Terça-feira, 26 de outubro de 2021

Bahia

Como estímulo à paternidade, mutirão de exames de DNA é realizado em Conceição de Coité

Ação da Defensoria Pública do Estado tem início nesta segunda-feira (27)

Como estímulo à paternidade, mutirão de exames de DNA é realizado em Conceição de Coité

Foto: Divulgação/DPE-BA

Por: Metro1 no dia 27 de setembro de 2021 às 13:38

Um mutirão de exames de DNA é realizado em Conceição de Coité, município do nordeste da Bahia, entre esta segunda-feira (27) e terça (28). A iniciativa da Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE-BA) tem como objetivo estimular homens a assumirem a paternidade de crianças sem registro.

Os testes são oferecidos de forma gratuita, das 9h às 17h, na sede da Defensoria no Fórum de Conceição do Coité. O agendamento prévio deve ser feito através do WhatsApp (75) 99708-0867. Os resultados saem em até dois meses.

De acordo com o defensor público Rafael do Couto Soares, foram acumulados 35 demandas do exame durante a pandemia da Covid-19. Até então, os atendimentos presenciais estavam suspensos, o que impediu a realização dos testes durante o período. 

O exame de paternidade serve para investigar, voluntariamente, se a pessoa que realizou o teste é pai da criança. A partir da descoberta, é possível incluir o pai nos registros das crianças que não têm pai nas suas certidões de nascimento e fazer a requisição de pensão. No caso do suposto pai estar morto, o exame é possível com coleta de material de parentes próximos.

Como estímulo à paternidade, mutirão de exames de DNA é realizado em Conceição de Coité - Metro 1