Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Domingo, 21 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Bahia

/

Após queda de doação com surto de ômicron, Hemoba reduz prazo de inaptidão por Covid-19 para 10 dias

Bahia

Após queda de doação com surto de ômicron, Hemoba reduz prazo de inaptidão por Covid-19 para 10 dias

Antes, tempo de espera após recuperação da doença era de 30 dias; medida segue recomendação do Ministério da Saúde

Após queda de doação com surto de ômicron, Hemoba reduz prazo de inaptidão por Covid-19 para 10 dias

Foto: Divulgação/Hemoba

Por: Metro1 no dia 27 de janeiro de 2022 às 13:33

Após sofrer uma queda significativa na coleta de sangue nas últimas semanas, a Hemoba reduziu o prazo de inaptidão para a doação dos voluntários que foram infectados com o coronavírus. Agora, as pessoas que foram infectadas podem doar sangue dez dias após a recuperação total da doença. Antes, o período de espera era de 30 dias, o que afetou a ida de doadores, devido ao surto de ômicron na Bahia.

A Hemoba informou que a decisão foi baseada na nota técnica Nº4/2022, divulgada esta semana pelo Ministério da Saúde, com mudanças nos critérios de doação de sangue para pessoas que tiveram suspeitas ou confirmação recente de infecção por Covid-19. Além do prazo de 10 dias para as pessoas que foram diagnosticadas ou tiveram suspeita da doença, os candidatos que tiveram contato próximo a um caso confirmado ficam inaptos pelo período de 7 dias após o último contato.

“Essa nova onda está deixando nossos postos de coleta vazios e, consequentemente, os estoques desabastecidos. Com isso, não conseguimos atender de forma integral as demandas transfusionais do estado. Com a redução do tempo de inaptidão, os doadores que tiveram sintomas gripais nas últimas semanas e já estão recuperados, poderão voltar a fazer sua doação de forma segura e tranquila. Estamos reforçando as medidas de segurança contra a Covid -19 e os demais vírus”, avalia Fernando Araújo, diretora-geral da Hemoba.

Prazo das vacinas

Pessoas que tomaram a vacina da gripe ou o imunizante Coronavac devem aguardar 48 horas para realizar a doação. As demais vacinas contra a Covid-19, como Astrazeneca, Pfizer e Jassen, impedem a doação de sangue por sete dias.