Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Terça-feira, 26 de março de 2024

Bahia

Sesab emite alerta sobre superbactéria em três hospitais de Salvador 

Nomes dos hospitais não foram divulgados

 Sesab emite alerta sobre superbactéria em três hospitais de Salvador 

Foto: Reprodução/TV Bahia

Por: Metro1 no dia 11 de maio de 2022 às 06:38

Um alerta para a identificação de uma uma bactéria, resistente ao uso de antibióticos em três hospitais de Salvador foi emitido pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab). A bactéria foi identificada entre janeiro e março deste ano, nas unidades de saúde. 

Os nomes das unidades de saúde não foram divulgados e também não se sabe se os hospitais fazem parte da rede pública ou privada da capital baiana. O risco de infecção é apenas para pacientes internados ou equipes que trabalham nas unidades de saúde. Em geral, a população não é afetada.

A preocupação maior, segundo especialistas, é com pacientes internados que estejam com problemas de imunidade. Além do alerta, o Núcleo Estadual de Controle de Infecção da secretaria enviou uma nota técnica onde detalha uma série de medidas para evitar a contaminação. 

Entre as medidas de controle estão higiene das mãos, limpeza e desinfecção do ambiente com produtos à base de hipoclorito e álcool à 70%, além de manter pacientes infectados em quartos separados e uma equipe exclusiva para atender esses pacientes.

Ainda segundo a nota, todos os casos suspeitos ou confirmados devem ser notificados ao Núcleo Estadual de Controle de Infecção. O documento diz também que a pandemia de Covid-19 pode ter criado ambiente para o uso indiscriminado de antibióticos que favorecem o aparecimento de organismos super-resistentes.