Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Bahia

Seinfra prevê audiência pública para elaborar edital de licitação do novo aeroporto no sul da Bahia

Aeródromo substituirá atual, localizado em Porto Seguro; novo será construído a 23 km deste

Seinfra prevê audiência pública para elaborar edital de licitação do novo aeroporto no sul da Bahia

Foto: Divulgação/Seinfra

Por: Metro1 no dia 25 de janeiro de 2022 às 14:26

O Governo da Bahia irá realizar, no dia 3 de fevereiro, uma audiência pública para recolher opiniões da população e, a partir disso, elaborar o edital de licitação do novo aeroporto baiano que irá substituir o atual, no sul da Bahia. O Aeroporto Internacional da Costa do Descobrimento será construído em Santa Cruz Cabrália, cidade a 23 quilômetros de Porto Seguro, município sede do atual aeroporto da região.

A audiência promovida pela Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) está prevista para as 9h e será transmitida virtualmente pela plataforma Microsoft Teams. Após a consulta pública, as opiniões e sugestões serão analisadas. O edital do leilão para a concessão do aeródromo será publicado no primeiro semestre deste ano.

O novo aeroporto irá operar com aviação regular e geral e receberá inicialmente aeronaves com capacidade para até 220 passageiros. A estrutura do equipamento será capaz de funcionar com aviões de maior porte de capacidade, com até 624 pessoas, e realizar voos para outros continentes.

O equipamento irá substituir o atual de Porto Seguro, que não pode mais ser ampliado por causa do crescimento da malha urbana no entorno. Com ele, o governo pretende atrair mais turistas e ampliar o transporte internacional e nacional de cargas, como peixes e lagostas.

A implantação do aeroporto em Santa Cruz Cabrália tem a previsão de durar cinco anos após o inicio da concessão e, durante o período, a empresa vencedora do edital de licitação será responsável pela gestão do atual de Porto Seguro.