahia

Foto: Ascom Corpo de Bombeiros

Por: Metro1 no dia 18 de setembro de 2021 às 13:57

Os bombeiros especialistas em prevenção e combate a incêndios florestais atuam, neste momento, em 10 municípios baianos, além da fronteira com o Piauí. 

Luís Eduardo Magalhães - O combate continua às margens do Rio Cabeceira de Pedras. No Setor Industrial, o incêndio está controlado, evitando que atingisse uma lavoura nas proximidades. Três tratores estão dando apoio, além de dois aviões modelo Air Tractor que realiza o combate aéreo e monitora possíveis novos focos na região.

Barreiras - O combate continua na Serra do Saco (Povoado Sapé). Os bombeiros estão realizando o ataque direto e a construção de aceiros, conseguindo proteger roças de pastagem e casas que estavam na direção da propagação do incêndio. Duas aeronaves modelo Air Tractor permanecem sobrevoando as áreas atingidas para apoiarem no combate com o lançamento de agita e identificando possíveis novos focos.

Morpará - Em Mundo Novo e nas Serras da Cascalheira e da Ema, assim como em Caxambeira o combate continua. O trabalho está se desenvolvendo através de combate direto, apagando alguns focos encontrados ao longo da linha de fogo, bem como realizando construção de aceiros. Dois aviões modelo Air Tractors dão apoio no combate aéreo e realizam o monitoramento sobrevoando a área atingida para identificar possíveis novos focos. 

Chapada (Lençóis) -  O monitoramento continua área próxima a uma fazenda.

Oliveira dos Brejinhos - O incêndio na localidade de Serra Passo do Cavalo está em fase de monitoramento

Baianópolis - O combate continua na comunidade de Barbosa. Um caminhão pipa está dando auxilio na operação.  

Mulungu do Morro - O combate continua na área próxima a duas fazendas. A área é de mata densa e fechada e o local de difícil acesso, fator que dificulta a progressão no terreno. Os militares também atuam através do combate direto, conseguindo reduzir a intensidade do incêndio.

Ituaçu - O incêndio está controlado na Serra do Boqueirão. 

Tremedal - No Povoado de Lagoa Preta o incêndio está controlado.

Guaratinga - O incêndio já está controlado. Os bombeiros vão iniciar monitoramento na área.

São Raimundo Nonato - PI - Em Percata, assim como na região da Serra da Estação o monitoramento continua.  Um foco foi identificado às margens da BR e o combate iniciado.

Segundo boletim do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), o satélite do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) registrou 631 focos de calor na Bahia nesta sexta-feira (17), a maior quantidade desde o início deste mês.

Bombeiros atuam em 10 municípios para combater os incêndios florestais na Bahia - Metro 1