Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Segunda-feira, 25 de março de 2024

Bahia

Justiça da Bahia recebe denúncia do MP contra esquema ilegal envolvendo Detran

Crimes eram efetivados logo após a locação dos veículos

Justiça da Bahia recebe denúncia do MP contra esquema ilegal envolvendo Detran

Foto: Divulgação

Por: Metro1 no dia 25 de julho de 2022 às 20:45

Atualizada em 26 de julho às 09h29

A Justiça recebeu a denúncia apresentada pelo Ministério Público estadual (MP-BA) contra seis envolvidos em um esquema criminoso que envolveu o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran). O caso foi investigado pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) foi recebido na última sexta-feira (22). 

Segundo o Gaeco, os denunciados se associaram para subtrair veículos de locadoras e transferi-los por meio de fraudes documentais efetivadas no Detran, que causaram um prejuízo estimado de R$721.772. A denúncia, recebida pelo Juízo da 1ª Vara Criminal Especializada da Comarca de Salvador, é um desdobramento da “Operação Fake Rent”, que estima um prejuízo superior a R$ 9,5 milhões com esse tipo de crime na Bahia.

Foram denunciados Valdinei dos Santos Luz, indicado como principal articulador do esquema criminoso, recrutador de pessoas para figurarem como locatários de veículos; Eduardo Rebouças da Silva e Adroaldo Guache Filho, despachantes que seriam responsáveis pela inserção de dados falsos nos sistemas; Fred Jorge Aragão Ramos, que atuaria em conjunto com os despachantes; Fábio Luís Aragão Ramos, que teria participado de transferência de veículo; e Fábio Santana de Matos, servidor do Detran que teria recebido valores dos despachantes por serviços indevidamente prestados. O Sindicato dos Servidores do Detran entrou em contato com o Metro1 para esclarecer que Fábio Santana não era um servidor efetivo, mas temporário. 

Os crimes, explica a denúncia, eram efetivados logo após a locação dos veículos. A organização utilizava documentos falsos, corrompia agentes públicos e inseria dados falsos no sistema informático do Detran, transferindo a propriedade do automóvel para um dos integrantes do esquema.