Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Bahia

Consulta pública recolhe manifestações sobre privatização de três parques estaduais

Entre parques a serem concedidos estão Parque Zoobotânico de Salvador; Parque Estadual das Sete Passagens; e Parque Estadual da Serra do Conduru

Consulta pública recolhe manifestações sobre privatização de três parques estaduais

Foto: Divulgação / Parque Zoobotânico de Salvador

Por: Metro1 no dia 17 de janeiro de 2022 às 15:05

O governo da Bahia, em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), lançou uma consulta pública para recolher manifestações da sociedade baiana sobre a concessão de três parques estaduais. Parte dessa consulta será realizada em formato de audiências, previstas para janeiro deste ano.

Entre os parques a serem cedidos para iniciativas privadas estão o Parque Zoobotânico de Salvador; o Parque Estadual das Sete Passagens, no município de Miguel Calmon, a 367 km da capital baiana; e o Parque Estadual da Serra do Conduru, no sul do estado. As audiências públicas relativas a cada parque serão realizadas, respectivamente, nos dias 26, 27 e 28, sempre das 9h30 às 12h30, em formato virtual, pelo canal do YouTube da Secretaria do Meio Ambiente (Sema). O público poderá participar e se manifestar por meio de formulário que ficará disponível em cada transmissão.

A consulta pública será encerrada no dia 7 de fevereiro. Durante esse período, qualquer cidadão pode ter acesso às informações sobre a proposta de concessão, por meio do site da Sema, e enviar seus questionamentos a partir de um formulário on-line.

Parte do mesmo projeto da BNDES de Concessões de Parques Naturais, moradores do bairro de Pituaçu, na orla de Salvador, realizaram, no ano passado, uma manifestação criticando o projeto de privatização do Parque Metropolitano de Pituaçu. Segundo organizadores, os rumores já provocavam especulação imobiliária e invasões.

Por meio de nota, o governo do estado afirmou que o projeto tem a finalidade de "disponibilizar espaços com atrativos ao público, sem deixar de oferecer a gratuidade prevista nas leis municipais, estaduais e federais".