Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Bahia

Além da SSP, hackers invadiram outros 20 sites do governo da Bahia

Site da Secretaria de Segurança Pública chegou a exibir mensagem de ataque ao governo da Bahia e ao governador Rui Costa (PT)

Além da SSP, hackers invadiram outros 20 sites do governo da Bahia

Foto: Reprodução

Por: Gabriel Amorim no dia 20 de janeiro de 2022 às 09:00

O ataque hacker que tirou do ar o site da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) atingiu outros sites institucionais do governo do estado. Oficialmente, o governo do Estado reconhece que o ataque atingiu 21 sites.

Um levantamento feito pelo Metro1 confirmou que as páginas de secretarias importantes do governo foram atingidas. Estão entre os sites atingidos os das secretarias de Administração, Igualdade, Infraestrutura, Justiça e Diretos Humanos, Casa Civil, dentre outros. Em pelo menos cinco das páginas ainda era possível ler a mensagem do grupo hacker, às 09h.

De acordo com a Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb), não houve alteração da estrutura interna dos sites das secretarias, órgãos e empresas estaduais, que permanecem preservados. Também não foi diagnosticado acesso, vazamento ou apagamento de dados públicos. Técnicos da Prodeb, onde ficam hospedados os sites institucionais do Governo do Estado, também atuam para identificar a origem do ataque e solucionar o problema com a maior brevidade possível. Os sites atacados foram temporariamente desativados e serão reativados ao longo do dia.

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) já iniciou as investigações.