Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Bahia

/

Delegacia Virtual adiciona crime de maus-tratos contra animais

Bahia

Delegacia Virtual adiciona crime de maus-tratos contra animais

Denúncias e investigações sobre casos serão agilizadas com mudança, acredita procurador do CRMV-Ba

Delegacia Virtual adiciona crime de maus-tratos contra animais

Foto: Reprodução

Por: Adele Robichez no dia 21 de outubro de 2021 às 15:26

Os registros de ocorrências de maus-tratos contra animais passaram a poder ser feitos pela internet. A inclusão do tipo de crime pela Delegacia Virtual foi feito nesta segunda-feira (18). A mudança facilita e agiliza não só a denúncia, como a investigação dos casos, explica o procurador jurídico do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Bahia (CRMV-Ba), Thiago Mattos.

"É uma inovação em relação ao crime de maus-tratos, vai ficar muito mais fácil para investigar. Antes, as pessoas tinham que se locomover para uma delegacia especializada, que trata desse tipo de crime, então até comparecer à delegacia era dificil. Agora, na Delegacia Digital, basta registrar, aí vão validar o boletim de ocorrência e, se estiver com as condições exigidas, ele é encaminhado para a delegacia competente. As informações pedidas são básicas, de acordo com orientações normais mesmo de qualquer denúncia", diz.

No site, o usuário seleciona o estado onde o fato ocorreu e, com o cadastro do governo, seleciona o tipo de crime que deseja comunicar. Entre as opções, agora há a de “maus-tratos contra animais”, que ocorre quando alguém fere, mutila, realiza experiência dolorosa ou cruel em animais.