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MP-BA aciona cinco empresas envolvidas em golpe de vendas de pacotes de viagem

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MP-BA aciona cinco empresas envolvidas em golpe de vendas de pacotes de viagem

Empresas atraiam clientes para realizarem a compra de pacotes de viagem, mas eles não conseguiam usufruir das diárias

MP-BA aciona cinco empresas envolvidas em golpe de vendas de pacotes de viagem

Foto: Reprodução/ Google Street View

Por: Metro1 no dia 03 de dezembro de 2021 às 17:16

O Ministério Público da Bahia ajuizou ação civil pública contra cinco empresas envolvidas em um golpe relacionado a vendas de pacotes de viagem. Segundo o promotor de Justiça Cristiano Chaves, a Ilhas do Caribe Turismo Ltda, Helm Viagens e Turismo Ltda, Cirque Amar Produções Artísticas, Pão de Açúcar e Sol Barra Hotel estariam envolvidas no esquema que lesou vários consumidores. 

As empresas atraiam clientes para realizarem a compra de pacotes de viagem, mas eles não conseguiam usufruir das diárias adquiridas e acabavam constatando a fraude, afirma o promotor. Ele solicita à Justiça que determine às empresas que restituam em dobro os valores indevidamente recebidos. Na ação, Cristiano Chaves solicita ainda à Justiça que condene as empresas a repararem o dano moral coletivo causado aos consumidores, em coletividade, no valor mínimo de R$ 100 mil, reversível ao Fundo de Reconstituição de Bens Lesados.

De acordo com o MP-BA, as investigações apontam que, durante a temporada do Le Cirque Amar em Salvador, duas pessoas com identificação da empresa Ilhas do Caribe Turismo ofereciam no interior do circo sorteios de viagens para Gramado, no Rio Grande do Sul. Ali colhiam informações e dados pessoais de interessados. Dias depois, um colaborador da empresa entrava em contato com os consumidores que se identificaram, informando que, embora não tivessem sido contemplados com a viagem, seriam beneficiados com duas diárias em hotéis credenciados pela empresa, devendo, para tanto, participar de um evento a ser realizado no Barra Sol Hotel. Lá, os consumidores eram atendidos e participavam de apresentação de pacotes de viagem, que acabavam adquirindo. Após isso, no momento de tentar contato com a empresa para marcação de suas viagens, os consumidores não conseguiam falar com os responsáveis e, portanto, não tinham como agendar a viagem.

De acordo com o promotor de Justiça, o mesmo golpe foi aplicado pela Ilhas do Caribe Turismo por meio de stand instalado no interior do supermercado Pão de Açúcar. Consumidores eram contatados para participar de sorteios de pacotes de viagem, depois eram informados sobre o evento e lá acabavam adquirindo diárias que não conseguiam usufruir por não conseguir contato com a empresa.