Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Domingo, 21 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Bahia

/

Rui visita cidades alagadas e anuncia reconstrução de casas destruídas no sul da Bahia

Bahia

Rui visita cidades alagadas e anuncia reconstrução de casas destruídas no sul da Bahia

Levantamento da Sudec indica que chuvas afetaram diretamente vida de mais de 69 mil pessoas; foram registrados cinco mortos e 175 feridos, além de 6,4 mil desalojados e 3,7 desabrigados

Rui visita cidades alagadas e anuncia reconstrução de casas destruídas no sul da Bahia

Foto: Reprodução

Por: Metro1 no dia 12 de dezembro de 2021 às 16:21

O governador Rui Costa (PT) visitou as principais localidades atingidas pelos temporais na última semana, no extremo sul da Bahia. A força-tarefa do estado segue atuando na região. O dirigente conversou com prefeitos, moradores e anunciou o início da recuperação das cidades e recontrução das casas destruídas pelas fortes chuvas.

Após pousar no Aeroporto de Porto Seguro no início da manhã deste domingo (12), o governador sobrevoou, de helicóptero, o distrito de Nova Alegria, que pertence a Itamaraju, e a sede de Jucuruçu. Em seguida, ele seguiu para os municípios de Prado e Medeiros Neto, onde também caminhou pelas ruas da cidade para avaliar a situação. Rui estava acompanhado do senador Jaques Wagner e do secretário estadual de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti. 

“Vamos, a partir de agora, progressivamente, com a redução da água, iniciar a recuperação das cidades e a reconstrução de muitas casas para quem perdeu suas residências. Vamos atuar para minimizar os danos causados. Amanhã [segunda], vamos fazer uma grande reunião com órgãos e secretarias estaduais para deliberar novas ações”, explicou o gestor estadual.

Além disso, o governador afirmou que deve anunciar, nos próximos dias, a abertura de linha de crédito para apoiar a recuperação de comerciantes dos municípios atingidos. “Vamos conversar com a Secretaria da Fazenda e ver qual o apoio que podemos dar para o comércio. Vou me reunir também com a Desenbahia para avaliar uma linha de crédito para essas cidades onde os comerciantes perderam tudo, para que eles possam recomeçar”.

O senador Wagner, que acompanhou Rui na ação, cobrou medidas do Governo Federal na recuperação das cidades. “Foi um desastre em que as perdas foram muito grandes e, infelizmente, essas tragédias sempre acabam afetando mais as pessoas mais simples. Muita gente perdeu tudo que tinha. Vamos buscar rapidamente que sejam disponibilizadas verbas para socorrer essas pessoas. Espero que o Governo Federal também se manifeste, até porque é sua obrigação numa emergência como essa”, disse.

Recuperação de estradas

Em relação às rodovias atingidas pelas enchentes, o secretário Marcus Cavalcanti comentou que as obras executadas pela Seinfra para liberar estradas, pontes e acessos que foram danificados, devem ser finalizadas no final deste domingo (12). "Dos três pontos de interrupção na estrada que liga a BR 101 a Jucuruçu, nós já liberamos dois, e o terceiro deve ser liberado até o início da noite deste domingo. No município de Prado, também já estamos trabalhando para recuperar o acesso da ponte, com o aterro que cedeu, e lá também a previsão é concluirmos ainda neste domingo. Logo depois, começamos o trabalho para recuperar as três interrupções que temos na estrada entre Itamaraju e Prado. A estrada entre Alcobaça e Teixeira de Freitas já liberamos o tráfego e vamos também, junto com o governador, definir outras formas de apoio na recuperação de infraestrutura desses municípios”, detalhou.

Dados da tragédia

Os dados levantados pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec) junto aos municípios indicam que as chuvas afetaram diretamente a vida de 69.198 pessoas. Houve registro de cinco mortos e 175 feridos, além de 6.472 desalojados e 3.744 desabrigados.