Sexta-feira, 03 de dezembro de 2021

Bahia

Parque da Muritiba, na Chapada Diamantina, vai ser regularizado como unidade de conservação

Prefeitura concordou em fazer plano de manejo em Termos de Ajustamento de Conduta do MP-BA

Parque da Muritiba, na Chapada Diamantina, vai ser regularizado como unidade de conservação

Foto: Divulgação

Por: Metro1 no dia 24 de outubro de 2021 às 08:57

Após acordo com o Ministério Público da Bahia, a prefeitura de Lençóis vai regularizar o Parque Municipal da Muritiba-Serrano e o Sistema Municipal de Meio Ambiente (Sismuma). Segundo o MP-BA, o município precisa implantar as determinações legais que estabelecem o sistema nacional de unidades de conservação, bem como a política nacional do meio ambiente. Os dois Termos de Ajustamento de Conduta (TAC) foram assinados na última sexta-feira (22).

“O parque estava funcionando há décadas, desde 1986, inclusive como importante atrativo turístico na Chapada Diamantina, recebendo milhares de visitantes anualmente, sem que houvesse o respeito à legislação ambiental e a sua adequada regularização legal”, destacou o promotor de Justiça Augusto César Carvalho de Matos, autor dos TACs.

O município se comprometeu a adequar sua política de gestão ambiental e a implementar e regularizar a unidade de conservação municipal, Parque da Muritiba, criado desde o ano de 1986, sem gerenciamento, através da implementação de um plano de manejo.

A poucos minutos do centro da cidade, o parque detém cachoeiras, poços e mesmo salões de areia colorida. Nas proximidades, é possível visitar o Poço Halley, a Cachoeirinha e a Cachoeira da Primavera.

Parque da Muritiba, na Chapada Diamantina, vai ser regularizado como unidade de conservação - Metro 1