Bahia
Idosos terão atendimento exclusivo para emitir nova Carteira de Identidade neste sábado na Bahia

Construído por volta de 1700, espaço abriga, desde setembro de 2020, Casa da Cultura, onde funcionam memorial em homenagem à Maria Quitéria e Instituto Histórico e Geográfico

Foto: Divulgação/PMFS
O ‘Casarão Olhos D’Água’, no município de Feira de Santana, a cerca de 100 km de Salvador, foi tombado como patrimônio histórico e cultural na última segunda-feira (2). A informação foi divulgada pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) nesta sexta (6), autora de diversas ações com este objetivo.
Em 2016, a promotora de Justiça Luciana Machado dos Santos Maia recomendou o tombamento histórico do casarão. “Trata-se de um patrimônio social de valor histórico e cultural, já que teria sido a primeira habitação erguida no município pelos fundadores da cidade, o casal Domingos Barbosa de Araújo e Ana Brandão”, explicou.
Ao longo dos últimos anos o MP realizou inspeções in loco, audiências, e a formalização de um Termo de Ajustamento de Conduta, em 2019, quando foi estipulado, dentre outras ações, a reforma do casarão e seu tombamento.
Construído por volta de 1700, o Casarão dos Olhos d’Água abriga, desde setembro de 2020, a Casa da Cultura, equipamento gerido pela Fundação Municipal de Tecnologia da Informação, Telecomunicação e Cultura Egberto Tavares Costa ((Funtitec)). No espaço, funcionam o memorial em homenagem à Maria Quitéria, o Instituto Histórico e Geográfico e também as academias culturais da cidade.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.