Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Bahia

/

Casarão Olhos D'Água, em Feira de Santana, é tombado como patrimônio histórico

Bahia

Casarão Olhos D'Água, em Feira de Santana, é tombado como patrimônio histórico

Construído por volta de 1700, espaço abriga, desde setembro de 2020, Casa da Cultura, onde funcionam memorial em homenagem à Maria Quitéria e Instituto Histórico e Geográfico

Casarão Olhos D'Água, em Feira de Santana, é tombado como patrimônio histórico

Foto: Divulgação/PMFS

Por: Metro1 no dia 06 de maio de 2022 às 15:44

O ‘Casarão Olhos D’Água’, no município de Feira de Santana, a cerca de 100 km de Salvador, foi tombado como patrimônio histórico e cultural na última segunda-feira (2). A informação foi divulgada pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) nesta sexta (6), autora de diversas ações com este objetivo.

Em 2016, a promotora de Justiça Luciana Machado dos Santos Maia recomendou o tombamento histórico do casarão. “Trata-se de um patrimônio social de valor histórico e cultural, já que teria sido a primeira habitação erguida no município pelos fundadores da cidade, o casal Domingos Barbosa de Araújo e Ana Brandão”, explicou.

Ao longo dos últimos anos o MP realizou inspeções in loco, audiências, e a formalização de um Termo de Ajustamento de Conduta, em 2019, quando foi estipulado, dentre outras ações, a reforma do casarão e seu tombamento.

Construído por volta de 1700, o Casarão dos Olhos d’Água abriga, desde setembro de 2020, a Casa da Cultura, equipamento gerido pela Fundação Municipal de Tecnologia da Informação, Telecomunicação e Cultura Egberto Tavares Costa ((Funtitec)). No espaço, funcionam o memorial em homenagem à Maria Quitéria, o Instituto Histórico e Geográfico e também as academias culturais da cidade.