Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Bahia

/

Seinfra prevê audiência pública para elaborar edital de licitação do novo aeroporto no sul da Bahia

Bahia

Seinfra prevê audiência pública para elaborar edital de licitação do novo aeroporto no sul da Bahia

Aeródromo substituirá atual, localizado em Porto Seguro; novo será construído a 23 km deste

Seinfra prevê audiência pública para elaborar edital de licitação do novo aeroporto no sul da Bahia

Foto: Divulgação/Seinfra

Por: Metro1 no dia 25 de janeiro de 2022 às 14:26

O Governo da Bahia irá realizar, no dia 3 de fevereiro, uma audiência pública para recolher opiniões da população e, a partir disso, elaborar o edital de licitação do novo aeroporto baiano que irá substituir o atual, no sul da Bahia. O Aeroporto Internacional da Costa do Descobrimento será construído em Santa Cruz Cabrália, cidade a 23 quilômetros de Porto Seguro, município sede do atual aeroporto da região.

A audiência promovida pela Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) está prevista para as 9h e será transmitida virtualmente pela plataforma Microsoft Teams. Após a consulta pública, as opiniões e sugestões serão analisadas. O edital do leilão para a concessão do aeródromo será publicado no primeiro semestre deste ano.

O novo aeroporto irá operar com aviação regular e geral e receberá inicialmente aeronaves com capacidade para até 220 passageiros. A estrutura do equipamento será capaz de funcionar com aviões de maior porte de capacidade, com até 624 pessoas, e realizar voos para outros continentes.

O equipamento irá substituir o atual de Porto Seguro, que não pode mais ser ampliado por causa do crescimento da malha urbana no entorno. Com ele, o governo pretende atrair mais turistas e ampliar o transporte internacional e nacional de cargas, como peixes e lagostas.

A implantação do aeroporto em Santa Cruz Cabrália tem a previsão de durar cinco anos após o inicio da concessão e, durante o período, a empresa vencedora do edital de licitação será responsável pela gestão do atual de Porto Seguro.