Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Bahia

/

MP-BA denuncia cinco PMs por extorsão mediante sequestro na Chapada

Bahia

MP-BA denuncia cinco PMs por extorsão mediante sequestro na Chapada

Crimes foram cometidos em Seabra, na Chapada Diamantina; todos estão presos

MP-BA denuncia cinco PMs por extorsão mediante sequestro na Chapada

Foto: Reprodução/MP-BA

Por: Metro1 no dia 27 de janeiro de 2022 às 12:28

Quatro policiais militares, identificados como Luis Rafael Silva de Souza, Deivison Santana Silva, Robson Cardoso Silva e Juracy Barroso de Jesus, foram denunciados pelo Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) pelos crimes de extorsão e sequestro. Uma mulher, de nome Juliana dos Santos Percontini, também foi denunciada. 

A Promotoria alega que eles cometeram o crime de sequestro contra Marilene Barbosa Costa, com o fim de obterem para si vantagem econômica, como condição do resgate. Dos policiais, três são lotados em Seabra, com exceção de Luis Rafael, lotado em Salvador. 

A denúncia, apresentada na quarta-feira (26), foi recebida pela Justiça que já deferiu,  nesta quinta-feira (27), o pedido de compartilhamento integral das informações e elementos probatórios contidos no inquérito policial com a Corregedoria da Polícia Militar e da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA).

O documento vai servir para utilização em eventuais procedimentos administrativos disciplinares, bem como o compartilhamento e autorização de uso integral das informações e elementos probatórios em eventuais medidas judicias a serem adotadas no Juízo Cível ou Fazendário pelo Ministério Público para defesa do patrimônio público e da moralidade administrativa.

Os quatro policiais já se encontram presos preventivamente, a pedido do MP, e Juliana sob medida cautelar diversa de prisão. 

O caso
Segundo o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), o crime teria sido cometido pelos denunciados na madrugada do dia 22 de agosto de 2021, por volta das 3h, no Povoado da Lajinha, zona rural, Seabra. A vítima estava em sua casa com seu marido, quando Luis Rafael,  Deivison, Robson e, Juracy, encapuzados e armados, invadiram a casa e, ameaçando  a vítima com uma faca, exigiram o pagamento da quantia de R$ 100 mil. 

A denúncia narra que, quando ela disse ter apenas R$ 45 mil reais em sua conta bancária, foi arrastada pelos denunciados e colocada no banco traseiro de um carro. A vítima foi conduzida a uma localidade erma, na rua Vitorino Borges, onde o carro foi usado como cativeiro. O local fica ao lado da casa do denunciado Juracy, e serviu como ponto de apoio para eles durante o crime. No local, sob ameaças, transferiu dinheiro da sua conta para a da denunciada Juliana Percontini. Os denunciados ainda teriam entrado em contato com o marido da vítima na tentativa de obter mais dinheiro, o que não conseguiram. A vítima foi liberada às 11h nas margens da rodovia federal BR 242.