Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Bahia

/

"Ninguém me pergunta do Carnaval. As pessoas estão passando fome", diz Rui Costa

Bahia

"Ninguém me pergunta do Carnaval. As pessoas estão passando fome", diz Rui Costa

Governador diz que que apenas a imprensa e empresários do setor têm o questionado sobre a realização da festa

"Ninguém me pergunta do Carnaval. As pessoas estão passando fome", diz Rui Costa

Foto: Fernando Vivas/GOVBA

Por: Alexandre Santos no dia 06 de dezembro de 2021 às 11:30

O governador Rui Costa (PT) afirmou nesta segunda-feira (6) que não é perguntado nas ruas sobre quando tomará uma decisão sobre o Carnaval — tema que, segundo ele, só tem interessado à imprensa e a empresários do setor. De acordo com o governador, por onde tem andado, as pessoas demonstram estar preocupadas com o desemprego, a fome ou em morrer em decorrência da Covid-19.

As declarações foram dadas durante uma agenda em Ilhéus, quando jornalistas o questionaram sobre a possibilidade de autorizar ou não a festa momesca de 2022.

"Eu sei da ansiedade dos produtores... Eu andando na rua, estou fazendo às vezes dois municípios por dia. Hoje, vou fazer dois, Ilhéus e Itabuna. Amanhã vou fazer mais dois... vou a Igaporã e, depois a Rio do Pires, Érico Cardoso, Icaturama, ou seja, terça e quarta, vou fazer quatro municípios. Ninguém me cobra na rua sobre o Carnaval", iniciou o governador. 

Em seguida, prosseguiu: "As pessoas nas ruas estão preocupadas porque estão desempregadas, porque estão mais pobres, estão passando fome. As pessoas estão mais preocupadas em pegar a doença, em morrer. Essa é a preocupação do povo. Em geral, primeiro eu vejo a preocupação da imprensa, que me cobra muito isso, e, eventualmente, dos empresários, que fazem o Carnaval".

"Eu respeito a opinião dos empresários que fazem o Carnaval, mas eu vou continuar insistindo: acho a atividade empresarial do Carnaval importante, necessária, gera emprego, gera renda. Mas, entre a atividade empresarial do Carnaval e a saúde e a vida dos baianos, eu fico com a vida e saúde dos baianos. Portanto, não vou decidir, de forma antecipada, sobre a realização ou não realização [do Carnaval]", reiterou Rui Costa.

Segundo ele, qualquer evento de massa, com 3 milhões de pessoas nas rua, estará condicionado ao avanço da vacinação e à redução sistemática da ocupação de leitos de UTI. "Não está caindo. Continua hoje 191. A semana passada estava em 208. Então continua oscilando em torno de 200. Há quase 90 dias que não cai o número de leitos de UTI. Isso tem uma mensagem clara de que o vírus está circulando", disse.

De acordo com o gestor, o número de infectados, por sua vez, oscila em torno de 2 mil contaminados por dia.

"A decisão será anunciada quando a gente se sentir seguro; seja pra cancelar, seja eventualmente pra permitir. Mas nós não anteciparemos decisão sem uma definição clara do que acontecerá", afirmou o petista.